20/08/2011: Cruzeiro 1x0 Ceará

sábado, 20 de agosto de 2011



CRUZEIRO 1 X 0 CEARÁ
Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG)
Data: 20/08/2011 (sábado)
Horário: 18h
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Gol: Montillo, aos 26min do segundo tempo
Cruzeiro: Fábio; Vitor, Gil, Leo e Diego Renan; Fabrício, Marquinhos Paraná, Roger (Charles) e Montillo; Wellington Paulista (Sebá) e Ortigoza (Reis)
Técnico: Joel Santana
Ceará:Diego; Boiadeiro, Fabrício, Anderson Luís e Egídio; Michel, Heleno, Rudnei (Eusébio, depois Felipe Azevedo) e Thiago Humberto; Osvaldo e Marcelo Nicácio (Washington)
Técnico: Vágner Mancini
Cartões amarelos: Gil e Charles (Cruzeiro); Anderson Luis (Ceará)




O jogo foi duro. Por várias vezes, o Cruzeiro esteve próximo de mais uma derrota. No entanto, ao contrário dos últimos reveses, nos quais a Raposa jogava bem e perdia, na noite deste sábado o enredo foi diferente: O Cruzeiro resistiu à pressão adversária e conseguiu o triunfo. O gol salvador veio com Montillo, cobrando pênalti sofrido por Wellington Paulista aos 25 do minutos do segundo tempo.
Na próxima rodada, o Cruzeiro fará o clássico mineiro com o Atlético, às 18h, em Sete Lagoas. Como o mando de campo é da equipe alvinegra, a Raposa não poderá com o apoio de sua torcida no estádio. 

Começo sofrido

Os primeiros 45 minutos da partida foram sofríveis para o Cruzeiro. Com Roger e Montillo bem marcados, a Raposa não conseguia articular suas jogadas de ataque. A equipe abusou dos chutões e ligações diretas, facilitando o trabalho para a defesa do Ceará. Para piorar a situação, o Vovô atacava com muita velocidade, sobretudo pelo lado direito, envolvendo a zaga azul constantemente. O trio formado por Osvaldo, Boiadeiro e Thiago Humberto explorava os espaços da retaguarda cruzeirense e, por pouco, não balançou as redes.

Aos 7 minutos, Osvaldo passou por Diego Renan e tocou para Thiago Humberto bater da entrada da área. A bola explodiu no travessão, prenunciando o sufoco que estava por vir. Aos 10 minutos, Thiago Humberto, em lance idêntico, ameaçou o gol estrelado novamente, com Fábio mandando a bola para escanteio. Aos 12 minutos, os atacantes do Ceará voltaram a fazer um carnaval nas costas de Diego Renan. Osvaldo recebeu lançamento em profundidade, deixou Gil para trás e cruzou para Thiago Humberto, que chutou na zaga cruzeirense. 

O Cruzeiro tentava responder, mas não conseguia manter a posse de bola para articular suas jogadas. Com Wellington Paulista e Ortigoza absolutamente inoperantes, a solução era alçar a bola na área e torcer por um lance fortuito. Aos 21 minutos, Montillo cruzou da direita, mas Wellington Paulista chegou atrasado. No melhor lance celeste, após escanteio batido por Montillo, Gil testou com força e obrigou o goleiro Diego a fazer grande defesa. 

O lance não serviu para despertar o time celeste, que continuou assistindo ao Ceará jogar. A torcida presente no Parque do Sabiá ficou na bronca e passou a pedir raça aos jogadores. Quando o árbitro Nielson Nogueira Dias apitou o fim da etapa inicial, o placar de 0 a 0 acabou sendo um ótimo negócio para o Cruzeiro. 

2º Tempo

O time celeste voltou do intervalo buscando maior presença ofensiva. No entanto, foi o Ceará que continuou melhor. Aos 7 minutos, após cruzamento da direita, Fabrício, em condição irregular, testou para Marcelo Nicácio balançar as redes. O gol foi acertadamente anulado. Aos 10 minutos, o Vovô chegou novamente: após falta de Gil em Osvaldo, Egídio cobrou a infração com perigo e obrigou Fábio a se esticar para evitar o pior. 

O Cruzeiro repetia os mesmos erros da primeira etapa e ficava acuado na defesa. A equipe dependia das arrancadas de Montillo e do ‘chuveirinho’ na área, em busca de uma cabeçada de Wellington Paulista. 
Aos 19, O Ceará deu mais um susto na torcida celeste: Osvaldo fez ótima jogada pela direita, deixou Leo para trás e cruzou na medida para Marcelo Nicácio. O atacante tirou do goleiro Fábio e Vitor salvou o gol ao afastar a bola já sobre a linha. 

Joel Santana, vendo seus comandados serem amplamente superados, tentou mudar o rumo da partida e tirou Ortigoza para a entrada de Reis. Aos 25 minutos, veio a redenção: Fabrício ligou rápido contra-ataque e tocou para Montillo, que acionou Wellington Paulista. O atacante foi derrubado por Anderson Luís e o juiz marcou o pênalti. Montillo cobrou e balançou as redes! 1 a 0 para o Cruzeiro. 

Logo após o gol, Roger caiu no gramado sentindo dores e foi substituído por Charles, que fez sua reestréia com a camisa azul. O Ceará também mexeu: Eusébio, que havia entrado no lugar do contundido Rudnei no primeiro tempo, saiu para a entrada de Felipe Azevedo.

O Ceará continuou perigoso e, por pouco, não empatou aos 38 minutos. Washington recebeu cruzamento na área e Fábio saiu do gol para impedir o cabeceio. Com o fim da partida se aproximando, o Cruzeiro passou a tocar a bola para fazer o tempo passar. O Vovô não desistiu e continuou tentando o empate, mas sem a organização do primeiro tempo. Antes do término do jogo, o técnico Joel Santana ainda foi expulso por atirar sua prancheta no chão.