24/01/2004: Cruzeiro 0x1 Valério

sábado, 24 de janeiro de 2004


Ficha Técnica
Cruzeiro 0x1 Valério
Motivo: 1ª rodada Campeonato Mineiro
Data: 24/1/2004
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público: 10.897 pagantes
Renda: R$78.519,00
Árbitro: Marco Antônio Cunha
Gol: Samis, aos 48 minutos do segundo tempo.
Cruzeiro: ArturMaurinhoCrisBruno Quadros e LeandroMaldonadoFelipe Melo (Márcio), Martinez (Sandro) e AlexRivaldo Jussiê (Lima).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Valerio: Ângelo, Rogério, Reginaldo e Derlan; Samis, Arilson (Adriano), Zé Carlos, Biro Gomes e Wendell, Didi (Caçapa) e Evilázio (Nelsinho).
Técnico: Ney da Matta.
Cartões amarelos: Samis, Ângelo, Biro Gomes (Valerio); Márcio (Cruzeiro)



Na estréia de Rivaldo, Cruzeiro perde para o Valeriodoce

Depois de quase três anos de invencibilidade, o Cruzeiro foi derrotado no Campeonato Mineiro. Tendo como principal atração a estréia do meia-atacante Rivaldo, o atual campeão brasileiro recebeu o Valeriodoce na tarde deste sábado e foi superado por 1 a 0.

A última derrota do Cruzeiro em campeonatos estaduais foi dia 5 de maio de 2001, diante do Ipatinga, quando a equipe ainda era comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari. Em 2002, a equipe foi superada pelo América-MG, por 1 a 0, dia 19 de maio de 2002, pelo Supercampeonato Mineiro. No ano passado, o time foi campeão estadual de forma invicta.

A expectativa era de uma grande apresentação do time do técnico Wanderley Luxemburgo. Além de Rivaldo, que disputou sua primeira partida oficial com a camisa cruzeirense, a equipe contou também com Alex, principal destaque do título nacional. Mas, sem entrosamento e longe do melhor preparo físico, o Cruzeiro ficou devendo um melhor futebol para os 10.897 torcedores que foram ao Mineirão.

Já o Valeriodoce mostrou ousadia, foi perigoso nos contragolpes e conseguiu a vitória com um gol nos acréscimos do segundo tempo. A equipe, que voltou à primeira divisão do Campeonato Mineiro nesta temporada, permanece invicta, já que veio de uma estréia com vitória, quando superou o Mamoré por 3 a 0, em Itabira. Com isso, garante a liderança provisória da competição, com seis pontos ganhos.

Os dois times voltam a atuar na próxima quarta-feira, ambos às 20h30. O Valeriodoce recebe o Guarani, em Itabira. Já o Cruzeiro vai a Poços de Caldas, onde enfrenta a Caldense.

O jogo
A partida começou movimentada, com as duas equipes buscando o ataque. Aos 10min, Rivaldo quase marcou seu primeiro gol pelo Cruzeiro, desviando de cabeça e carimbando o travessão do goleiro Ângelo. O troco veio no minuto seguinte, quando Reginaldo entrou em velocidade e quase marcou depois de cobrança de escanteio.

Depois dos 20min, o ritmo cruzeirense caiu, fazendo com que o visitante melhorasse aproveitasse os contra-ataques. Aos 33min, Evilásio finalizou com precisão e por pouco não surpreendeu o goleiro Artur. Nos acréscimos, Alex chegou perto do gol em cobrança de falta, mas Ângelo fez defesa segura.

O panorama do jogo praticamente não mudou no segundo tempo. O Cruzeiro tinha a posse de bola e tentava o ataque, mas pecava na troca de passes. Já o Valeriodoce apostava nos contragolpes e criava problemas para Artur.

Aos 12min, o time cruzeirense criou sua melhor chance. Em boa trama do ataque, Rivaldo dominou e deixou Alex na cara do gol, mas Ângelo se antecipou e evitou a finalização do meia.

Até os minutos finais, o Cruzeiro seguiu pressionando, mas sentiu o desgaste físico. Alex e Rivaldo "chamaram a responsabilidade" e tentaram criar oportunidades de gol, mas pararam boa marcação e nas boas intervenções do goleiro Ângelo.

Aos 49min, quando o empate parecia definido, o Valeriodoce marcou o gol da vitória. Em cobrança de falta de Samis, a bola resvalou exatamente no estreante Rivaldo, que estava na barreira, e matou as chances de defesa de Artur, decretando a derrota do campeão brasileiro na sua estréia no Campeonato Mineiro.