18/11/2023: Fortaleza 0x1 Cruzeiro

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

 

Links
Melhores Momentos
Compacto
Itatiaia
Radio 98
OTempo
Canal Samuel Venâncio
Terabox


Fortaleza 0x1 Cruzeiro
Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 18 de novembro de 2023
Local: Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (Fifa/DF)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA)
VAR: Wagner Reway (Fifa/PB)
Gol: Bruno Rodrigues, aos 35 min do 2ºT (Cruzeiro)
Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi (Guilherme, aos 41 min do 2ºT) e Bruno Pacheco; Zé Welison (Pochettino, aos 24 min do 2ºT), Caio Alexandre (Lucas Crispim, aos 41 min do 2ºT) e Calebe (Thiago Galhardo, aos 24 min do 2ºT); Yago Pikachu, Machuca (Marinho, aos 32 min do 2ºT) e Lucero
Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Filipe Machado, Ian Luccas (Fernando Henrique, aos 40 min do 2ºT) e Mateus Vital (Japa, aos 16 min do 2ºT); Nikão (Matheus Pereira, aos 13 min do 2ºT), Bruno Rodrigues (João Marcelo, aos 40 min do 2ºT) e Rafael Elias (Arthur Gomes, no intervalo)
Técnico: Paulo Autuori (interino)
Cartões amarelos: José Welison (Fortaleza); Paulo Autuori e Japa (Cruzeiro)
Fonte: No Ataque





O desempenho coletivo do Cruzeiro não foi nada primoroso na reestreia de Paulo Autuori à frente do time, mas é o placar que realmente importa. A Raposa sofreu com erros defensivos no primeiro tempo, mas fez o necessário na etapa final e saiu de campo com a vitória por 1 a 0 sobre o Fortaleza, na noite deste sábado (18/11), no Castelão, em jogo adiado da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado tirou a equipe celeste da zona de rebaixamento e jogou a pressão para o Bahia, que entrou no Z4.
Se esperava uma mudança de postura dos jogadores após a demissão do técnico Zé Ricardo, entretanto, não foi isso que se viu em campo em boa parte do tempo. O gol celeste só ocorreu aos 35 minutos do segundo tempo, com Bruno Rodrigues, em lance muito ajustado de impedimento. O atacante recebeu belo cruzamento de Ian Luccas e mandou no canto esquerdo do goleiro João Ricardo.
Fortaleza e Cruzeiro na tabela

Com a vitória, o Cruzeiro saiu da zona de rebaixamento. A Raposa chegou aos 40 pontos e subiu para a 16ª posição, ultrapassando o Bahia, que tem 38 pontos. A equipe pode abrir ainda mais vantagem para o Z4 se vencer seu outro jogo atrasado.

Já o Fortaleza permaneceu na 12ª colocação, com 43 pontos, após a derrota. Os alvinegros ainda não garantiram a pontuação necessária para ficar na Série A. O tricolor também tem uma partida pendente para igualar as 34 rodadas já disputadas pelos adversários.
Próximos compromissos

O Cruzeiro voltará a campo na próxima semana durante a pausa do futebol brasileiro para a Data Fifa. O time mineiro enfrentará o Vasco, na quarta-feira (22/11), às 19h, no Mineirão, em confronto adiado da 33ª rodada. A partida não terá presença de público, já que o clube celeste foi punido preventivamente pelo STJD devido à ‘batalha campal’ entre as torcidas em jogo contra o Coritiba, na Vila Capanema.

Assim como o Cruzeiro, o Fortaleza também tem um jogo atrasado no Brasileirão. O Leão medirá forças com o Botafogo, nesta quinta-feira (23/11), às 19h, no Castelão, pela 29ª rodada.
O JOGO
Fortaleza engole defesa do Cruzeiro, mas sofre com impedimentos

O Fortaleza dominou completamente o Cruzeiro no primeiro tempo. Ao contrário do desempenho ruim nas últimas partidas, o time de Juan Pablo Vojvoda foi bastante imponente. Os cearenses aproveitaram as falhas defensivas e os erros de passe na saída de bola da equipe comandada por Paulo Autuori para ter mais volume de jogo.
O Leão do Pici finalizou oito vezes, sendo três em direção à meta cruzeirense, enquanto a Raposa apenas duas (uma a gol). Embora tenha tido mais controle das ações ofensivas, os donos da casa sofreram com impedimentos. Foram cinco marcações na etapa inicial.

Em uma dessas jogadas invalidadas pela arbitragem, o Fortaleza chegou a balançar a rede com Machuca. Aos 27 minutos, o atacante recebeu lançamento de Tinga, saiu cara a cara com Rafael Cabral e marcou o gol. Porém, assim como todo lance decisivo, a jogada foi checada pelo VAR e anulada por impedimento.

A primeira chegada perigosa do Cruzeiro só ocorreu aos 37 minutos. William fez boa jogada pelo lado direito, invadiu a área e cruzou para Rafael Papagaio, que escorregou e não conseguiu alcançar a bola. O lateral-direito tinha bom ângulo para o chute, mas optou por servir o companheiro na pequena área.

Em suma, os jogadores do Cruzeiro iniciaram a partida em rotação bem abaixo dos atletas do Fortaleza. A marcação celeste foi bem frouxa, muitos passes errados no meio-campo, que resultaram em contra-ataques dos mandantes, e pouca efetividade no ataque.
Bruno Rodrigues marca para o Cruzeiro no fim

Apático na etapa inicial, o Cruzeiro tinha um único propósito no segundo tempo: incomodar o adversário, mas sem se esquecer de reforçar a marcação. Para isso, Autuori sacou Papagaio do time no intervalo e voltou com Arthur Gomes. Porém, foi o Fortaleza quem ofereceu perigo primeiro.
A equipe tricolor continuou pressionando a defesa celeste até encontrar espaços. Calebe teve grande oportunidade para tirar o zero a zero do placar, mas parou em Cabral no primeiro minuto.

O time celeste cresceu de produtividade com as entradas de Arthur Gomes e Matheus Pereira. Os atacantes empurraram a linha de marcação do Leão para trás e chamaram a responsabilidade.

O alívio celeste só veio no fim do jogo, após belo passe de Ian Lucas, que não fazia grande partida. Aos 35′, Bruno Rodrigues recebeu lançamento do volante dentro da área, dominou e finalizou no canto direito do goleiro João Ricardo: 1 a 0. A princípio, o árbitro Sávio Pereira Sampaio assinalou impedimento, mas o VAR traçou as linhas e reverteu a decisão de campo. O gol do ponta-esquerda foi legal.