14/05/2023: América 0x4 Cruzeiro

segunda-feira, 15 de maio de 2023

 


Ficha Técnica
América 0x4 Cruzeiro
Motivo: 6ª Rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 14 de maio de 2023, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Independência, em Belo Horizonte-MG
Gols: Henrique Dourado, aos 34' do 1ºT; Marlon aos 24' do 2ºT, e Gilberto, aos 38' e aos 47' do 2ºT
América: Matheus Cavichioli; Marcinho (Iago Maidana), Éder, Ricardo Silva e Marlon; Alê, Juninho (Emmanuel Martínez) e Benítez; Felipe Azevedo (Mateus Gonçalves), Aloísio (Wellington Paulista) e Mikael (Renato Marques).
Técnico: Vagner Mancini
Técnico: Pepa
Cartões amarelos: Ricardo Silva e Aloísio (América-MG)




O Cruzeiro está de volta ao G4 do Campeonato Brasileiro. Com a vitória no clássico diante do América-MG, por 4 a 0, na noite deste domingo (14/5), o time de Pepa soma 12 pontos, em seis rodadas. De quebra, a equipe celeste ainda empurra o arquirrival Atlético-MG para a sexta posição. No Independência, Henrique Dourado, Marlon e Gilberto, duas vezes, marcaram os gols da goleada.
O América-MG, por sua vez, segue sem vencer na Série A deste ano. O Coelho é o lanterna da competição com apenas um ponto. São cinco derrotas e um empate do alviverde.
Os comandados de Pepa reencontraram o caminho da vitória no Brasileiro depois de uma derrota em casa, contra o Fluminense (2 a 0), na última semana.
Diante do América-MG, o Cruzeiro fez um primeiro tempo morno, mas convincente. O Coelho perdeu várias chances em ataques rápidos pelos flancos, enquanto o time celeste, cirúrgico, balançou as redes com Henrique Dourado, de cabeça, em lance com a participação de Bruno Rodrigues. 
Na etapa final, o América deu mais alguns sustos à defesa do Cruzeiro, sempre pelas laterais em jogadas de Aloísio. Já a Raposa, segurando a pressão adversária e nos contra-ataques, aproveitou as oportunidades marcando com Marlon e Gilberto em dois lances. 
Agora o Cruzeiro, de volta ao G4, tem quatro vitórias e duas derrotas.
O Cruzeiro teve a primeira grande chance de balançar as redes logo aos 6',com Ramiro. Em um passe rasteiro, Neto Moura encontrou o companheiro livre na grande área, mas o volante bateu direto nas mãos do goleiro Matheus Cavichioli. 
Não demorou para o América-MG responder. Aos 9', Aloísio fez uma bela jogada em velocidade pela esquerda e encontrou Mikael livre na grande área. Mas o goleiro Rafael Cabral cresceu diante do atacante do Coelho e salvou a meta do Cruzeiro. 
Aos 14', Aloísio quase marcou um golaço. De fora da área, ele tentou encobrir Rafael Cabral, porém, acertou o travessão. 
Nos minutos seguintes, o Cruzeiro controlou as ações no meio-campo, mas não foi contundente ao chegar ao ataque. O Coelho, por sua vez, castigou o time celeste pelo lado esquerdo.
Entretanto, a velha máxima do futebol aconteceu novamente: quem não faz, leva! A aposta do técnico Pepa em Henrique Dourado no lugar de Gilberto deu certo! 
Aos 32',o Ceifador abriu o placar. Após cruzamento na segunda trave, Bruno Rodrigues ajeitou de cabeça e Henrique Dourado completou, também em cabeceio, para o fundo da redes: 1 a 0. 
No segundo tempo, o América novamente deu trabalho à defesa do Cruzeiro com rápidas investidas pelos flancos. O time de Vagner Mancini, no entanto, não soube aproveitar as oportunidades criadas e perdeu chances para empatar a partida. Aos 8', por exemplo, Éder, sozinho na pequena área, mandou por cima do travessão depois de receber cruzamento de Aloísio.
Mais consistente em campo e aproveitando os descuidos do América, o Cruzeiro ampliou com o lateral Marlon aos 24'. Ele marcou de cabeça, na pequena área, depois de cruzamento de William. 
Gilberto, que começou a partida no banco de reservas para dar lugar a Henrique Dourado, marcou duas vezes depois que entrou em campo e sacramentou a convincente vitória do Cruzeiro com contra-ataques certeiros.