12/10/2009: Atlético MG 0x1 Cruzeiro

terça-feira, 13 de outubro de 2009



Links
Reportagem do Alterosa Esporte
Reportagem TV Cruzeiro
Reportagem GE
Melhores Momentos

Ficha Técnica
Atlético  - MG 0 X 1 Cruzeiro
Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 12/10/2009 (segunda-feira)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (SP)
Público: 45.959 pagantes
Renda: R$ 822.435,00
Gol: Wellington Paulista, aos 11 min do primeiro tempo
Atlético-MG: Carini; Carlos Alberto; Benítez, Werley e Thiago Feltri; Jonilson, Márcio Araújo (Ricardinho), Correa e Evandro (Alessandro); Éder Luís e Rentería (Pedro Oldoni)
Técnico:Celso Roth
Cruzeiro: FábioJonathanGilLeonardo Silva e Diego RenanFabrícioMarquinhos ParanáHenrique e Gilberto (Elicarlos); Thiago Ribeiro (Leandro Lima) e Wellington Paulista (Guerrón)
Técnico:Adilson Batista
Cartões amarelos: Rentería e Jonilson (Atlético-MG); Gilberto, Elicarlos, Gil e Fábio (Cruzeiro)
Fonte: Site Oficial do Cruzeiro


Do Globoesporte.com

O Cruzeiro conquistou um importante resultado na tarde desta segunda-feira, pelo Campeonato Brasileiro. Em um Mineirão lotado, a Raposa venceu o eterno rival Atlético-MG por 1 a 0 e ganhou mais confiança na competição. O gol da partida foi marcado por Wellington Paulista aos 11 minutos do primeiro tempo. Com o resultado, o time chegou aos 42 pontos na classificação e ainda sonha com uma vaga na Libertadores. Ainda no G-4, o Galo se manteve com 47 e foi beneficiado pelo empate por 1 a 1 entre Goiás e Sport.

O próximo jogo do Atlético-MG será contra o São Paulo, no próximo sábado, às 18h30m, no Morumbi. Já o Cruzeiro, recebe o Botafogo, um dia depois, no mesmo horário.

Raposa começa melhor o clássico

A polêmica sobre a inversão dos vestiários que marcou a semana do clássico também deu o tom da entrada dos dois times em campo. Pela primeira vez em um jogo contra o rival, os jogadores do Atlético subiram pelo túnel à direita do central, bem debaixo da torcida cruzeirense. Sonora vaia dos celestes. Já os jogadores do Cruzeiro, que deveriam subir ao campo pela esquerda, estrategicamente usaram o túnel central, evitando a torcida atleticana.

Caprichos à parte, o Galo entrou em campo com Éder Luís. O atacante era dúvida, por conta de um corte no tornozelo esquerdo. Pelo lado do Cruzeiro, o meia Gilberto, recuperado de uma tendinite, também foi para o jogo.

Um desentendimento logo nos primeiros minutos, entre o volante Henrique e o atacante Renteria, fez o árbitro Sávio Spinola impor autoridade. Além de quente, o clássico começou movimentado, com o Cruzeiro mostrando mais iniciativa.

E logo aos 11 minutos o time celeste abriu o placar, após boa jogada de Thiago Ribeiro pela direita. Ele cruzou no segundo poste para Wellington Paulista, livre de marcação, cabecear no canto direito do goleiro Carini.

O Atlético tentou impor seu ritmo, mas a ligação do meio com o ataque não funcionava. Os rápidos Renteria e Éder Luís não recebiam a bola em condições adequadas e eram facilmente controlados pela zaga do Cruzeiro.

Um lance de efeito de Fabrício pela direita do ataque, e outro de Marquinhos Paraná, pelo meio do campo, fizeram a torcida azul gritar olé. Apenas firula.

Aos 36 minutos, Wellington Paulista deixou o campo, contundido, para a entrada do equatoriano Guerrón, que assustou a torcida atleticana logo no primeiro lance. Carini afastou o perigo.

Galo quase igualou no finzinho da etapa inicial. Aos 46, Carlos Alberto disparou um forte chute, e Fábio fez grande defesa.

Galo é melhor na etapa final

O Cruzeiro voltou sem Gilberto, que voltou a sentir a tendinite no pé direito. O volante Elicarlos foi o substituto. Sem o seu organizador de jogadas e diante de um Atlético determinado a buscar o empate, o time celeste aceitou a pressão e recuou.

Com os reflexos e a sorte em dia, o goleiro Fábio começou a se destacar no jogo. Entre as boas chances de gol do Galo, o camisa 1 apareceu bem aos oito minutos, defendendo forte chute de Thiago Feltri, e também aos 26, quando mandou a escanteio uma bela cobrança de falta de Correa.

A essa altura, o Cruzeiro já tinha Leandro Lima em campo, na terceira alteração de Adilson Batista. E o Galo já contava com Alessandro e Pedro Oldoni, nas vagas de Evandro e Renteria. Por fim, aos 30, Ricardinho substituiu Márcio Araújo.

O domínio do jogo era todo do Atlético. Correa, Ricardinho e Éder Luís comandavam as investidas. Acuado e sem conseguir manter a posse de bola, o Cruzeiro se defendia do jeito que dava.

O Atlético, porém, não conseguiu traduzir em gol o volume de jogo superior no segundo tempo. Após os 40 minutos, o Cruzeiro conseguiu controlar o ritmo da partida, e sua torcida foi gradativamente “explodindo”, com gritos de provocação ao rival: “Ah, o freguês voltou, o freguês voltou”.

Aos 47, Sávio Spinola apitou o fim do jogo. Festa azul no Mineirão.