18/11/2012: Fluminense 0x2 Cruzeiro

domingo, 18 de novembro de 2012



FLUMINENSE 0 X 2 CRUZEIRO

Motivo: 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 18/11/2012
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Gols: Montillo aos 23 minutos da primeira etapa e Elber aos 2 minutos do segundo tempo
Fluminense: Diego Cavalieri; Bruno (Wallace), Gum (Digão), Leandro Eusébio e Carleto (Samuel); Edinho, Jean, Deco e Thiago Neves; Rafael Sóbis e Fred.
Técnico: Abel Braga
Cruzeiro: Rafael; Ceará, Thiago Carvalho, Leandro Guerreiro e Everton; Charles (Willian Magrão), Marcelo Oliveira, Tinga e Montillo (Alisson); Elber e Anselmo Ramon.
Técnico: Celso Roth

Fonte: site oficial do Cruzeiro



Crônica da partida

Sem muito a almejar no Brasileirão, o Cruzeiro alcançou a segunda vitória consecutiva e mantém a insossa nona posição, com 49 pontos. Na próxima rodada, o time enfrenta o Coritiba, em Belo Horizonte.
- É como eu falei durante a semana. A oportunidade vai aparecer e apareceu nesse jogo. Eu sabia da dificuldade. Mas a equipe se portou muito bem, passou confiança para mim, e eu pude ajudar fazendo o gol - disse o jovem Elber.
Montillo abre o placar no primeiro tempo
Se a ideia era homenagear a campanha tricolor, a partida deste domingo começou com o script correto aos dois minutos: defesa de Diego Cavalieri. Bola na área do Flu, Anselmo Ramon finalizou, e o goleiro se agigantou para colocar a escanteio.
O susto inicial não incomodou os campeões. Aos poucos, começaram a tomar conta da partida. Aos 15, Fred se antecipou ao goleiro Rafael e cabeceou por cima.
A torcida não estava alheia ao que ocorria em campo, mas parecia. Bola na defesa e grito de tetracampeão. Bola para fora e grito de tetracampeão. Aos 21, breve momento de silêncio. Gum agarrou Anselmo Ramon na área, e o árbitro assinalou pênalti. O argentino Montillo cobrou no canto esquerdo de Cavalieri e abriu o placar.
Bem posicionado na defesa, o time visitante sobreviveu à chuva de bolas aéreas do adversário. Nas 35 rodadas anteriores, o Fluminense dificilmente perdeu uma chance como a que Rafael Sobis desperdiçou aos 41. Carleto cruzou da esquerda, Rafael não alcançou,  e a bola sobrou para o atacante na pequena área. Ele se atirou, mas ela bateu na perna direita e foi para trás.

Raposa amplia, e tricolores  cantam “olé” 

Os jogadores do Fluminense deixaram o campo no intervalo mirando a virada para brindar a festa da torcida. Mas a ansiedade e a afobação prejudicaram, e os mineiros fizeram o segundo logo no início da etapa final. Elber recebeu no meio de campo, avançou, driblou em velocidade Jean e Carleto e bateu cruzado. A bola tocou no pé da trave e entrou, aos dois.

Thiago Neves quase diminuiu aos quatro minutos, mas o forte chute de fora da área parou no poste direito. A partir dos dez, os torcedores do Fluminense ensaiaram gritos de “olé” a cada toque do time. Mas os erros seguidos começaram a impacientar parte da torcida. Carleto ouviu vaias.
De cabeça, Fred quase fez o 20º gol dele no campeonato. Rafael, sempre seguro, fez a defesa. E voltaram os gritos de tetracampeão. O Cruzeiro só não marcou o terceiro aos 35 porque o joelho esquerdo de Cavalieri salvou o chute de Elber.

Nos minutos finais, enquanto o palco para a entrega da taça era montado, o Flu pressionou, mas parou em Rafael. O goleiro fez pelo menos três boas defesas e segurou a vitória dos visitantes.