31/07/2013: Fluminense 1x0 Cruzeiro

quarta-feira, 31 de julho de 2013



FLUMINENSE 1 X 0 CRUZEIRO
Motivo: 10ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 31/07/2013 (quarta-feira)
Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio-GO (Fifa)
Público: 18.042 pagantes
Renda: R$ 397.505,00
Gol: Fred, aos 32 min. do 2º tempo
Fluminense: Diego Cavalieri; Jean, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Diguinho (Igor Julião), Wagner (Kenedy) e Deco (Felipe); Rafael Sobis e Fred
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Cruzeiro: Fábio; Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Souza, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Luan (Willian) e Vinicius Araújo (Lucca)
Técnico: Marcelo Oliveira
Cartões amarelos: Wagner, Diguinho e Fred (Fluminense); Mayke e Dedé (Cruzeiro)

Fonte: Site do Cruzeiro
Links
PHD
Os Donos da Bola
Melhores Moemtnos

Crônica

A noite de quarta-feira marcou a estreia de Vanderlei Luxemburgo no comando do Fluminense. Os holofotes até estavam voltados para o treinador à beira do gramado, mas foi Fred, velho conhecido dos torcedores tricolores e do Cruzeiro, o protagonista do duelo entre os times. O camisa 9 poderia deixar o campo como vilão, ao perder pênalti e o rebote no primeiro tempo. Porém, foi decisivo na parte final da partida, fazendo 1 a 0 de cabeça, quando enfim toda a torcida já havia superado a desorganização e as longas filas e conseguido entrar no Maracanã. 
O Fluminense, que foi mal no primeiro tempo e melhorou após o intervalo, encerrou uma sequência de cinco derrotas e saiu da zona de rebaixamento do Brasileiro. Soma agora 12 pontos e tem duas partidas fora de casa pela frente: Ponte Preta no próximo domingo, às 16h, em Campinas, e o Vitória, na quarta-feira, em Salvador.
- O que nós passamos, eles (torcedores) também passam. Futebol é essa paixão. Só que nós sofremos mais, porque temos a semana inteira para trabalhar, jogamos quarta e domingo. A pressão vai aumentando, a gente fez de tudo para evitar a sequência de derrotas. Mas o campeonato ainda tem tudo para acontecer - disse Fred, que tem cinco gols em seis jogos sobre seu ex-clube e comemorou pela primeira vez.
O Cruzeiro, que vinha de três vitórias seguidas, perdeu não só a partida como a primeira colocação. Foi ultrapassado por Coritiba e Bahia, que venceram Ponte Preta e Flamengo, e ainda pode cair mais. Nesta quinta-feira, Botafogo e Vitória se enfrentam e ambos podem superá-lo. O time, com 18 pontos, poderia ter tido melhor sorte se caprichasse mais nas finalizações na primeira etapa, quando foi superior e acertou a trave, em chute de Vinícius Araújo.
- Fizemos um bom jogo, jogamos de igual para igual contra o Fluminense fora de casa, mas temos que fazer os gols. Agora é manter o ritmo, e jogando em casa temos que ganhar - disse Éverton Ribeiro, referindo-se ao confronto do próximo sábado diante do Coritiba, no Mineirão.
O Maracanã recebeu 13.882 pagantes (18.042 presentes), com uma renda de R$ 397.505.Fábio faz milagre no primeiro tempo
Quando a bola rolou, não demorou para que o Cruzeiro se impusesse e controlasse o jogo, diante de um adversário sem confiança. O meia Deco, errando passes fáceis no meio-campo, foi o retrato do Tricolor no primeiro tempo. Bem organizada, a Raposa explorou bem os avanços de Luan, pela esquerda, e principalmente as investidas de Mayke, pela direita, envolvendo o adversário. Vinícius Araújo, centralizado, levou a melhor em várias oportunidades diante da zaga carioca, mas parou, aos 17 minutos, em Cavalieri. Depois, aos 28, acertou a trave.
Somente no fim da etapa, quando Felipe substituiu Deco, machucado, o Flu esboçou uma melhora. Sobis assustou em chute próximo à trave aos 42. Dois minutos depois, Wagner sofreu pênalti duvidoso de Mayke. Fred, que havia convertido as últimas 11 cobranças, perdeu. Duas vezes. Chutou no canto esquerdo de Fábio, que espalmou. No rebote, o atacante bateu de esquerda, e o goleiro, quase em cima da linha, salvou a Raposa de forma espetacular.
Fred se redime e decide
No segundo tempo, o panorama se alterou. O Cruzeiro diminuiu o ritmo e deu mais espaço ao Fluminense. Com Felipe acertando bons passes, o jogo tricolor fluiu, e Rafael Sobis passou a receber mais bolas, assustando Fábio em chute fora da área logo no início. Atrás, a Raposa apostou na bola alta, mas a defesa tricolor, insegura nas últimas rodadas, respondeu bem. Em um rebote, Éverton Ribeiro tabelou com Egídio e obrigou Cavalieri a linda defesa.
Precisando vencer, Luxemburgo lançou dois jovens no Flu: o lateral-direito Igor Julião e o atacante Kennedy. A equipe passou a atacar mais e chegou ao seu gol. Carlinhos levantou na altura da segunda trave, Kennedy tentou de voleio, e a bola sobrou quicando na frente de Fred. O atacante cabeceou no alto, estufou a rede e, desta vez, comemorou muito o gol contra o ex-time. Alívio em campo e nas arquibancadas, com a torcida saudando os jogadores ao fim da partida aos gritos de "o campeão voltou".