03/06/2018: Ceará 0x1 Cruzeiro

segunda-feira, 4 de junho de 2018


Links
Todas as narrações
Transmissão Rádio Minas

Ficha Técnica
Ceará 0x1 Cruzeiro
Motivo: 9ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 03/06/2018 (domingo)
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza-CE
Público: 15.234
Renda: R$ 71.385,00
Árbitro: Rodrigo Carvalhães de Miranda (RJ)
Gol: Sassá, aos 17 minutos do 1º tempo
Ceará: Everson; Romário, Rafael Pereira, Valdo e Patrick; Richardson, Fabinho, Ricardinho (Juninho Piauiense) e Wescley (Eder Luís); Douglas Coutinho (Javier Reina) e Arthur.
Técnico: Jorginho
Cruzeiro: Fábio; Edilson, Dedé, Léo e Egídio; Lucas Romero, Lucas Silva, Bruno Silva (Mancuello) e Thiago Neves; Rafael Sóbis (Marcelo) e Sassá (Raniel).
Técnico: Mano Menezes
Cartões amarelos: Arthur e Juninho Piauiense (Ceará); Bruno Silva, Sassá, Rafael Sobis e Lucas Silva (Cruzeiro)


Do Superesportes 
Bem ao estilo do técnico Mano Menezes, o Cruzeiro garantiu a terceira vitória consecutiva por 1 a 0 no Campeonato Brasileiro. O derrotado da vez foi o Ceará, na noite deste domingo, no Castelão. Sassá marcou o gol do triunfo aos 19 minutos de jogo, o primeiro dele na competição nacional. Apesar do placar magro, o duelo fora de casa mostrou domínio absoluto do clube celeste, que terminou a partida com 60% de posse de bola, mais de 460 passes certos trocados e dono das principais chances de ataque.
Com a vitória sobre o Ceará, o Cruzeiro chega aos 16 pontos, sobe cinco posições na tabela e alcança a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. É a melhor colocação da Raposa no torneio nacional na temporada. Nesta segunda-feira, o Fluminense visita o Paraná no Durival Britto, em Curitiba, às 20h, e poderá ultrapassar o clube mineiro em caso de vitória.

O Cruzeiro agora retorna a Belo Horizonte, onde recebe o Vasco na próxima quarta-feira, às 21h45, no Mineirão. Será o último jogo da equipe celeste na capital mineira antes da parada da Copa do Mundo. Os ingressos para o torcedor que quiser acompanhar de perto a “despedida” já estão à venda para os sócios. As bilheterias estarão abertas a partir desta segunda-feira. O Ceará, por sua vez, buscará a reabilitação contra o Botafogo na quarta, às 19h30, no Engenhão, no Rio de Janeiro.

O jogo

Como se jogasse dentro de casa, o Cruzeiro não deu qualquer chance ao Ceará de pensar o jogo. Dono de 70% da posse de bola na primeira metade do tempo inicial, o time celeste trocou o dobro de passes do adversário (com alto índice de acerto) e chegou três vezes ao gol de Everson, todas com finalizações de fora da área, antes de abrir o marcador do Castelão em jogada trabalhada. Aos 17', Rafael Sobis acertou lançamento preciso para Bruno Silva na ponta direita. Substituto de Robinho neste domingo, o camisa 20 encontrou Sassá na pequena área, deu boa assistência, e o atacante entrou com bola e tudo no gol. 1 a 0. Foi o primeiro dele no Brasileirão.

Se havia alguma trégua da torcida do Ceará com o time, tudo acabou depois do gol do Cruzeiro. Durante a semana, um treino do Vozão chegou a ser paralisado por cobranças de torcedores insatisfeitos com a série de oito jogos sem vitórias. A equipe de Mano Menezes aproveitou essa pressão toda para controlar ainda mais a partida. Seguiu dominando as ações de ataque e quase ampliou o placar aos 32'. Sobis aproveitou rebote do goleiro Everson, finalizou da entrada da área, mas o arqueiro do Ceará conseguiu evitar o tento. No rebote, Bruno Silva acertou a trave, mas o auxiliar já havia marcado impedimento.

O domínio absoluto do Cruzeiro na primeira etapa não fez o Ceará mudar a estratégia no tempo final. Ainda que pudesse ousar um pouco mais, Jorginho manteve a postura reativa do time, esperando um erro da Raposa para chegar ao gol de Fábio. O tempo passou e o que se viu, porém, foi a ampliação do controle celeste. Aos 3', Mancuello roubou a posse na saída de bola do Vozão, tabelou com Thiago Neves e saiu na cara de Éverton. O goleiro fez importante defesa.

O desgaste físico das duas equipes foi o que deixou o jogo mais aberto para ambos os lados. Na primeira chance clara, o Ceará aproveitou falha de marcação de Egídio para assustar Fábio. Éder Luis, velho conhecido do futebol mineiro pelo período vestindo a camisa do Atlético, finalizou de dentro da área, mas Fábio fez a defesa em dois tempos. Aos 31', o goleiro cruzeirense fez outra boa intervenção na finalização de Romário. Apesar dos dois sustos, o controle celeste prevaleceu sobre as tentativas do Vozão. A vitória garantida pelo time de Mano Menezes rendeu a vice-liderança ao Cruzeiro. O Fluminense joga nesta segunda-feira contra o Paraná e poderá ultrapassar a Raposa.