08/09/2022: Cruzeiro 1x0 Operário - PR

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

 


Links

Ficha Técnica
Cruzeiro 1x0 Operário - PR
Motivo: 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 8 de setembro de 2022 (quinta-feira), às 21h30
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Amanda Pinto Matias (SP)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA/SP)
Público: 52.751
Renda: R$1.930.442,00
Gol: Edu (aos 46'1°T)
Técnico: Paulo Pezzolano
Operário-PR: Vanderlei; Arnaldo (Jean Carlo), Dirceu, Reniê e Fabiano; Rafael Chorão (Lucas Mendes), Fernando Neto (Felipe Saraiva) e Javier Reina (Tomas Bastos); Paulo Victor, Giovanni Pavani e Jr Brandão (Paulo Sérgio). 
Técnico: Matheus Costa
Cartões amarelos: Daniel Jr, Edu, Willian Oliveira e Zé Ivaldo (Cruzeiro); Jr Brandão (Operário)




Com gol de Edu e novo show da torcida nas arquibancadas do Mineirão, o Cruzeiro venceu o Operário-PR por 1 a 0, nesta quinta-feira (8), pela Série B, e deu mais um grande passo rumo ao acesso à elite do futebol brasileiro.
Com o resultado, o Cruzeiro alcança 62 pontos, número que, historicamente, já garante classificação à Série A do Campeonato Brasileiro. O time celeste tem 11 de vantagem para o vice-líder Bahia, que só empatou na rodada, e 21 para o 5° colocado Londrina.
O time paranaense poderá reduzir essa diferença para 18, uma vez que recebe a Chapecoense, no Estádio do Café, às 18h30 de sábado (10).  

Agora, o Cruzeiro ganha oito dias para descansar e se preparar na Toca da Raposa II. Até domingo (11), data da reapresentação, o elenco receberá folga. O compromisso pela 30ª rodada está marcado para 17 de setembro (sábado), às 16h30, diante do CRB, no Rei Pelé, em Maceió, Alagoas.

O jogo

Seguindo a cartilha dos adversários do Cruzeiro no Mineirão, o Operário só se defendeu no primeiro tempo. Abusando das ceras e com uma primeira linha de cinco no momento defensivo, o Fantasma conseguiu neutralizar quase todas as tentativas da Raposa. Quase todas.
Aos 46', Filipe Machado, concentrado no jogo, recuperou a bola no campo de ataque e encontrou Bruno Rodrigues, que se infiltrou na área pelo lado direito. Com precisão, o atacante serviu Edu, livre no meio da área. O camisa 99 só teve o trabalho de completar para o fundo da rede e abrir o placar.
1 a 0.

Além do goleador do Cruzeiro, outro protagonista da etapa inicial foi o árbitro Douglas Marques dos Santos. O paulista sofreu uma lesão na região posterior da coxa aos 15'. Ele foi atendido pelos médicos da Raposa, tentou retornar, mas não conseguiu. Aos 16', acabou substituído pelo mineiro Michel Patrick Costa Guimarães.
Mesmo atrás no placar, o Operário voltou para o segundo tempo com a linha de cinco mantida e uma estratégia reativa, de jogar no erro do Cruzeiro, que mostrou certa ansiedade em lances pontuais. Aos 2', após cobrança de falta, a bola sobrou para Rafael Chorão, que acertou a trave de Rafael Cabral.

Sem correr grandes riscos e com vantagem, o Cruzeiro passou a fazer um jogo mais controlado. Criou suas chances, mas procurou, sobretudo, diminuir os espaços para o Operário-PR. Assim - e empurrado por seu torcedor -, o time celeste conquistou mais uma vitória e ficou ainda mais próximo do acesso à Série A.