07/05/2024: Alianza 0x3 Cruzeiro

quarta-feira, 8 de maio de 2024

 

Links


Ficha Técnica
Alianza 0x3 Cruzeiro
Motivo: quarta rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana
Data: 7 de maio de 2024
Local: Estádio Armando Maestre Pajaveau, em Valledupar (COL)
Árbitro: André Merlos (ARG)
Assistentes: Miguel Savorani (ARG) e Pablo Acevedo (ARG)
VAR: Germán Delfino (ARG)
Alianza: Pier Grazziani; Efrain Navarro (Jair Castillo, no intervalo), Luciano Ospina, Pedro Franco e Leonardo Saldaña; Rúben Manjarrés (Colpa, aos 10 min do 2ºT), Ever Meza e Santiago Orozco; Jesús Muñoz (Mayer Gil, aos 18 min do 2ºT), Ruyery Blanco (Rentería, no intervalo) e Emerson Batalla (Marlon Torres, aos 27 min do 2ºT)
Técnico: Iván Velásquez
Cruzeiro: Anderson; William, Zé Ivaldo (Neris, aos 38 min do 2ºT), João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva (Ramiro, aos 38 min do 2ºT), Álvaro Barreal (Lucas Villalba, aos 24 min do 2ºT) e Matheus Pereira; Arthur Gomes (Gabriel Veron, aos 18 min do 2ºT) e Rafa Silva (Rafael Elias, aos 25 min do 2ºT)
Técnico: Fernando Seabra
Gols: Lucas Silva, aos 41 min do 1ºT; Arthur Gomes, aos 4 min do 2ºT; Rafael Elias, aos 47 min do 2ºT (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Ruyery Blanco, Batalla, Orozco (Alianza); William, Zé Ivaldo (Cruzeiro)
Fonte: No Ataque



