14/04/2024: Cruzeiro 3x2 Botafogo

segunda-feira, 15 de abril de 2024

 

Links

Ficha Técnica
Cruzeiro 3x2 Botafogo
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 14 de abril de 2024
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Público: 20.701 torcedores
Renda: R$ 623.060,00
Gols: Tiquinho Soares, aos 4 min do 1ºT (Botafogo); Lucas Silva, aos 19 min do 1ºT (Cruzeiro); Rafa Silva, aos 19 min do 2ºT (Cruzeiro); Danilo Barbosa, aos 38 min do 2ºT (Botafogo); Rafael Elias, aos 45 min do 2ºT (Cruzeiro)
Cruzeiro: Anderson; William, Zé Ivaldo, Neris e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva (Mateus Vital, aos 32 min do 2ºT), Ramiro (José Cifuentes, aos 22 min do 2ºT) e Matheus Pereira (Gabriel Veron, aos 36 min do 2ºT); Arthur Gomes (Álvaro Barrael, aos 22 min do 2ºT) e Rafa Silva (Rafael Elias, aos 22 min do 2ºT)
Técnico: Fernando Seabra
Botafogo: Gatito Fernández; Mateo Ponte, Lucas Halter, Bastos (Alexander Barboza, aos 20 min do 2ºT) e Marçal (Hugo, no intervalo); Gregore (Danilo Barbosa, aos 28 min do 2ºT) e Marlon Freitas (Tchê Tchê, aos 22 min do 1ºT); Luiz Henrique, Jeffinho (Savarino, aos 14 min do 2ºT), Júnior Santos e Tiquinho Soares (Óscar Romero, aos 28 min do 2ºT)
Técnico: Artur Jorge
Cartões amarelos: Arthur Gomes, Zé Ivaldo, Rafa Silva e Rafael Elias (Cruzeiro); Gregore, Júnior Santos e Danilo Barbosa (Botafogo)
Cartão vermelho: Alexander Barboza, aos 26 min do 2ºT (Botafogo)
Fonte: No Ataque




Não existia outra possibilidade para o Cruzeiro a não ser começar bem a Série A do Campeonato Brasileiro. Em meio à pressão imposta pela torcida após os resultados recentes – vice do Mineiro para o Atlético e dois empates na Copa Sul-Americana -, a Raposa precisava vencer para tentar retomar a confiança no elenco. E conseguiu. Os celestes superaram o Botafogo por 3 a 2, no Mineirão, em Belo Horizonte, neste domingo (14/4), pela primeira rodada do torneio nacional.
Publicidade
A equipe estrelada saiu atrás no placar logo no início da partida, mas empatou ainda no primeiro tempo com Lucas Silva. A virada veio na etapa final com Rafa Silva. Contudo, Danilo Barbosa deixou tudo igual para os visitantes. Quando o placar encaminhava para a igualdade, brilhou a estrela de Rafael Elias.

