17/11/2013: Cruzeiro 2x2 Ponte Preta

domingo, 17 de novembro de 2013


CRUZEIRO 2 X 2 PONTE PRETA

Motivo
: 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 17/11/13 (domingo)
Local: estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia
Árbitro: Claudio Francisco Lima e Silva-SE (ESP)
Gols: Leonardo, aos 5 min. do 1º tempo; Souza, aos 30 min., e Vinícius Araújo, aos 35 min., e Leonardo, aos 45 min. do 2º tempo

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Paulão, Léo e Everton (Luan); Henrique (Vinícius Araújo), Souza, Éverton Ribeiro e Júlio Baptista (Elber); Willian e Ricardo Goulart
Técnico: Marcelo Oliveira

Ponte Preta
Roberto; Artur, César, Ferron e Uendel; Baraka, Fernando Bob, Fellipe Bastos (Magal) e Adrianinho (Elias); Rildo (Rafael Ratão) e Leonardo
Técnico: Jorginho

Cartões amarelos: Fellipe Bastos e Artur (Ponte Preta); Ceará (Cruzeiro)

Fonte: Site do Cruzeiro

Links relevantes
PHD
Os Donos da Bola

Crônica do jogo


COM GOL NO FIM, PONTE EMPATA COM O CRUZEIRO, MAS CONTINUA EM DESESPERO


Com muita raça, retranca e dois gols de Leonardo, a Ponte Preta foi até Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e quase carimbou a faixa do Cruzeiro neste domingo. Quase. Sem seis titulares, o campeão brasileiro foi surpreendido com um gol logo no início, pressionou o restante do jogo, jogando quase dentro da área dos paulistas. Pressionou tanto que virou no segundo tempo, com Souza e Vinícius Araújo, mas a Macaca ainda conseguiu buscar o empate por 2 a 2, já nos acréscimos.


Sem preocupação com a tabela, o Cruzeiro só está interessado em bater recordes. Chegou a 75 pontos, três a menos que o São Paulo de 2007, maior aproveitamento dos pontos corridos com 20 times. Já a situação da Ponte Preta continua desesperadora. Com 35 pontos, a equipe precisa vencer todos os jogos para ter chances de escapar da degola.
Autor do segundo gol cruzeirense, o atacante Vinícius Araújo comemorou a chance que recebeu ao entrar na segunda etapa e balançar a rede da Ponte Preta. Ele destacou a qualidade do elenco cruzeirense.
- Fui feliz no gol. O Marcelo falou que está observando nestes jogos finais. Eu, nos treinos, tenho me dedicado bastante. Sou novo, tenho que correr dobrado. Voltamos melhor no segundo tempo, mas não conseguimos a vitória. No nosso time, quem entra sempre dá conta do recado - afirmou.

á o goleiro Roberto, da Ponte Preta, lamentou a situação crítica da equipe, porém avisou que o grupo não vai desistir enquanto houver chance de evitar o rebaixamento.
- A vitória seria muito mais interessante, mas as circunstâncias levaram a gente a sair contente com o empate. É uma esperança de chegar vivo na próxima rodada. Fica cada vez mais difícil (escapar do rebaixamento), mas temos que fazer valer esse pontinho aqui.
O Cruzeiro voltará a campo no sábado, contra o Vasco, às 19h30m (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro. Já a Ponte Preta receberá o Grêmio, no domingo, às 17h, no Moisés Lucarelli, em Campinas.
Gol no início
O modificado Cruzeiro demorou para entrar no jogo e acabou surpreendido no início. Aos quatro minutos, no primeiro ataque, a Ponte Preta chegou ao gol. Após boa troca de passes, Fellipe Bastos recebeu na área e bateu cruzado. Fábio espalmou para frente, e Leonardo apareceu sozinho para colocar na rede.


O gol acordou a Raposa. Logo depois, Ricardo Goulart quase deu o troco, com finalização de primeira após cruzamento de Éverton Ribeiro. O Cruzeiro cresceu no jogo, ajudado pelo recuo da Macaca. Ribeiro começou a dar seu show particular, com dribles desconcertantes, e Goulart só não empatou o jogo porque novamente chutou para fora, após rebote de falta cobrada por Souza.


O domínio celeste continuou. Mas a Ponte, que só se preocupava em defender, o fazia bem. Os donos da casa tinham mais posse de bola, mas não conseguiam passar do ferrolho alvinegro. Ao Cruzeiro, faltava a inspiração que o levou ao título. À Ponte, sobrava a dedicação de quem quer fugir do rebaixamento. Tanto que foi a Macaca que teve a melhor chance: em contra-ataque, Rildo entrou na área e bateu, Fábio mais uma vez soltou para dentro da área, mas Fellipe Bastos foi prensado no rebote.
Pressão, virada e empate no fim
A Ponte voltou para o segundo tempo ainda mais recuada. O Cruzeiro tocava a bola de um lado para o outro, em busca de uma brecha. Logo no início, chegou duas vezes. Primeiro com Éverton, que bateu por cima; depois com Paulão, que pegou rebote de escanteio e mandou na trave. A melhor oportunidade, no entanto, foi com Júlio Baptista, em cobrança de falta. Roberto fez grande defesa.


Só dava Cruzeiro. Mas a Ponte segurava a vantagem. Willian e Vinícius Araújo tiveram chances, mas o gol parecia difícil para a Raposa. Até que aos 30 minutos, a jogada de escanteio pela direita, que durante todo o Brasileirão foi uma das principais armas da Raposa, funcionou de novo. Nilton, Dedé e Bruno Rodrigo não estavam em campo, mas Éverton Ribeiro cobrou com efeito e colocou na cabeça de Souza, que empatou o jogo.


A partir daí, a pressão ficou ainda maior. Desta vez, com a habitual troca rápida de passes, a melhor ilustração do Cruzeiro de Marcelo Oliveira. Éverton Ribeiro, o melhor em campo, tocou para Vinícius Araújo, que virou e soltou a bomba, colocando o Cruzeiro na frente. Caía a retranca da Ponte, que, ainda assim, não desistiu. Aos 45 minutos, Elias deu bom passe para Leonardo, que tocou por cima de Fábio e decretou o empate.