02/07/2009:Grêmio 2x2 Cruzeiro

sexta-feira, 3 de julho de 2009



Links
Reportagem Globo Esporte
Melhores Momentos

Ficha Técnica
Grêmio 2x2 Cruzeiro
Motivo: jogo de volta da semifinal da Copa Santander Libertadores
Data: 02/07/2009 (quinta-feira)
Local: estádio Olímpico, em Porto Alegre-RS
Árbitro: Óscar Ruiz (COL)
Público: 40.452 pagantes
Renda: R$ 966.652,00
Gols: Wellington Paulista, aos 34 min e aos 36 min do primeiro tempo; Rever, aos 9 min, e Souza, aos 29 min do segundo tempo
Grêmio: Victor; Thiego, Léo, Réver e Fábio Santos; Túlio, Adilson, Tcheco e Souza; Herrera (Perea) e Maxi López
Técnico: Paulo Autuori
Cruzeiro: FábioJonathanLeonardo Silva (Anderson), Thiago Heleno e Gerson Magrão (Elicarlos); FabinhoMarquinhos ParanáRamires e WagnerKléber e Wellington Paulista (Thiago Ribeiro)
Técnico: Adilson Batista
Cartões amarelos: Tcheco, Herrera e Maxi López (Grêmio); Ramires e Kléber (Cruzeiro)
Cartão vermelho: Adilson (Grêmio)
Fonte: Site Oficial do Cruzeiro



Cruzeiro deixa Grêmio para trás e vai buscar o tri da Libertadores
Bruno Império
Em Porto Alegre
Após 12 anos de seu último título na Libertadores, o Cruzeiro está novamente na final do torneio continental. A classificação foi conquistada na noite desta quinta-feira, em pleno Olímpico Monumental, com um empate por 2 a 2 diante do Grêmio. O time mineiro, que chegou a abrir dois gols de vantagem sobre os gaúchos, garantiu a vaga na decisão graças à boa vantagem - 3 a 1 - obtida no primeiro duelo entre as equipes, no Mineirão.
O Cruzeiro vai decidir a Libertadores contra o Estudiantes, que passou pelo Nacional (URU) na noite da última quarta-feira. O primeiro jogo da série de 180 minutos que decide o título continental está marcada para começar na próxima quarta-feira, na Argentina. A partida de volta acontece no dia 15, no Mineirão.
Diante dos argentinos, a equipe mineira vai tentar conquistar o terceiro título da Libertadores. Campeão nos anos de 1976 e 1997, o Cruzeiro pode igualar o São Paulo, vencedor nas edições de 1992, 1993 e 2005, como o maior colecionador brasileiro de títulos do continente. O Grêmio, que tem as taças de 1983 e 1995, viu o sonho de igualar a marca morrer nesta noite.
Precisando quebrar a vantagem de dois gols construída pelo Cruzeiro no Mineirão com a vitória por 3 a 1, o time do Grêmio começou pressionando o adversário desde o início da partida e levando muito perigo ao gol de Fábio, principalmente nas bolas aéreas.
Paulo Autuori armou Grêmio com Herrera e Maxi López na frente. E com os dois argentinos os donos da casa pressionaram durante a maior parte do primeiro tempo. Mas não conseguiram traduzir em gols as chances que criaram pelo alto e com finalizações de longa distância.
O Cruzeiro de Adilson Baptista foi mais agudo e não precisou de muitas oportunidades para ampliar a já boa vantagem. Apostando no contra-ataque, os mineiros abriram o placar com Wellington Paulista aproveitando boa jogada de Kléber pela esquerda, aos 34min.
Em pior situação, o Grêmio tentou partir logo para cima para igualar, mas acabou levando o segundo. Dois minutos depois de anotar 1 a 0, Wellington Paulista se antecipou à defesa tricolor, que parou para fazer linha de impedimento, e cabeceou para o fundo do gol de Victor.
Os torcedores gremistas, que chegaram ao Olímpico cantando sem parar, pareciam não acreditar no que viam e se calaram. E a torcida celeste começou a festejar. Chegou até a fazer uma "avalanche" - tradicional comemoração de gols de um dos setores da arquibancada do Olímpico - para provocar os tricolores.
Mas o silêncio durou pouco, e a torcida mandante voltou a se inflamar com a volta do Grêmio ao gramado. Aos 9min, o Grêmio conseguiu diminuir com Réver, que desviou de cabeça após cobrança de escanteio do meia Tcheco. Era pouco. Para conseguir avançar à decisão, o time gaúcho precisaria marcar mais quatro gols.
Tudo ficou ainda mais difícil quando Adilson teve de fazer falta dura sobre Wagner para evitar aquele que poderia ser o terceiro gol do Cruzeiro. Aos 14min, o atacante da equipe celeste disparou pela esquerda e foi derrubado. Adilson foi expulso e deixou o gramado ovacionado.
A desvantagem numérica, entretanto, não abalou o time tricolor. Enquanto a equipe de Adilson Batista recuava mais e mais, o Grêmio ia ganhando espaço e, aos 29min, Souza deixou tudo igual no Olímpico, em chute forte de longa distância que foi parar no fundo dos gols de Fábio.
Mas a reação parou por aí. O Grêmio, que chegou ao Olímpico precisando fazer dois gols para ir à final, até conseguiu marcar os gols que precisava. No entanto, os dois tentos de Wellington Paulista - jogador que chegou a ser procurado pelo time gaúcho no início da temporada - custaram caro demais. O Cruzeiro é o finalista brasileiro da Libertadores da América de 2009.
Antes de pensar na final, porém, o Cruzeiro tem um compromisso pelo Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o time de Adilson Batista encara o Goiás, às 16h, no Serra Dourada. Já o Grêmio, na mesma data, tenta se reerguer do trauma da eliminação novamente em seus domínios. Às 16h, os gaúchos recebem o Atlético-PR.