01/02/2006: Cruzeiro 5x2 Democrata SL

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2006



Cruzeiro 5x2 Democrata-SL
Motivo: 3ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: 1/2/2006
Local: Mineirão
Público: 2.652 pagantes
Renda: R$ 10.707, 50
Árbitro: Luiz Carlos da Silva
Gols: Araújo, aos 8 min e aos 40 min, Alecsandro, aos 28 min e Marcelo Pelé aos 42 min do primeiro tempo; Alecsandro aos 8 min, Charles aos 9 min e Élber aos 39 min do segundo tempo
Cruzeiro: FábioJonathanEdu DracenaMoisés e Anderson (Júlio César); DiogoJonílson e WagnerGilAlecsandro (Élber) e Araújo (Diego)
Técnico: Paulo César Gusmão
Democrata-SL Glaysson; Carciano, Geovane, João Carlos e Lu (Tornado); Charles, Samis (Wander), Serginho e Paulo César; Gil (Rafael Lopes) e Marcelo Pelé
Técnico: Brandãozinho
Cartão amarelo: Diogo

********

Em noite de atacantes, Cruzeiro goleia o Democrata
Do Pelé.Net
Em Belo Horizonte

Ao contrário do jogo com o Ipatinga, domingo passado, o novo ataque do Cruzeiro funcionou e o resultado foi uma fácil vitória sobre o Democrata de Sete Lagoas, por 5 x 2, nesta quarta-feira, no Mineirão. O clube celeste não deu a menor chance ao Jacaré de repetir a surpresa que aprovou contra o rival Atlético, sábado passado, quando ganhou do Galo por 3 x 0.

O destaque cruzeirense foi o atacante Araújo, que no futebol japonês ano passado marcou 33 gols no mesmo número de jogos, e que havia passado em branco contra o Ipatinga. O camisa 11 celeste fez dois gols, no tempo inicial, abrindo o caminho para o triunfo do seu time, o primeiro no Mineirão, nesta temporada. Com a vitória, a Raposa segue sem perder no certame, enquanto o Jacaré teve a sua invencibilidade quebrada.

Enquanto nas duas primeiras partidas a defesa tinha se destacado e o ataque deixado a desejar, contra o Democrata, a situação se inverteu. O sistema defensivo falhou e permitiu ao adversário marcar dois gols, mas a parte ofensiva esteve em alta e os cinco gols, todos marcados por atacantes, garantiram o segundo triunfo celeste em três jogos.

A vitória levou o Cruzeiro aos sete pontos (aproveitamento de 77,77%), mas não foi suficiente para colocá-lo na liderança do Mineiro. O América, que venceu a Caldense, no Independência, por 3 x 0, também somou sete pontos e leva a vantagem no número de gols marcados - sete contra seis.

Mas o gol de calcanhar de Élber, aos 40min do segundo tempo, valeu a vice-liderança, pois o Cruzeiro superou o Guarani de Divinópolis, que derrotou em Patos de Minas, a URT, por 2 x 1. A Raposa supera o time do interior no saldo de gols quatro contra três. O Democrata, que terminou a segunda rodada na liderança, despencou para a sexta colocação, com quatro pontos, atrás também de Ituiutaba e Villa Nova, com seis e cinco pontos, respectivamente.

No próximo domingo, o Cruzeiro, embalado pela boa vitória, vai para o clássico contra o Atlético-MG, na condição de favorito, em razão da má fase vivida pelo time alvinegro. O Democrata, por sua vez, tentará a recuperação diante do líder América, na Arena do Jacaré.

O jogo

Um gol marcado logo aos 8min do primeiro tempo por Araújo, o primeiro dele com a camisa celeste, tranqüilizou o início de partida para o Cruzeiro, exatamente no momento em que o Democrata-SL ameaçava complicar as coisas para o time da capital. Nos minutos iniciais, a equipe visitante fazia uma marcação no campo da Raposa e dificultava a sua saída para o ataque.

Na base do toque de bola, o Cruzeiro atacou com perigo, aos 3min, quando Jonathan fez boa jogada pela direita e serviu o meia Wagner, que bateu, mas a bola tocou na zaga e saiu a escanteio. Cinco minutos depois, o Cruzeiro abriu o marcador e foi em jogada com a participação dos dois principais reforços do clube para 2006. Gil serviu Araújo, que tocou certo na saída do goleiro Gleyson.

O gol no começou fez o Cruzeiro diminuir o seu ritmo, administrando a vantagem. O Democrata-SL, por sua vez, não partiu com tudo para cima do adversário, preferindo manter a estratégia de buscar o contra-ataque. O Jacaré pouco ameaçava o gol defendido por Fábio e os donos da casa, ao contrário, chegavam sucessivas vezes na área do time de Brandãozinho, mesmo sem forçar muito.

Aos 18min, Jonathan avançou pela direita e chutou forte, mas a bola foi na rede pelo lado de fora. Aos 26min, Araújo fez ótima jogada pela direita, driblando três adversário e tocando a bola para Wagner. O meia sofreu pênalti, aos fazer o giro sobre Charles e Alecsandro marcou o seu primeiro gol na competição, ao converter a penalidade, aos 27min,

A partida seguia amplamente dominada pelo Cruzeiro, que não era pressionado em nenhum momento pelo adversário. Aos 40min, em nova demonstração de que o entrosamento da Raposa está melhorando, Anderson cruzou no peito de Alecsandro, que rolou para Araújo marcar o seu segundo gol por sua nova equipe.

O Democrata ainda descontou, aos 43min, após uma cobrança de escanteio. O goleiro Fábio saiu mal e não conseguiu fazer o corte, permitindo a Marcelo Pelé colocar, de cabeça, a bola nas redes. Foi o primeiro golo sofrido pelo Cruzeiro em três jogos no Mineiro, deixando ao seu parceiro Ipatinga, o mérito de ser o único dos 12 concorrentes que ainda não sofreu gols.

O Cruzeiro voltou com o mesmo time, mas o Democrata retornou modificado por Brandãozinho, que trocou Gil pelo atleticano Rafael Lopes, emprestado ao clube de Sete Lagoas. Os visitantes voltaram mais animados e ofensivos. Aos 3min, o Jacaré teve duas chances consecutivas para diminuir a vantagem celeste. Samis chutou, a bola passou por Fábio, mas o zagueiro Moisés conseguiu evitar o gol e no rebote Marcelo Pelé bateu, mas o goleiro pegou.

A Raposa aproveitou a postura mais corajosa do Democrata e aproveitou os espaços para contra-atacar com perigo, em toques rápidos com Gil, Araújo, Wagner e Alecsandro. Aos 8min, Gil fez bela jogada pela direita, cruzando na cabeça de Alecsandro, que marcou o quarto gol cruzeirense na partida. A torcida celeste ainda comemorava, quando Charles acertou um bonito chute de longe e fez o segundo gol para o time de Sete Lagoas. Aos 40min, Élber, de calcanhar, marcou o seu primeiro gol com a camisa celeste.