09/10/2008: Cruzeiro 1x0 Ipatinga

quinta-feira, 9 de outubro de 2008




Ficha Técnica
Cruzeiro 1x0 Ipatinga
Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 09/10/2008 (quinta-feira)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden-RS (Asp. Fifa)
Público: 12.915 pagantes
Renda: R$ 181.440,00
Gol: Ramires, aos 27 min. do 1º tempo
Cruzeiro: FábioMaurinho (Elicarlos), Thiago HelenoLéo Fortunato e FernandinhoHenriqueMarquinhos ParanáRamires Gerson Magrão (Camilo); Thiago Ribeiro e Guilherme (Jajá)
Técnico:Adilson Batista
Ipatinga: Fernando; Márcio Gabriel (Luciano Mandi), Henrique, Gian e Rodriguinho (Gilsinho); Júlio, Xaves (Kempes), Leandro Salino e Recife; Adeílson e Ferreira
Técnico:Márcio Bittencourt
Fonte: Site Oficial do Cruzeiro



Do globoesporte.com
Com mais uma vitória apertada, o Cruzeiro derrotou o Ipatinga por 1 a 0, na noite desta quinta-feira, no Mineirão, garantindo o terceiro lugar na classificação do Brasileirão 2008, e colando no vice-líder Palmeiras. Agora, a diferença da Raposa para o Verdão é de dois pontos, já que os mineiros somam 52 contra 54 dos paulistas. A distância para o líder Grêmio continua sendo de quatro pontos: os gaúchos somam 56.

A situação do Tigre continua preocupante. Com 27 pontos, permanece na 19ª posição, mas corre o risco de voltar à lanterninha da competição se o Fluminense apenas empatar com o Atlético-PR no sábado, na Arena da Baixada.

O próximo compromisso do Cruzeiro é o clássico com o Atlético-MG, o quinto da temporada 2008, no dia 19, domingo. Um dia antes, o Ipatinga visita um adversário direto na luta contra o rebaixamento: o Figueirense, em Florianópolis.

Ramires e o gol 100

O Tigre não se intimidou e, mesmo tendo um meio-campo escalado com quatro volantes (Julio, Xaves, Leandro Salino e Augusto Recife), começou assustando a Raposa. Depois de um começo frio, aos 12, quase o time do Vale do Aço abriu o placar com um gol olímpico de Rodriguinho, mas a bola explodiu na trave direita de Fábio. Aos 21, o goleiro celeste fez boa defesa em um chute de Ferreira.

Mas se o ataque do Ipatinga estava presente, o mesmo não se pôde dizer da defesa. Depois de um cruzamento de Maurinho, o goleiro Fernando espalmou mal para a frente, e Gérson Magrão chutou. Após nova defesa do camisa 1, a bola sobrou livre para Ramires completar de carrinho para marcar o 100º gol da Raposa nesta temporada.

O jogo voltou a esfriar após o gol celeste, com o time visitante ficando mais cauteloso. Só aos 38, Guilherme chutou de longe, mandando a bola com perigo à esquerda do gol.

Erros de passe e marcação

Apesar de estar à frente no placar, o Ipatinga continuou levando perigo à meta celeste. Após o intervalo, aos sete minutos, o goleiro Fábio fez uma defesa milagrosa, salvando a bola no cantinho após uma cabeçada de Rodriguinho. A resposta celeste veio dez minutos depois, com Thiago Ribeiro fazendo jogada pela esquerda e acertando o travessão.

O jogo passou a ter uma característica que favorecia mais ao Cruzeiro, com muita marcação no meio-campo e erros de passes. O técnico Márcio Bittencourt tirou o volante Xaves e botou o atacante Kempes, que deu mais velocidade à partida. Aos 34, ele apareceu bem pela esquerda cruzando para Ferreira, que não alcançou a bola.

A esta altura, o Cruzeiro já estava fechado, tentando segurar o resultado e jogando apenas nos contra-ataques. O time do Vale do Aço pressionou até o fim, mas não conseguiu o ponto que arrancou do adversário no turno.