05/09/2012: Cruzeiro 1x3 Botafogo

quarta-feira, 5 de setembro de 2012



CRUZEIRO 1 X 3 BOTAFOGO-RJ

Motivo: 22ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 05/09/2012 (quarta-feira)
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Público: 13.957 pagantes
Renda: R$ 395.880,00
Gols: Tinga, aos 18min, Seedorf, aos 34min e 35min do primeiro tempo, Jadson 11 do segundo tempo
Cruzeiro Fábio; Léo; Rafael Donato Mateus e Everton; Leandro Guerreiro, Sandro Silva (Wellington Paulista), Tinga e Souza (Willian Magrão); Wallyson (Elber) e Borges
Técnico: Celso Roth
Botafogo Renan; Lucas, Dória, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo (Gilberto); Jadson, Gabriel, Seedorf, Fellype Gabriel (Willian, depois Brinner)e Andrezinho; Elkeson
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Cartões amarelos: Everton (Cruzeiro); Gabriel, Márcio Azevedo, Fábio Ferreira (Botafogo)


Crônica do jogo

Em sua primeira partida com a braçadeira de capitão, Seedorf teve a melhor atuação pelo Botafogo. Marcou dois gols e deu uma assistência - após um pique iniciado no meio-campo - na vitória de virada por 3 a 1 sobre o Cruzeiro, na noite desta quarta-feira, no Independência. Tinga abriu o placar, e Jadson também marcou para os cariocas, que voltaram a ganhar duas vezes seguidas no Campeonato Brasileiro - a última vez havia sido nas 13ª e 14ª rodadas.
O Botafogo foi a 34 pontos e subiu para o sétimo lugar, ultrapassando o próprio Cruzeiro, que tem a mesma pontuação, mas um saldo de gols pior (zero contra seis). Os mineiros perderam também uma posição para o Inter e estão em oitavo.
- Temos que continuar com cabeça, humildade, trabalhando, que o resultado vai ser consequência. Hoje o jogo do time foi bom e venceu, o que é o mais importante. Os garotos fizeram uma contribuição, sempre dando o máximo. Nos últimos jogos, vários deles fizeram a diferença para a gente - afirmou Seedorf, que foi poupado na vitória sobre o Coritiba e usou a braçadeira na ausência do goleiro Jefferson, que está com a Seleção.Os garotos citados por Seedorf são o zagueiro Dória (17 anos) e os volantes Jadson (19) e Gabriel (20). Os três, que já haviam atuado no domingo, tiveram mais uma boa atuação.
Tinga, que marcou o seu primeiro gol pelo Cruzeiro, afirmou que o time começou bem a partida, mas lamentou os dois gols em sequência do adversário, marcados aos 34 e 35 minutos do primeiro tempo.
- Arrancamos bem, não estávamos deixando que eles (os meias botafoguenses) pudessem desequilibrar. Tomamos dois gols muito rápido, e isso deu uma desequilibrada na equipe, o que é normal. No segundo tempo, tentamos botar a equipe mais para frente, mas eles puxaram o contra-ataque e liquidaram. É um clássico. Estávamos com muita confiança de que iríamos ganhar, mas sabemos que o Brasileiro é muito difícil.
A partida pode praticamente ser um adeus ao Independência, já que o Cruzeiro foi punido com a perda de seis mandos de campo - além de multa de R$ 64 mil - por causa da confusão e dos objetos atirados no campo durante o clássico contra o Atlético-MG e só voltaria ao estádio na penúltima rodada, no duelo com o Coritiba. O presidente Gilvan de Pinho Tavares promete entrar com recurso já nesta quinta-feira.
As equipes voltam a campo no domingo para a 23ª rodada. O Botafogo enfrenta o Náutico às 16h (de Brasília), no Engenhão, e o Cruzeiro, às 18h30m, pega o Sport na Ilha do Retiro.

Tinga marca, mas Seedorf vira para o Bota
Apesar de ser o visitante, o Botafogo tinha mais posse de bola do que o Cruzeiro, mas encontrava dificuldade para entrar na área. O Cruzeiro mostrava garra para se defender e apostava nos contra-ataques. No primeiro lance que conseguiu finalizar, chegou ao gol, aos 18 minutos. Souza deu ótimo lançamento para Borges, que entrou na área e chutou forte. Renan defendeu, mas deu rebote. Tinga pegou de primeira da entrada da área e mandou no canto direito: 1 a 0. A essa altura, o Cruzeiro tinha desvantagem na posse de bola: 44% contra 56%.
Pouco depois de abrir o placar, o Cruzeiro por pouco não ampliou, quando o adversário ainda tentava se recuperar. Everton invadiu a área pela esquerda e chutou cruzado, e a bola passou rente à trave. Depois do susto, o Botafogo se recuperou, voltou a colocar a bola no chão e a dominar a partida. Estava prestes a começar o show de Seedorf.
Aos 34 minutos, o holandês recebeu lindo lançamento de Fellype Gabriel dentro da área e chutou de primeira, cruzado. A bola entrou no canto direito do goleiro Fábio: 1 a 1. Um minuto depois, veio a virada em jogada semelhante. Após receber passe de Andrezinho, Fellype Gabriel escorou para a chegada de Seedorf, que novamente bateu de primeira. A bola foi rasteira, no cantinho direito, e Fábio não conseguiu evitar o gol: 2 a 1.

Seedorf segue o show...
Na volta para a segunda etapa, o técnico Celso Roth fez duas modificações para tentar deixar o Cruzeiro com mais força ofensiva: Wellington Paulista entrou na vaga de Sandro Silva, e Elber substituiu Wallyson. O Bota também mexeu, mas porque Fellype Gabriel sentiu dores no joelho. Foi substituído por William. O Cruzeiro ficou mais veloz e tentou pressionar, mas pecava no último passe.
Era a vez de o Botafogo apostar nos contra-ataques, o que foi feito com competência. Aos dez minutos, Seedorf, de 36 anos, ganhou de Leandro Guerreiro na velocidade e deu ótimo lançamento para Jadson. O volante passou pelo goleiro e só empurrou para o fundo do gol: 3 a 1. Mais uma vez o camisa 10 alvinegro foi decisivo.
Ao Cruzeiro só restava se lançar ao ataque. Everton teve mais uma grande oportunidade, mas não conseguiu fazer o gol. O lateral-esquerdo recebeu cruzamento de Wellington Paulista dentro da área e não conseguiu bater o goleiro Renan, que fez ótima defesa. Logo depois, Oswaldo de Oliveira procurou reforçar a marcação, escalando o zagueiro Brinner na vaga de William, que havia entrado no intervalo.
Em mais um contra-ataque, Seedorf recebeu passem em boas condições de fazer o seu terceiro na partida, mas vacilou ao tentar o toque por cima do goleiro Fábio. O Cruzeiro tentou até o fim encostar no placar, mas a pontaria não estava boa.