12/06/2008: Palmeiras 5x2 Cruzeiro

quinta-feira, 12 de junho de 2008




Links
Jogo Completo

Ficha Técnica
Palmeiras 5x2 Cruzeiro
Motivo: sexta rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 12/06/2008 (quinta-feira)
Local: estádio Palestra Itália, em São Paulo-SP
Árbitro: Heber Roberto Lopes-PR (Fifa)
Público: 6.272 pagantes
Renda: R$ 161.195,00
Gols: Guilherme, aos 16 min., e Alex Mineiro, aos 19 min. do 1º tempo; Valdivia, aos 12 min., Diego Souza, aos 22 min., Charles, aos 22 min., Henrique, aos 34 min., e Alex Mineiro, aos 42 min. do 2º tempo
Palmeiras: Marcos; Élder Granja (Wendel), Gustavo, Henrique e Leandro; Pierre, Martinez (Fabinho Capixaba), Léo Lima (Diego Souza) e Valdivia; Kléber e Alex Mineiro
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Cruzeiro: FábioMarquinhos ParanáThiago MartinelliThiago Heleno e JadilsonFabrícioRamiresCharles Wagner (Weldon), Guilherme (Henrique) e Marcinho (Léo Fortunato)
Técnico: Adilson Batista
Cartões amarelos: Ramires, Thiago Heleno e Weldon (Cruzeiro); Gustavo, Martinez e Diego Souza (Palmeiras)
Cartão vermelho: Thiago Martinelli (Cruzeiro)
Fonte: Site Oficial do Cruzeiro





Do Globoesporte.com
Valdivia comandou a brilhante vitória, de virada, do Palmeiras por 5 a 2 diante do vice-líder Cruzeiro, nesta quinta-feira, no Palestra Itália, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Na partida que tirou a invencibilidade da Raposa na competição, o chileno deitou e rolou em campo após a equipe mineira abrir o placar com Guilherme, cobrando pênalti.

O camisa 10 do Verdão sofreu a penalidade, que resultou na expulsão do zagueiro Thiago Martinelle e no gol de empate, de Alex Mineiro. Depois, Valdivia fez um golaço (assista ao vídeo) e ainda deu o passe para Diego Souza balançar a rede. Charles descontou, em frango de Marcos, enquanto Henrique, de cabeça, e Alex Mineiro fizeram o quarto e quinto gols alviverdes, respectivamente.

Com o resultado, o Palmeiras chegou aos 10 pontos e ocupa provisoriamente a quinta colocação. Já o Cruzeiro, pelo menos por enquanto, permanece na vice-liderança, com 13 pontos.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, a sétima, o Palmeiras enfrenta o Vasco, no dia 22 de junho, domingo, às 16h, em São Januário. O Cruzeiro terá pela frente o Figueirense, dia 21, sábado, às 18h10m, no Mineirão.

Pênaltis no primeiro tempo

O jogo começou equilibrado. Com muita marcação no meio-campo, poucas jogadas pelas laterais do campo e com os zagueiros levando a melhor em cima dos atacantes, as duas equipes priorizaram os chutes de fora da área. Foi assim que Ramires e Martinez exigiram boas defesas de Marcos e Fábio, respectivamente.

O Cruzeiro abriu o placar em um lance interpretativo do árbitro Heber Roberto Lopes, que estava acompanhando a jogada em cima. O atacante Guilherme rolou a bola para Marcinho, que, da entrada da área, encheu o pé na bola, que explodiu no braço direito do zagueiro Henrique. O lance pareceu involuntário, pela rapidez da jogada e a força do chute. Mas o juiz entendeu que o palmeirense teve a intenção de desviar a trajetória da bola e marcou o pênalti.

Com categoria, Guilherme cobrou a penalidade, aos 16 minutos, e abriu o placar para o Cruzeiro . O gol deixou os jogadores do Palmeiras nervosos. A equipe passou a errar passes, e o Cruzeiro quase ampliou aos 23, quando Marcinho fez um passe preciso para Ramires, que encheu o pé e exigiu grande defesa de Marcos.

O empate do Palmeiras surgiu em bela jogada individual de Valdivia. Ele invadiu a área, e no momento do chute foi derrubado pelo zagueiro Thiago Martinelli, que foi expulso. Pênalti que Alex Mineiro, com paradinha, cobrou com maestria e deixou tudo igual (assista ao vídeo ao lado).

Com um a menos, o técnico Adilson Batista sacou Marcinho, que era o melhor jogador do Cruzeiro, e colocou em campo o zagueiro Leo Fortunato, aos 32. Em seguida, Luxemburgo respondeu trocando o volante Leo Lima e promoveu a entrada do meia Diego Souza, que, de cabeça, quase virou o placar, aos 42. Mas, no geral, a marcação forte predominou até o fim do primeiro tempo.

Segundo tempo

O jogo caiu de produção na etapa final. Com um jogador a menos, o Cruzeiro voltou com o velocista Henrique na vaga do artilheiro Guilherme, enquanto Wagner tentou armar e se aproximar do ataque. Porém, o time mineiro ficou muito recuado, marcou forte e praticamente não incomodou o goleiro Marcos.

Já o Palmeiras, na base do tudo-ou-nada, partiu para o ataque e encurralou o Cruzeiro na defesa. De tanto pressionar o Verdão, virou o placar. E foi um golaço, em uma jogada bem trabalhada. Leandro cruzou na medida, Diego Souza ajeitou a bola de cabeça, e Valdivia, de fora da área, acertou uma pancada na bola, de pé direito, que estufou a rede do goleiro Fábio, aos 12 minutos: 2 a 1.

Melhor em campo e com Valdivia deitando e rolando, o Palmeiras não demorou para ampliar o placar. Aos 22, Martinez lançou Valdivia, que, mesmo desequilibrado, deu um passe preciso para Diego Souza marcar o terceiro gol.

Atordoado em campo, o Cruzeiro virou uma presa fácil. Principalmente por causa dos erros do técnico Adilson Batista, que conseguiu a proeza de tirar de campo os três melhores jogadores do time (Marcinho, Guilherme e Wagner). Aos 32, em um chute despretensioso de Charles, de fora da área, Marcos engoliu um peru, e a Raposa descontou. Mas, aos 34, Henrique, de cabeça, fez 4 a 2.

Tocando a bola, fazendo a torcida gritar olé, e percebendo que o Cruzeiro estava entregue em campo, o Verdão chegou ao quinto gol. Aos 42, Pierre cruzou e Alex Mineiro, de carrinho, fez 5 a 2. Alex Mineiro ainda reclamou de uma penalidade, após disputa de bola com o goleiro Fábio, aos 45.