16/02/2012: Nacional MG 2 x 4 Cruzeiro,

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012



NACIONAL 2 X 4 CRUZEIRO

Data: 16/02/2012 (quinta-feira)
Motivo: jogo remarcado e válido pela 1ª rodada do Campeonato Mineiro 2012
Local: Waldemar Teixeira de Faria (Farião), em Divinópolis (MG)
Árbitro: Renato Cardoso Conceição
Gols: Wellington Paulista, aos 17min; Éder, aos 2min, Alessandro Lopes, aos 22min, Wellington Paulista, aos 27 e 28, e Wallyson, aos 46min do segundo tempo
NACIONAL
Douglas Pires; Afonso (Dudu), Alessandro Lopes, Josimar e Gabriel Araújo; Thiago Santos, Marcão, Eber e Alex Maranhão; Marcinho (Éder) e Reinaldo Alagoano.
Técnico: Emerson Ávila
CRUZEIRO
Fábio, Marcos,Léo, Vitorino, Diego Renan (Wallyson),Leandro Guerreiro Marcelo Oliveira, Roger, (Rudinei), Montillo, Welligton Paulista, Anselmo Ramon, (Everton).
Técnico: Vágner Mancini
Cartões amarelos: Éder, Alessandro Lopes e Thiago Santos (Nacional); Marcelo Oliveira (Cruzeiro)

Links relevantes
PHD
Áudio da Itatiaia

Crônica do jogo

Em um jogo repleto de alternativas e com duas viradas, o Cruzeiro venceu o Nacional-MG por 4 a 2, na noite desta quinta-feira, no Estádio Farião, em Divinópolis. Autor de três gols, Wellington Paulista foi o grande nome da Raposa. Wallyson fez o quarto, de pênalti, e Éder e Alessandro Lopes marcaram para o adversário.
Com uma renda de R$ 82.600, o jogo não proporcionou aos 3.120 espectadores um espetáculo de técnica, mas valeu pelo espírito de luta e entrega das duas equipes, que correram muito. Com a vitória, o Cruzeiro passa o carnaval no G-4 do Campeonato Mineiro, na terceira posição, com seis pontos ganhos. O Nacional-MG, com três pontos e um jogo a menos, é o oitavo colocado.
O Nacional-MG volta a campo na Quarta-Feira de Cinzas, dia 22, quando enfrenta o América-MG, às 22h (de Brasília). A partida está marcada para o Farião, mas a diretoria da equipe de Nova Serrana tentará levar o jogo para a Arena do Calçado, no que seria a inauguração do estádio. A Raposa só joga no sábado, dia 25, contra o Democrata GV, no Estádio Mamudão, às 17h.
Domínio do Cruzeiro
O Cruzeiro começou o jogo ligado, buscando o ataque a todo o tempo. O baixo número de passes errados deu mais volume de jogo ao time, ao contrário do que vinha acontecendo nas partidas anteriores. Anselmo Ramon e Wellington Paulista se movimentavam muito na frente, alternando as posições em campo, facilitando muito o trabalho de um inspirado Montillo.
As subidas do lateral Marcos, pela direita, também se mostraram uma eficiente arma ofensiva do Cruzeiro. Assim, o gol era questão de tempo, tamanha a pressão exercida pela Raposa. E ele saiu aos 17 minutos, com Wellington Paulista aproveitando rebote do goleiro Douglas Pires, após boa jogada de Montillo pela esquerda. Os jogadores do Nacional-MG reclamaram de falta do atacante no lance.
Em desvantagem no placar, o time de Nova Serrana saiu mais para o jogo, ainda que não conseguisse criar lances de perigo real para o goleiro Fábio. O primeiro chute do Nacional-MG só saiu aos 32, com Thiago Santos, de fora da área. O ímpeto do Cruzeiro diminuiu, e o time apenas administrou a vitória parcial nos minutos finais do primeiro tempo, sem se expor e sem incomodar o adversário.
Muitos gols e alternativas
O Nacional-MG renovou o ânimo no intervalo. Voltou quente para o segundo tempo, encurralando o Cruzeiro no campo de defesa. O empate saiu logo aos dois minutos, com Éder, que aproveitou um vacilo da zaga cruzeirense e bateu na saída de Fábio. O time celeste sentiu o golpe, e o rival continuou em cima, aproveitando o mau momento do adversário. E por muito pouco, o time de Nova Serrana não virou o placar, numa cabeçada de Reinaldo Alagoano, que exigiu bela defesa do goleiro celeste.
Somente depois dos dez minutos o Cruzeiro conseguiu colocar os nervos no lugar e equilibrar o jogo, que ficou muito disputado e aberto. Ambos os times procuravam o gol a todo o tempo. Mas a persistência do Nacional-MG foi premiada com a virada. Após saída errada de Fábio, o zagueiro Alessandro Lopes bateu forte e deixou a equipe do centro-oeste mineiro na frente do placar.
No entanto, a vantagem do Nacional-MG não durou nem cinco minutos, pois brilhou a estrela do atacante Wellington Paulista. Ele marcou dois gols de cabeça, em excelentes jogadas de Marcos e Montillo, fazendo 3 a 2 para o Cruzeiro. O Nacional-MG foi com tudo para tentar novo empate, mas o Cruzeiro, bem postado, conseguiu segurar o resultado e manter a vitória.
No fim, ainda teve tempo para o quarto gol e uma imagem emocionante. Montillo fez bela jogada pela direita e acabou derrubado na área. Pênalti cobrado por Wallyson, que chorou em campo após balançar as redes. O atacante passou muito tempo parado por causa de uma fratura no tornozelo esquerdo e marcou seu primeiro gol desde o retorno aos gramados.