O resultado aliviou um pouco a pressão sobre o Cruzeiro, que não vencia um jogo havia quase um mês. Nesse período, o time sofreu baques duros, como a perda do título estadual para o maior rival e o empate por 3 a 3 com o Alianza, no Mineirão, após abrir 3 a 0 no primeiro tempo. Somado à má fase, está também a situação individual de Rafael Cabral. O goleiro falhou no último duelo pela Sul-Americana e foi bastante vaiado pelos torcedores. O Cruzeiro, por sua vez, informou que o jogador de 33 anos negocia com outra equipe e deve deixar o clube.
Situação na tabela do Brasileiro
Com a vitória dentro de casa, o Cruzeiro somou seus primeiros três pontos e assumiu provisoriamente a segunda posição na tabela de classificação. O Athletico-PR lidera com a mesma pontuação, mas tem quatro gols de saldo. O Botafogo, por sua vez, ocupa a 14ª posição, com zero.
Próximos compromissos
O Cruzeiro voltará a campo para medir forças com o Fortaleza nesta quarta-feira (17/4), às 20h. As equipes se enfrentarão no Castelão, na capital cearense. Já o Botafogo receberá o Atlético-GO na quinta-feira (18/4), às 21h30, no Engenhão, no Rio de Janeiro, também pela segunda rodada da Série A.
O JOGO
Cruzeiro saiu atrás no placar, mas buscou empate
Publicidade
Precisando vencer para recuperar a confiança do torcedor, o Cruzeiro começou a partida a todo vapor. Neris, que foi muito vaiado ao ter o nome anunciado no telão do estádio antes do jogo, quase abriu o placar aos 3 minutos. Ele chutou com efeito no canto direito e obrigou o goleiro Gatito Fernández a fazer grande defesa. Porém, os cariocas jogaram um ‘balde de água fria’ no ímpeto da Raposa logo aos 4’. Júnior Santos passou por Zé Ivaldo, foi à linha de fundo e cruzou para o meio da área. Livre de marcação, Tiquinho Soares teve o trabalho apenas de empurrar a bola para o fundo da rede: 1 a 0. Técnico do Cruzeiro, Fernando Seabra pediu calma ao time após o tento sofrido e manteve a estratégia de atacar o adversário pelos lados, ora com Marlon pela esquerda, ora com William pela direita. O Botafogo teve dificuldades para impedir as subidas dos laterais celestes. A Raposa continuou incomodando e chegou ao empate aos 19’. Arthur Gomes recebeu e cabeceou em cima da marcação. No rebote, o atacante rolou na entrada da área para Lucas Silva, que finalizou forte de esquerda no canto de Gatito: 1 a 1. O torcedor presente no Mineirão foi da euforia à frustração em questão de minutos. Arthur Gomes virou para a equipe estrelada, mas o lance foi anulado após revisão do árbitro Matheus Candançan (SP) no monitor do VAR. Ele identificou que a bola tocou no cotovelo do camisa 11 antes de cruzar a linha. Depois de anunciar a decisão, aplicou o cartão amarelo ao atacante pela infração.
Estrela de atacante brilha, e Cruzeiro vence
Pouco inspirado na etapa inicial, o Botafogo voltou do intervalo com muita sede de gol. Júnior Santos quase fez um golaço de letra aos 2′, mas Anderson, que assumiu a vaga deixada por Rafael Cabral, fez um milagre para evitar o gol alvinegro. Imediatamente, a torcida celeste gritou o nome do goleiro. O arqueiro quase foi protagonista em outro lance, mas dessa vez como vilão. Jeffinho tomou a bola de Lucas Romero na lateral, ganhou na corrida, driblou Anderson e chutou na rede pelo lado de fora. O camisa 98 abandonou a meta e tentou interceptar a bola antes da conclusão do atacante do Botafogo, mas errou o tempo de bola e só torceu pelo erro adversário. As investidas do Botafogo não intimidaram o Cruzeiro, que cresceu no jogo a partir da genialidade de Matheus Pereira. O camisa 10 quase marcou um ‘gol de placa’ no Mineirão ao aplicar um chapéu dentro da área, mas foi bloqueado. No rebote, a bola sobrou para Rafa Silva, que completou para o fundo da rede, aos 19′. A redonda ainda pegou na trave direita antes de entrar: 2 a 1.
O cenário da partida ficou ainda mais favorável ao time mineiro quando o Botafogo perdeu Alexander Barboza por expulsão, aos 26′. O zagueiro havia acabado de entrar em campo e deu dura entrada em Matheus Pereira. A princípio, o árbitro aplicou apenas o cartão amarelo, mas o VAR recomendou a revisão do lance. Candançan analisou a jogada e aplicou o vermelho ao defensor. A equipe carioca não se entregou e buscou o empate em lance de bola parada, aos 38′. Danilo Barbosa ganhou de Neris e Gabriel Veron pelo alto e cabeceou no canto esquerdo sem chances de defesa para Anderson: 2 a 2. No fim do jogo, brilhou a estrela de um jogador que saiu do banco de reservas, aos 45′. Rafael Elias aproveitou cruzamento rasteiro de William e virou novamente para o Cruzeiro: 3 a 2. O resultado conteve a crise interna no Cruzeiro, que larga bem na disputa do Brasileirão.