24/01/1971: Cruzeiro 1 x 2 San Lorenzo
domingo, 24 de janeiro de 1971
Cruzeiro 1 x 2 San Lorenzo
Data: 24/01/1971
Local: Estádio Centenário, em Montevidéu, Uruguai
Motivo: segunda rodada da Copa Montevidéu
Público: 35.000
Árbitro: Alejandro Otero (Uruguai)
Gols: Dirceu Lopes (Cruzeiro), aos 11, e González (San Lorenzo), aos 30 do primeiro tempo; Heredia (San Lorenzo), aos 44 minutos do segundo tempo.
Cruzeiro: Raul; Lauro, Brito, Aloísio e Vanderley; Piazza, Zé Carlos e Tostão (Palhinha); Roberto Batata, Dirceu Lopes e Toninho. Técnico: Ílton Chaves
San Lorenzo: D´Alessandro; Villar, Doria, Heredia e Rols (Maletti); Cocco, Telch e Tojo; González, Fischer e Veglio.
Do Globoesporte.com
Tostão, Raul e Piazza não se lembram do primeiro Cruzeiro x San Lorenzo
Ídolos eternos da torcida azul estavam em campo na primeira vez em que os times
se enfrentaram, em 1971, no Uruguai. Equipes voltam a se encontrar nesta quarta
Por Marco Antônio Astoni
Belo Horizonte
Cruzeiro e San Lorenzo farão, às 22h (de Brasília) desta quarta-feira, o oitavo duelo entre os times na história. Dos sete confrontos anteriores, seis são relativamente recentes e ainda estão vivos na memória do torcedor. Dois deles foram na Taça Libertadores de 2008 e quatro pela Copa Mercosul de 1998. O Cruzeiro leva vantagem: três vitórias, dois empates e só uma derrota.
O primeiro jogo entre os times foi disputado há 43 anos e poucos se lembram dele. Nem os craques Tostão, Piazza e Raul, que estiveram em campo, se recordam. A Associação Uruguaia de Futebol (AUF) promoveu cinco edições da Copa Montevidéu, entre 1953 e 1971, e o Cruzeiro participou da última delas, justamente quando enfrentou o San Lorenzo. Os outros participantes da Copa foram os uruguaios Nacional e Peñarol, o argentino Vélez Sarsfield e o eslovaco Inter Bratislava, na época pertencente à Tchecoslováquia. Os seis times se enfrentaram em turno único e os dois melhores, Nacional e Peñarol, disputaram a final, vencida pelo aurinegro, por 2 a 0. O Cruzeiro, com duas vitórias, um empate e duas derrotas, terminou na quarta colocação. Todas as partidas foram disputadas no Estádio Centenário.
Piazza, Raul e Tostão (Foto: GloboEsporte.com)
Piazza, Raul e Tostão: em campo na primeira partida entre Cruzeiro e San Lorenzo (Foto: GloboEsporte.com)
O jogo com o San Lorenzo terminou com a vitória dos argentinos por 2 a 1 e muita reclamação do Cruzeiro. A Raposa abriu o placar com Dirceu Lopes, no primeiro tempo, mas sofreu a virada com dois gols de pênalti, o segundo aos 44 minutos do segundo tempo. Nem mesmo os jogadores que estiveram em campo se lembram daquela partida.
Um dos maiores jogadores do futebol brasileiro, Tostão estava em campo com sua tradicional camisa 8. No segundo tempo foi substituído por Palhinha. Mesmo tendo ouvido a narrativa do andamento do jogo e alguns outros detalhes, não conseguiu ativar a memória para aquela tarde quente no Uruguai.
- Não tenho nenhuma lembrança deste jogo. Lembro apenas que, mais ou menos nessa época, um combinado, com vários jogadores do Cruzeiro, representou a seleção brasileira em dois jogos contra a seleção do Uruguai. Pode ser que tenha sido na mesma época desse jogo.
Raul Plassmann também participou da partida. Como o goleiro tomou os gols do time argentino, ele deveria se lembrar da partida, certo? Errado. Nem mesmo Raul se recorda do confronto.
- Ah, não lembro. Foi há 40 anos. Não, não, nada. Quanto foi o jogo? Nossa, não me lembro mesmo.
Piazza bem que se esforçou, pensou, tentou remontar os fatos do ano de 1971, mas nada. O ídolo do Cruzeiro não conseguiu se lembrar da partida contra o San Lorenzo, pela Copa Montevidéu.
