25/10/2012: Ponte Preta 1x0 Cruzeiro

quinta-feira, 25 de outubro de 2012



PONTE PRETA-SP 1 X 0 CRUZEIRO
Motivo: 33ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 25/10/2012 (quinta-feira)
Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Gol: Roger, aos 33min do primeiro tempo
Ponte Preta Edson Bastos; Tiago Alves, Ferrón, Cleber e João Paulo (Marcinho); Xaves, Wendel Santos, Cicinho e Nikão (Uendel); Luan (Rildo) e Roger
Técnico: Guto Ferreira
Cruzeiro Fábio; Ceará, Thiago Carvalho, Rafael Donato e Everton; Leandro Guerreiro, Charles, Marcelo Oliveira (Elber) e Souza (Fabinho); Martinuccio (Wellington Paulista) e Anselmo Ramon
Técnico: Celso Roth

Cartões amarelos: Thiago Carvalho, Fabinho (Cruzeiro); Cicinho, Marcinho, Uendel (Ponte Preta)


Crônica do jogo

Foi uma noite de alívio duplo no Moisés Lucarelli, em Campinas, nesta quinta-feira: Roger encerrou um jejum de gols de 14 partidas, e a Ponte Preta praticamente eliminou o risco de rebaixamento com a vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. De cabeça, o camisa 9 marcou no primeiro tempo e garantiu o segundo triunfo consecutivo à Macaca, diante de 6.480 pagantes.
- Tirei um peso muito grande das costas. Era uma situação que estava me incomodando, mas graças a Deus o gol saiu hoje. O time todo está de parabéns. É uma vitória que representa muita coisa para a gente – comemorou Roger, que não balançava as redes desde 29 de julho e chegou aos oito gols na Série A.
A Ponte agora faz companhia ao Cruzeiro na zona de conforto. Ambos têm 43 pontos, estão distantes da degola, mas também sem chance de brigar na parte de cima. Com uma vitória a mais (12 a 11), a Raposa fica em nono lugar. A Macaca ganhou três posições e aparece logo atrás, em décimo. A vantagem para o Sport, que abre o Z-4, é de dez pontos. O Leão ainda joga na rodada. Sábado, recebe o São Paulo na Ilha do Retiro.
Foi um jogo com um tempo para cada time. A Ponte dominou os primeiros 45 minutos, enquanto o Cruzeiro pressionou na etapa final. A eficiência alvinegra fez a diferença.
- Nós jogamos bem o segundo tempo, fomos para cima, mas não deu. É seguir trabalhando para encerrar o Brasileiro de forma digna. Capacidade esse time já mostrou que tem - afirmou o goleiro Fábio, na saída do gramado.
O resultado também comprova a força da Macaca no Majestoso nos últimos jogos. Já são oito partidas de invencibilidade, com cinco vitórias e três empates. A última derrota em casa foi para o Bahia, por 2 a 0, em 15 de agosto. De lá para cá, bateu Portuguesa, Atlético-GO, Náutico Santos e agora Cruzeiro, além de empates com Figueirense, Botafogo e Vasco.
Por outro lado, o revés em Campinas reforça a sequência negativa do Cruzeiro como visitante. Já são sete compromissos sem vitória longe de Belo Horizonte. A última foi em 29 de agosto: 2 a 0 sobre o lanterna Atlético-GO. Desde então, perdeu para Sport, Figueirense, São Paulo, Grêmio, Palmeiras e agora Ponte e empatou com o Flamengo.
Ponte e Cruzeiro agora têm nove dias de folga. O próximo compromisso das equipes está marcado para o outro sábado, dia 3 de novembro. A Macaca enfrenta o Grêmio, no Olímpico, enquanto que a Raposa recebe o Santos, no Independência. As duas partidas estão marcadas para as 19h30m (de Brasília).Roger desencanta e coloca a Ponte na frente
O primeiro tempo refletiu o momento dos times no Brasileirão. A Ponte Preta entrou com disposição de sobra, enquanto o Cruzeiro mostrou apatia. A diferença na postura fez de Edson Bastos um espectador do jogo. A Raposa até teve mais posse de bola em determinado momento, mas faltava objetividade para assustar o goleiro alvinegro.
A Macaca, por sua vez, quando recuperava a bola saía em velocidade. Foi assim que Luan criou a primeira boa oportunidade, logo aos dois minutos. Após receber de Edson Bastos no campo de defesa, a defesa celeste foi abrindo, ele arrancou e invadiu a área para deixar a Cicinho. De frente para Fábio, o lateral tentou tocar por cima, mas o goleiro salvou a Raposa.
A Ponte voltou a chegar com perigo aos nove minutos. Wendel Santos desarmou na intermediária, recebeu de Nikão, já dentro da área, cortou um marcador e soltou a bomba, por cima. O volante lamentou a jogada, já que Roger pedia livre na marca do pênalti.
Se Wendel não viu o camisa 9, Luan o enxergou muito bem aos 32 minutos, quando o ritmo da partida tinha caído e a pressão inicial da Ponte já havia diminuído. Pela esquerda, Luan cruzou na medida para Roger subir livre e testar no chão, desencantando após 14 partidas e abrindo o placar no Majestoso na última jogada interessante do primeiro temporuzeiro pressiona, mas Ponte segura vitória
O Cruzeiro retornou para a etapa final com Fabinho no lugar de Souza. A intenção de Celso Roth era abrir a defesa da Ponte, com Martinuccio pela esquerda e Fabinho pela direita. A aposta quase deu certo no primeiro lance, quando Everton cruzou da esquerda, Ferron furou e João Paulo impediu o empate ao dividir com Anselmo Ramon na entrada da pequena área.
A relativa melhora do Cruzeiro e a queda de rendimento da Macaca animaram Celso Roth, que mandou a equipe de vez para frente ao colocar o meia Élber no lugar do volante Marcelo Oliveira. A postura mais agressiva da Raposa fez a Ponte recuar. De efetivo, porém, o ataque celeste pouco produziu. Para aumentar o poder de fogo, Roth promoveu a entrada de Wellington Paulista e sacou Martinnucio.
No duelo tático entre os treinadores, Guto Ferreira respondeu com Uendel na vaga de Nikão. Mas o Cruzeiro continuava em cima e fez Edson Bastos trabalhar em dois lances seguidos, a partir dos 26 minutos. No primeiro, Wellington Paulista bateu cruzado, e o goleiro espalmou. No rebote, Fabinho perdeu a chance. Depois, Charles arriscou de longe e obrigou Bastos a dar dois passos para trás para espalmar.
O Cruzeiro ocupou o campo de defesa da Macaca nos minutos finais e pressionou com as bolas aéreas, mas a Ponte se fechou e segurou o resultado que garante uma reta final tranquila.