Raposa busca o empate quase no fim do jogo, mantém a invencibilidade e reassume a ponta do Mineiro
O Cruzeiro está invicto no Campeonato Mineiro. Tem o maior número de vitórias (7), o melhor ataque (20 gols marcados) e o artilheiro (Leandro Damião, oito gols). Embora o futebol não seja algo essencialmente “matemático”, o desempenho mostra que o time estrelado ocupa o lugar que merece na competição: líder isolado e muito próximo de assegurar, definitivamente, a vantagem nos mata-matas.
Nesta quarta-feira, porém, a superioridade da Raposa foi colocada em xeque, e o time de Marcelo Oliveira teve muito trabalho para ratificar a supremacia no Estadual. Diante do modesto Mamoré, que ainda luta contra o rebaixamento, Leandro Damião empatou aos 41 do segundo tempo, após Juliano abrir o marcador, aos 10 da segunda etapa.
Com a igualdade no Mineirão, a equipe estrelada reassume a ponta, com 21 pontos (mesma pontuação da Caldense, que perde no saldo de gols: 15 contra 11). O time de Patos de Minas chega aos oito, e pula para a oitava colocação.
Domingo, pela décima rodada, o Cruzeiro visita a URT, às 16h, no Estádio Zama Maciel, em Patos de Minas. No mesmo dia e horário, Mamoré e Democrata-GV se enfrentam, no Estádio Mamudão, em Governador Valadares
O jogo
O primeiro tempo no Mineirão pode ser definido como um “treino” de ataque contra defesa. O Cruzeiro mandou no confronto e teve pelo menos quatro chances reais de abrir o marcador. A Raposa foi para cima e o Sapo se encolheu na defesa.
Na oportunidade mais clara, aos cinco  minutos, Riascos mandou no travessão, após Leandro Damião fazer boa jogada dentro da área. Na sequência, Joel protagonizou duas situações de gol, mas falhou. No primeiro lance, aos 11, subiu cheio de estilo, mas cabeceou para fora. Aos 19, novamente de cabeça, o camaronês obrigou Gilberto a fazer grande defesa.
O último lance de perigo ocorreu aos 40. Leandro Damião roubou a bola pelo meio e tocou para Riascos, que bateu em cima de Gilberto. Do outro lado, Fábio não foi incomodado e apenas assistiu ao jogo.
Marcelo Oliveira fez duas mexidas na volta do intervalo: Manoel entrou no lugar de Paulo André, e Neilton, na vaga de Riascos. No primeiro lance, o zagueiro quase abriu o placar, ao cabecear com perigo.
Mas, aos 10, foi o Sapo quem assustou. Após cobrança de escanteio pela direita, o zagueiro Juliano subiu mais alto do que a zaga estrelada e venceu Fábio.
O revés obrigou Marcelo Oliveira a fazer a terceira substituição. Colocou o meia Marcos Vinícius no lugar do volante Willian Farias, para dar mais criatividade na armação e facilitar a chegada ao ataque.
O Cruzeiro aumentou a pressão, mas demonstrava nervosismo para conseguir o empate. A ansiedade causava erros infantis, enquanto o Mamoré se desdobrava para manter a vantagem.
Aos 41, o alívio para a Raposa. Marcos Vinícius fez boa jogada pelo meio e bateu. A bola desviou na zaga e sobrou para o artilheiro Leandro Damião marcar o oitavo gol dele no Mineiro e manter a invencibilidade estrelada.