02/10/2008: Cruzeiro 1x0 Sport

quinta-feira, 2 de outubro de 2008




Ficha Técnica
Cruzeiro 1x0 Sport
Motivo: 28ª rodada do CampeonatoBrasileiro
Data: 02/10/2008 (quinta-feira)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Carlos Eugênio Simon-RS (Fifa)
Público: 8.931 pagantes
Renda: R$ 125.005,00
Gol: Gerson Magrão, aos 23 min. do 2º tempo
Cruzeiro: FábioJonathanLéo FortunatoEspinoza e FernandinhoFabrício (Elicarlos), HenriqueRamires Camilo (Gerson Magrão)Thiago Ribeiro (Jajá) e Guilherme
Técnico:Adilson Batista
Sport: Magrão; Elias (Fumagalli), Igor e César; Carlinhos Bala, Moacir, Andrade (Ciro), Luciano Henrique e Dutra; Enílton (Sidny) e Roger
Técnico:Nelsinho Baptista
Cartões amarelos: Andrade, Roger e Elias (Sport); Ramires e Thiago Ribeiro (Cruzeiro)
Fonte: Site Oficial do Cruzeiro



Com um gol saído dos pés de dois jogadores que entraram no segundo tempo, o Cruzeiro conseguiu uma magra, mas importante vitória por 1 a 0 sobre o Sport, na noite desta quinta-feira, no Mineirão. A Raposa agora está colada nos dois líderes do Brasileirão 2008, a um ponto de Palmeiras e Grêmio. Jajá deu um passe para Gérson Magrão marcar o único gol do jogo, que garante a equipe mineira em terceiro lugar na classificação, agora com 49 pontos, até o fim da 28ª rodada.

Se empatasse, o time mineiro corria risco de perder posições para Flamengo e São Paulo e sair da zona de classificação para a Libertadores. Agora, a missão cruzeirense é secar Verdão e Tricolor gaúcho, que enfrentam Atlético-MG e Botafogo, respectivamente, em casa neste sábado.

Para a equipe pernambucana, a dupla jornada fora de casa termina sem pontos: derrotas para o Fla, no último sábado, e agora para os mineiros. Mesmo assim, o Leão permanece com 39 pontos, na 11ª posição, sem risco de perder posições no decorrer da rodada.

O próximo compromisso do Sport é na quarta-feira, dia 8, contra o Vasco, na Ilha do Retiro. No dia seguinte, o Cruzeiro recebe o Ipatinga, mais uma vez no Mineirão.


Desfalque e lesão em cima da hora

A equipe mineira entrou em campo com um desfalque de última hora: Thiago Heleno sentiu dores e deu vaga a Leo Fortunato na zaga. A novidade ficou por conta da escalação da Camilo na vaga de Wagner, machucado. Mas a surpresa desagradável pintou aos quatro minutos, com capitão Fabrício sendo substituído por Elicarlos após levar uma pancada no joelho esquerdo.

O Sport chutou a gol primeiro, aos cinco, mas Luciano Henrique mandou cruzado pela linha de fundo. A Raposa respondeu com mais perigo, aos dez: Ramires recebeu passe de cabeça de Camilo, tentou encobrir o goleiro Magrão, mas a bola passou por cima do travessão. A equipe pernambucana pediu pênalti em Enílton após uma trombada com Espinoza, mas o árbitro Carlos Eugênio Simon mandou seguir.

Mesmo com o equilíbrio do jogo, foram os mineiros quem ameaçaram mais. Aos 28, Fernandinho cobrou uma falta, que desviou no meio do caminho e quase traiu o goleiro rubro-negro. Em seguida, Thiago Ribeiro aproveitou um cruzamento, mas Elias salvou quase em cima da linha. O Sport chegou a balançar as redes aos 35, mas Enílton estava impedido e teve o gol anulado.

'Burro' resolve o jogo

O técnico Nelsinho Baptista desistiu de insistir com Carlinhos Bala atuando como ala e tirou Enílton para a entrada de Sidny, devolvendo o camisa 11 à posição original. A mudança fez os pernambucanos ficarem mais ofensivos, e aos cinco minutos, quase Bala de cabeça deixou Roger na cara do gol, se não fosse o corte de Espinoza. Mas os cruzeirenses reclamavam do excesso de faltas cometidas pelo Sport. E o técnico Adilson Batista acabou desistindo de Camilo para botar em campo Gérson Magrão, que estava cotado para começar jogando.

Aos 16, Jonathan, que vinha sendo perseguido pela torcida celeste, fez um bom cruzamento para Espinoza cabecear com perigo, à direita de Magrão. Mas a galera se revoltou mesmo quando o treinador da Raposa trocou Thiago Ribeiro por Jajá, iniciando um coro de “burro” das arquibancadas do Mineirão. Por ironia do destino, enquanto ainda se ouvia os protestos da torcida, Guilherme acionou Jajá, que deu passe açucarado para Gérson Magrão chutar cruzado e estufar as redes: os torcedores celestes tiveram que mudar imediatamente o “refrão” do canto.

Apesar do placar favorável, o jogo continuou tenso, com o Sport sempre ameaçando o time anfitrião. Aos 28, Bala deu bom passe para Roger bater muito alto, encobrindo a meta do goleiro Fábio. A equipe recifense reclamou de um possível pênalti em cima de Roger, que caiu após trombar com Fortunato e Espinoza aos 34. Jajá ainda quase ampliou aos 39, mas o goleiro rubro-negro segurou. Após o apito final, o alívio para os torcedores do Cruzeiro, que agora seca Palmeiras e Grêmio no sábado para colar nos líderes.