07/12/2008: Cruzeiro 4x1 Portuguesa

domingo, 7 de dezembro de 2008



Cruzeiro 4x1 Portuguesa
Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 07/12/2008 (domingo)
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Evandro Rogério Roman-PR (Fifa)
Público: 39.369 pagantes
Renda: R$ 369.647,00
Gols: Athirson, aos 35 min do 1º tempo; Thiago Ribeiro, aos 12 min., Wanderley, aos 14 min., e Fernandinho, aos 37 min. e aos 40 min. do 2º tempo
Cruzeiro: FábioMarquinhos ParanáLéo FortunatoThiago Heleno e FernandinhoFabrícioHenrique (Zé Eduardo), Ramires e WagnerThiago Ribeiro (Elicarlos) e Guilherme (Wanderley).
Técnico:Adilson Batista
Portuguesa: André Luis, Ediglê, Bruno Rodrigo e Erick; Patrício, Rai, Wilton Goiano (Ralph), Héverton (Fellype Gabriel) e Athirson (Miltinho); Jonas e Edno.
Técnico:Estevam Soares
Cartões amarelos: Patrício e Rai (Portuguesa)
Fonte: Site Oficial do Cruzeiro



Do site Atarde
O Cruzeiro está classificado, mais uma vez, à Copa Libertadores da América. E a festa, neste domingo, no Mineirão lotado, em Belo Horizonte, aconteceu numa goleada de virada sobre a já rebaixada Portuguesa por 4 a 1, em jogo pela 38.ª e última rodada do Campeonato Brasileiro.

Com 67 pontos, o Cruzeiro conseguiu a terceira colocação na competição e se garantiu diretamente na fase de grupos da Libertadores. Assim, já sabe até alguns adversários na segunda fase do torneio continental. Um deles será a Universidad de Sucre, da Bolívia. O outro, do Equador, deve ser o Deportivo Quito. E o terceiro rival sairá do duelo entre uma equipe argentina contra um time a ser definido por causa do problema político no esporte peruano.

Apesar de já estar rebaixada, a Portuguesa começou a partida jogando de forma aberta. Com isso, várias chances de gol, de ambos os lados, foram criadas nos primeiros 20 minutos. Aos 21, o Cruzeiro quase marcou num chute perigoso de Fabrício de fora da área, que o goleiro André Luis mandou para escanteio.

Com o jogo aberto, quem melhor aproveitou suas oportunidades foi a Portuguesa. Aos 35 minutos, o lateral-esquerdo Athirson recebeu na área em posição legal e bateu sem chances no canto esquerdo baixo de Fábio.

Apesar de recuperado de uma lesão muscular, o centroavante Guilherme não teve uma boa atuação, mas tinha a confiança do técnico Adílson Batista. Após o intervalo, o jogador teve mais dez minutos para mostrar alguma coisa em campo, mas não conseguiu fazer nada.

Com isso, Adílson o trocou por Wanderley e a substituição acabou sendo a responsável por mudar o rumo da partida. Aos 12 minutos, o Cruzeiro conseguiu o empate com Thiago Ribeiro, que cabeceou livre entre os zagueiros da Portuguesa da marca do pênalti.

No minuto seguinte, Wanderley recebeu pelo meio, avançou até a entrada da área e acertou um belo chute rasteiro no canto esquerdo de André Luís para virar o placar em favor do Cruzeiro.

Com a vantagem, e beneficiado por outros resultados, o time mineiro deu uma esfriada na partida e resolveu tocar mais a bola no meio-de-campo. Em uma das poucas chances criadas, o meia Wagner entrou na área e foi derrubado, aos 37 minutos. O lateral-esquerdo Fernandinho fez o gol com um chute no canto esquerdo.

O mesmo jogador, criticado durante a semana por ter perdido um pênalti na derrota para o Internacional, decretou a goleada cruzeirense em outro gol em penalidade máxima. Aos 40 minutos, Ramires foi derrubado por Rai dentro da área. Desta vez, Fernandinho chutou no canto alto direito e fez a festa da classificação à Libertadores.