25/02/2012: Democrata-GV 0 X 2 Cruzeiro

domingo, 26 de fevereiro de 2012



Democrata - GV 0 X 2 CRUZEIRO

Data: 25/02/2012 (sábado)
Motivo: 4ª rodada do Campeonato Mineiro 2012
Local: José Mammoud Abbas, em Governador Valadares (MG)
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (CBF/FMF)
Gols: Montillo, a 1 minuto e aos 33 minutos do segundo tempo

DEMOCRATA-GV
Alex (Jonathan); Juninho, Carlão, Rancharia e Paulo Lucas; Márcio Pinho, Elton (Anderson), Flávio Lopes e Bob; Adriano, e Léo Andrade
Técnico: José Maria Pena

CRUZEIRO
Fábio,Marcos,Léo,Vitorino,Diego Renan,Leandro Guerreiro,Marcelo Oliveira,Rudnei (Walter),Montillo,Welligton Paulista,(Roger),Anselmo Ramon(Wallyson)
Técnico: Vágner Mancini

Cartões amarelos: Márcio Pinho, Elton e Adriano (Democrata-GV); Diego Renan, Wellington Paulista e Léo (Cruzeiro)
Cartão vermelho: Bob (Democrata-GV)



Links relevantes
PHD
Áudio da Itatiaia
Imagens da partida

Crônica do jogo
O Cruzeiro conquistou, neste sábado, a terceira vitória seguida no Campeonato Mineiro. Mais do que os três pontos ganhos na tabela de classificação e da chegada à segunda colocação, a vitória serviu para elevar Montillo ao posto de maior artilheiro estrangeiro da história da equipe celeste. O argentino fez os gols da vitória sobre o Democrata, no Mamudão, em Governador Valadares, ambos no segundo tempo. Foram também os primeiros de Montillo na temporada. O argentino, que não marcava há 18 jogos, chegou a 30 gols com a camisa azul e  ultrapassou o colombiano Aristizábal, que marcou 28.


O jogo foi disputado sob sol forte, em um estádio praticamente lotado. A torcida do Cruzeiro, como sempre acontece em partidas no interior, marcou forte presença. Já os torcedores do Democrata, mesmo com uma campanha muito ruim no Estadual, apenas com derrotas, tentaram incentivar os atletas da Pantera, mas sem sucesso. No total, 8.650 pessoas pagaram ingressos.
Com o resultado, o Cruzeiro assumiu, mesmo que provisoriamente, a segunda posição na tabela, com nove pontos ganhos, atrás do América-MG, mas à frente do maior rival, o Atlético-MG, que ainda jogará na rodada, neste domingo, diante do Guarani-MG, em Divinópolis. O Democrata, com mais uma derrota, segue na lanterna da competição, ainda sem marcar pontos.
Na próxima rodada, o Cruzeiro receberá o América TO, sábado, às 16h (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O Democrata faz outro jogo em casa. Na segunda-feira, dia 5 de março, às 20h30m, tem encontro marcado com a Caldense.
Futebol de baixo nível
O sol forte e o calor intenso fizeram com que os dois times começassem o jogo sem forçar nem se expor demasiadamente. A postura do Democrata foi, de certa maneira, surpreendente, já que o time de Governador Valadares não ficou recolhido no campo de defesa esperando apenas a iniciativa do Cruzeiro.
O Cruzeiro, com apenas um armador em campo - já que Roger, sentindo dores na panturrilha direita começou no banco -  teve uma boa chance para abrir o placar logo no primeiro minuto de jogo, mas depois teve enormes dificuldades para criar boas jogadas ofensivas. Montillo ficou sobrecarregado e bem marcado.
O Democrata, por sua vez, também não tinha qualidade na armação de jogadas, vivendo apenas das esporádicas jogadas de Léo Andrade, o que fez com que o jogo tivesse nível técnico muito baixo do esperado na etapa inicial.
Os minutos finais do primeiro tempo foram marcados por um gol incrível perdido pelo Democrata, com Léo Andrade, dentro da pequena área e por uma grande desorganização geral do time do Cruzeiro, que marcava mal e não conseguia atacar.
Cruzeiro superior
O segundo tempo foi bem mais agitado. Vágner Mancini mudou o esquema tático, ao colocar Walter no lugar de Rudnei. O time passou a jogar em um 4-3-3 bem ofensivo. Porém, logo na saída de bola, o Democrata chegou com perigo ao gol de Fábio, mais uma vez em jogada de Léo Andrade. O troco do Cruzeiro veio na medida certa. Logo na sequência, ainda no primeiro minuto, Anselmo Ramon deu belo passe de calcanhar para Montillo abrir o placar.
Após o gol, não restou outra alternativa ao Democrata, a não ser atacar. Assim, a Pantera deu campo à Raposa, que também criou suas jogadas de perigo. Em vantagem no placar, Mancini mandou Roger para o jogo, no lugar de Wellington Paulista, o que fez com que o Cruzeiro tivesse mais posse bola e jogasse de forma mais cadenciada. O Democrata, muito inferiormente fisicamente, já não dava mais trabalho ao sistema defensivo cruzeirense. Bob ainda foi expulso, após falta violenta em Montillo.
O goleiro Alex, que sentiu novamente o corte na perna direita - ele levou dois pontos no intervalo - não suportou as dores e deixou o gramado. Jonathan entrou em seu lugar. O golpe definitivo chegou aos 33 minutos. O criticado Diego Renan recebeu outro passe de calcanhar de Anselmo Ramon, foi até linha de fundo e bateu para o gol. No rebote do goleiro, Montillo bateu para fazer o segundo do Cruzeiro.