- Ah, rapaz, eu não me lembro não. Lembro de um amistoso contra o Vélez nessa época, mas esse contra o San Lorenzo, não. Eram muitos jogos, sei que nessa época tínhamos acabado de voltar de férias. Mas realmente não me lembro.
estádio Centenário (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
Estádio Centenário, em Montevidéu: palco do primeiro duelo (Foto: Cahê Mota / GloboEsporte.com)
O capitão da Libertadores de 1976 acredita na vitória do Cruzeiro sobre o San Lorenzo, na Argentina, mas reconhece a crescente dificuldade da Libertadores à medida que a competição se aproxima da final. Piazza acredita que o time celeste ainda pode evoluir se jogadores como Borges e Dagoberto melhorarem no aspecto físico e no ritmo de jogo.
- É natural que, à medida que a competição avança e afunila, as dificuldades aumentem. Jogo contra equipe argentina é sempre mais complicado, pela rivalidade e pela técnica que eles também têm. Acho que o Dagoberto e o Borges ainda podem render mais e ajudar o Cruzeiro, principalmente nesta fase decisiva. Pode cobrar dos dois pelo potencial que eles têm. Sabemos tudo que eles podem render. O Cruzeiro tem um bom grupo e acho que dá para pensar em vitória contra o San Lorenzo.
Tostão também está otimista quanto ao jogo desta quarta.
- Sobre o placar, minha torcida é pela vitória do Cruzeiro: 2 a 1.
Relembrando a Copa Montevidéu
Das cinco edições da Copa Montevidéu, três foram vencidas pelo Peñarol e duas pelo Nacional. Os outros brasileiros a disputarem a competição foram Botafogo, Fluminense, América-RJ e Corinthians. O jogo com o Vélez, que Piazza tem na memória, foi pela edição de 1971 da Copa e o Cruzeiro venceu por 6 a 3.
Retrospecto contra o San Lorenzo
Os confrontos entre Cruzeiro e San Lorenzo são marcados pelo equilíbrio. Foram sete na história entre as equipes, com três vitórias para o time mineiro, dois empates e duas vitórias para os argentinos. Pela Libertadores, eles só se enfrentaram duas vezes, pela fase de grupos, em 2008. Na competição, o Cruzeiro leva vantagem, já que venceu no Ipatingão por 3 a 1 e empatou por 0 a 0, no estádio Novo Gasêmetro, palco do confronto desta quarta-feira.
Veja abaixo a ficha do jogo entre Cruzeiro e San Lorenzo pela Copa Montevidéu de 1971 e a lista de todas as partidas entre os dois rivais desta quarta.
Cruzeiro 1 x 2 San Lorenzo
Data: 24/01/1971
Local: Estádio Centenário, em Montevidéu, Uruguai
Motivo: segunda rodada da Copa Montevidéu
Público: 35.000
Árbitro: Alejandro Otero (Uruguai)
Gols: Dirceu Lopes (Cruzeiro), aos 11, e González (San Lorenzo), aos 30 do primeiro tempo; Heredia (San Lorenzo), aos 44 minutos do segundo tempo.
Cruzeiro: Raul; Lauro, Brito, Aloísio e Vanderley; Piazza, Zé Carlos e Tostão (Palhinha); Roberto Batata, Dirceu Lopes e Toninho. Técnico: Ílton Chaves
San Lorenzo: D´Alessandro; Villar, Doria, Heredia e Rols (Maletti); Cocco, Telch e Tojo; González, Fischer e Veglio.
Lista de jogos entre Cruzeiro e San Lorenzo na história:
Taça Libertadores
21/02/2008 – San Lorenzo 0 x 0 Cruzeiro – Novo Gasômetro, Buenos Aires
03/04/2008 – Cruzeiro 3 x 1 San Lorenzo – Ipatingão, Ipatinga
Copa Mercosul
29/07/1998 – San Lorenzo 2 x 1 Cruzeiro – Novo Gasômetro, Buenos Aires
17/09/1998 – Cruzeiro 2 x 1 San Lorenzo – Mineirão, Belo Horizonte
19/11/1998 – Cruzeiro 1 x 0 San Lorenzo – Mineirão, Belo Horizonte
02/12/1998 – San Lorenzo 1 x 1 Cruzeiro – Novo Gasômetro, Buenos Aires
Copa Montevidéu
24/01/1971 – Cruzeiro 1 x 2 San Lorenzo – Estádio Centenário, Montevidéu
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comments
Postar um comentário