04/03/2008: Cruzeiro 3x0 Caracas

quarta-feira, 5 de março de 2008



Cruzeiro 3x0 Caracas
Motivo: terceira rodada da fase de grupos da Copa Santander Libertadores
Data: 04/03/2008 (terça-feira)
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Saúl Laverni-ARG (Fifa)
Público: 37.694 pagantes
Renda: R$ 529.439,00
Gols: Guilherme, aos 9 min., e Ramires, aos 29 min, do 1º tempo; Marcelo Moreno, aos 18 min. do 2º tempo
Cruzeiro: FábioJonathanThiago HelenoEspinoza JadilsonMarquinhos ParanáRamiresCharles Wagner (Marcinho); Guilherme (Leandro Domingues) e Marcelo Moreno (Marcel)
Técnico: Adilson Batista
Caracas: Vicente Rosales; Franklin Lucena, José Mera, Jaime Bustamante e Juan David Valencia; Luis Vera, Edgar Jiménez, John Ocoró (Jorge Casanova) e Juan Cominges (Miguel Romero); Emilio Rentería (Ever Espinoza) e Pablo Bastianini
Técnico: Noel Sanvicente
Cartões amarelos: Espinoza e Thiago Heleno (Cruzeiro); Jorge Casanova, Jaime Bustamante e Ever Espinoza (Caracas)
Fonte: Site do Cruzeiro



Do Globoesporte.com
O Cruzeiro continua invicto na temporada 2008. E mais importante: assumiu a liderança isolada do Grupo 1 da Taça Libertadores sem maiores sustos ao vencer o Caracas por 3 a 0, na noite desta terça-feira, no Mineirão. Com o resultado, o time celeste chega aos sete pontos na tabela, deixando os venezuelanos, que ainda não tinham perdido, em segundo, com seis pontos. Guilherme, Ramires e Marcelo Moreno marcaram os gols do jogo.

O próximo compromisso da Raposa também é quente: clássico com o arqui-rival Atlético-MG, no domingo, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. Pela Libertadores, o Cruzeiro só volta a entrar em campo no dia 18, contra o mesmo Caracas, desta vez fora de casa. Se conseguir mais quatro pontos nos três jogos restantes, garante vaga nas oitavas-de-final.

 Gols quase gêmeos
Wagner foi o primeiro a arriscar de longe, aos seis minutos, mandando por cima do travessão. Mas, três minutos depois, após roubada de bola, o camisa 10 celeste viu Guilherme avançando, e esticou para o atacante, livre, tocar na saída do goleiro Rosales. Charles e Wagner quase ampliaram em seguida, em uma verdadeira pressão nos venezuelanos.
Com a tranqüilidade no placar, o time da casa passou a valorizar a posse de bola e se aproveitar dos espaços que o Caracas dava em campo. O time de vermelho só chegou com perigo aos 20, com Bastianini chutando à direita de Fábio. Mas, aos 28, em jogada muito parecida com a do primeiro gol, Marcelo Moreno tocou para Ramires que, após belo corta-luz de Guilherme, bateu por baixo do goleiro venezuelano: 2 a 0 (assista ao vídeo com todos os gols do jogo).

Os visitantes não ficaram nada satisfeitos em ver que estavam perdendo a liderança. O goleiro Fábio teve que trabalhar aos 30, defendendo mais um perigoso chute de Bastianini. E o zagueiro Espinoza salvou após uma rebatida da zaga. Guilherme quase marcou pela segunda vez aos 39, após jogada individual, mas Rosales fez ótima defesa.

 Torcida morde, mas assopra
A pressão celeste continuou na etapa final, com muitos gols desperdiçados. Aos dez minutos, Guilherme recebeu outro presente de Wagner, bateu cruzado, arrancando tinta da trave. Em seguida, o atacante voltou a perder na grande área, com a zaga do Caracas tirando de carrinho.

Aos 13, o goleiro Fábio quase se machucou em uma dividida com Casanova. Temendo perder jogadores importantes, o técnico Adilson Batista tirou Wagner para botar Marcinho em campo. O camisa 10 celeste saiu de campo visivelmente contrariado, o que levou parte da torcida a chamar o treinador de "burro".

O atacante Marcelo Moreno fez o dele aos 19 minutos. Após lançamento longo de Charles, o boliviano driblou o goleiro Rosales e tocou de esquerda para marcar 3 a 0 no Mineirão, para delírio da torcida azul, que se redimiu e gritou "Adilson" e "olé" nos minutos finais.

Confira a tabela dinâmica da Taça Libertadores