01/09/2013: Cruzeiro 5x3 Vasco

domingo, 1 de setembro de 2013



CRUZEIRO 5 X 3 VASCO

Motivo:
17ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 01/09/2013 (domingo)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP)
Público: 17.098 pagantes
Renda: R$ 808.607,00
Gols: Willian com 1 minuto, Wiilie aos 18 minutos, Lucas Silva aos 32 minutos, Júlio Baptista aos 38 minutos, André aos 39 minutos e Willie aos 42 minutos do primeiro tempo; Lucas Silva aos 21 minutos e Vinícius Araújo aos 41 minutos do segundo tempo

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Lucas Silva, Henrique, Everton Ribeiro (Dagoberto) e Júlio Baptista (Vinícius Araújo); Willian (Alisson) e Ricardo Goulart
Técnico: Marcelo Oliveira

Vasco
Diogo Silva; Fágner (Edmílson), Cris, Rafael Vaz e Yotún; Abuda, Wendel (Montoya), Juninho Pernambucano e Marlone; Willie (Tenório) e André
Técnico: Dorival Júnior

Cartões Amarelos: Everton Ribeiro, Lucas Silva e Henrique (Cruzeiro); Rafael Vaz, Yotún e Fágner (Vasco)
Abaixo, fotos do jogo
01/09/2013: Cruzeiro 5x3 Vasco

Links relevantes
Melhores Momentos

Crônica do jogo

Everton Ribeiro, Júlio Baptista, Dedé, Juninho, André e Fagner. Nomes de destaque não faltavam no confronto entre Cruzeiro e Vasco neste domingo, no Mineirão. Porém, os protagonistas foram dois jovens de 20 anos considerados coadjuvantes nos dois elencos: Lucas Silva e Willie. Cada um marcou dois gols na partida, porém o volante revelado na Toca da Raposa contou com mais ajuda de seus companheiros do que o atacante recém-chegado a São Januário e foi decisivo na vitória da equipe mineira por 5 a 3.
O Cruzeiro, que manteria a liderança mesmo em caso de derrota, abriu três pontos de vantagem sobre o Grêmio, novo vice-líder do Brasileirão. Já o Vasco caiu três degraus e ocupa a 14ª colocação, com 20 pontos, quatro a mais do que o primeiro time na zona de rebaixamento, a Portuguesa.
O primeiro tempo da partida foi um dos melhores da competição até agora, com direito a gol mais rápido do campeonato - Willian, aos 31 segundos -, boas chances para as duas equipes e três gols para cada lado. Na segunda etapa, o ritmo da partida caiu, mas o Cruzeiro se impôs e conseguiu manter sua excelente campanha em casa: são sete vitórias e dois empates. Já o Vasco venceu apenas um jogo fora do Rio de Janeiro, contra o Coritiba, no Couto Pereira.
Os cruz-maltinos deixaram o campo revoltados com a falta de fair play do atacante Willian, que devolveu a posse de bola a Fagner, mas em seguida saiu correndo em direção a ele. O lateral só teve tempo de chutar e acertar Willian, que teve uma chance clara de gol. O goleiro Diogo Silva defendeu, mas o lance seguiu e, 41 segundos depois, o Cruzeiro marcou o quarto gol.
- A bola era para ser jogada para o Vasco, e o Willian malandramente... No Brasil, o malandro é sempre o certo, ensina a gente a ser mais esperto. Ele foi mais esperto e jogou uma bola numa condição de pressionar o Fagner. Depois a bola rodou, e eles definiram o jogo - comentou Juninho.
A partida no Mineirão, que recebeu 17.098 pagantes (para uma renda de R$ 808.607), marcou o reencontro de Dedé com o Vasco, clube pelo qual se tornou ídolo. O zagueiro teve uma atuação discreta, com uma roubada de bola e duas faltas cometidas.
O próximo jogo do líder Cruzeiro será fora de casa, contra o Bahia, às 21h50m de quarta-feira. O Vasco também atua como visitante, diante do lanterna Náutico, no dia seguinte, às 21h.

Seis gols em 45 minutos
De um lado, o melhor ataque do Brasileirão. Do outro, a defesa que começou a rodada como a segunda pior. O resultado apareceu de imediato, antes do primeiro minuto, quando Ceará cobrou lateral e Willian abriu o placar, aproveitando o erro de marcação de Fagner.  A pressão cruzeirense durou dez minutos. Se os gols do time mineiro pareciam lógicos diante da eficiência do ataque dos seguidos erros da defesa cruz-maltina, era difícil imaginar o destaque de um jovem que estreava no time titular do Vasco. Recém-chegado do Vitória, Willie começou a sua ótima exibição com um chute cruzado que empatou a partida.
Os visitantes cresceram na partida, mas, assim como acontece desde o início do Brasileirão, a defesa permaneceu exposta. A partir da metade do primeiro tempo, os meio-campistas do Cruzeiro perceberam o espaço que existia à frente da área adversária e começaram a arriscar chutes de longe. Depois de boas defesas de Diogo Silva e um gol de Everton Ribeiro corretamente anulado por impedimento, Lucas Silva desempatou em bela finalização de fora da área: 2 a 1.
Bem mais experiente e conhecido do que Willie, Júlio Baptista também fazia neste domingo seu primeiro jogo como titular do novo clube. E, aos 38 minutos, o meia-atacante marcou o terceiro gol cruzeirense em cobrança de falta. A resposta vascaína chegou de forma imediata, com André, de cabeça, depois do cruzamento de Fagner. Foi o oitavo gol do camisa 9 no Brasileirão. Ainda antes do intervalo, Willie aproveitou corte errado de Bruno Rodrigo, dominou no peito e bateu cruzado para empatar o jogo: 3 a 3.
Ritmo diminui na segunda etapa
Se sobrou movimentação no primeiro tempo, o ritmo do jogo caiu bastante depois do intervalo. A torcida do Cruzeiro passou a pedir a entrada de Dagoberto e foi atendida aos 13 minutos, quando Marcelo Oliveira sacou Everton Ribeiro. A primeira boa oportunidade após o intervalo foi o lance polêmico de Willian, que devolveu a bola ao Vasco depois de o árbitro parar o jogo para atendimento de Abuda, machucado, na área. A sequência da jogada teve um bonito chute de Lucas Silva de fora da área: 4 a 3.
Novamente atrás no placar, o Vasco voltou a atacar e teve boa chance com Montoya, mas Fábio fez boa defesa. Pouco depois, André deu belo passe de calcanhar para Edmilson, que finalizou mal. Com a defesa cruz-maltina ainda mais aberta do que de costume, o Cruzeiro chegou ao quinto gol aos 41 minutos, em jogada de contra-ataque finalizada por Vinícius Araújo, depois de passe de Ricardo Goulart. No finzinho, Dagoberto chutou Abuda e foi expulso.