Não existia outra possibilidade para o Cruzeiro a não ser vencer para continuar sonhando com a classificação direta às oitavas de final da Copa Sul-Americana. Em meio à pressão pela falta de resultados positivos no torneio, a Raposa se impôs e dominou o Alianza. Os mineiros triunfaram por 3 a 0, na noite desta terça-feira (7/5), no Estádio Armando Maestre Pavajeau, em Valledupar, na Colômbia, pela quarta rodada.
O Cruzeiro buscou a vitória fora de casa desde os primeiros minutos de jogo, quando quase abriu o placar com Zé Ivaldo. Mas coube a Lucas Silva, no último lance da etapa inicial, colocar os celestes em vantagem. O volante aproveitou o chute cruzado de Matheus Pereira e só teve o trabalho de escorar para o fundo da rede.
Na volta do intervalo, brilhou a estrela de Arthur Gomes. O atacante aproveitou o rebote de grande jogada de Rafa Silva, que driblou dois defensores adversários na área, e mandou no canto direito do goleiro Grazziani. No fim, Rafael Elias chutou de fora da área e contou com um desvio na defesa do Alianza para marcar um golaço. A boa atuação confirmou o primeiro triunfo da Raposa na competição. Antes, os mineiros amargavam três empates frustrantes para o torcedor cruzeirense.
Tabela do Grupo B da Sul-Americana
Com o resultado, o Cruzeiro chegou aos seis pontos e assumiu provisoriamente a vice-liderança do Grupo B. Contudo, pode não permanecer nessa posição ao fim da rodada. Para assumir o segundo lugar em definitivo, a Raposa precisa torcer por um empate ou derrota do Unión La Calera (3º lugar, com quatro pontos), diante da Universidad Católica (líder, com sete). As equipes se enfrentarão nesta quinta-feira (9/5), às 23h, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador. Por sua vez, o Alianza permaneceu com um ponto e segue na lanterna da chave. Os colombianos já não possuem mais chances de classificação.
Próximos jogos de Alianza e Cruzeiro
Com o fim da primeira fase do Campeonato Colômbiano, o Alianza só voltará a campo em 16 de maio pela quinta rodada da Sul-Americana. A equipe enfrentará a Católica, às 23h, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador. Já o Cruzeiro terá pela frente um compromisso pela Série A do Campeonato Brasileiro. A Raposa medirá forças com o Atlético-GO, neste domingo (12/5), às 16h, no Antônio Accioly, em Goiânia, pela sexta rodada. O clube mineiro só voltará a atuar pela Sul-Americana em 16 de maio, às 21h, quando receberá o La Calera, do Chile, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela quinta rodada do torneio internacional.
O JOGO
Cruzeiro insiste e marca com Lucas Silva
A boa atuação do Cruzeiro no segundo tempo do triunfo por 3 a 1 sobre o Vitória, pela quarta rodada do Brasileirão, influenciou na escalação de Fernando Seabra diante do Alianza. O técnico deu uma chance a Álvaro Barreal, que deu duas assistências na última partida. Ele entrou na vaga do volante José Cifuentes. Com a mexida, o time estrelado ficou mais ofensivo, principalmente pelo lado esquerdo com o trio formado por Marlon, Barreal e Arthur Gomes. As chances de maior perigo foram por aquela faixa do campo. William também se mostrou bem atuante pelo lado direito em cruzamentos. A primeira chance celeste foi com Zé Ivaldo e com participação de Barreal, aos 6 minutos. O atacante cruzou na medida certa para o zagueiro, que mandou para fora de dentro da pequena área.
Leia também: Comentarista analisa lance em Alianza x Cruzeiro: “Deveria ser cartão vermelho”
Por sua vez, a formação mais ofensiva deixou a equipe celeste exposta em lances de contra-ataques. Os mandantes levaram perigo à meta de Anderson em chute de Muñoz, de fora da área, e depois com Batalla, na cara do gol. Com maior posse de bola e com o meio-campo praticamente dominado, o Cruzeiro insistiu nos cruzamentos pelos lados até que foi recompensado. Aos 41’, Matheus Pereira recebeu livre pela esquerda e bateu cruzado. A bola passou por todos os jogadores do Alianza na pequena área até encontrar Lucas Silva na segunda trave. O volante teve o trabalho só de escorar a redonda para o fundo da rede: 1 a 0.
Arthur Gomes amplia vantagem e garante primeira vitória
O Cruzeiro tirou uma lição muito valiosa do empate por 3 a 3 com o Alianza, na segunda rodada da Sul-Americana: não se sentar no resultado. Por essa razão, o time celeste voltou para o segundo tempo com o objetivo de ampliar a vantagem o quanto antes. E logo conseguiu.
Aos 4’, Rafa Silva fez grande jogada individual antes de a bola sobrar limpa para Arthur Gomes ampliar. Ele driblou dois jogadores, mas foi travado ao tentar o chute. No rebote, o camisa 11 bateu no canto direito na saída do goleiro Grazziani: 2 a 0. Depois do gol, a Raposa passou a controlar a bola no sistema defensivo e acelerou as jogadas apenas em lances de contra-ataques. O time pouco sofreu com os avanços do Alianza e só administrou o resultado. Matheus Pereira e Lucas Silva ainda tiveram boas chances para marcar mais gols. Sem pressão pela busca do resultado, Seabra administrou o cansaço de alguns jogadores titulares e promoveu a entrada de outros. Um deles foi o zagueiro Lucas Villalba, que não era utilizado há mais de um mês. Ele entrou na vaga de Barreal. No fim, Rafael Elias, que havia acabado de entrar, também balançou a rede. O atacante bateu firme de fora da área e contou com um desvio para acertar o ângulo esquerdo de Grazziani: 3 a 0. O Cruzeiro saiu de campo vitorioso e com a esperança de ainda buscar a classificação direta às oitavas de final da Sul-Americana nas duas rodadas restantes para o fim da fase de grupos.