02/06/2010: Cruzeiro 0x0 Santos

quinta-feira, 3 de junho de 2010



Cruzeiro 0x0 Santos
Motivo sexta rodada do Campeonato Brasileiro
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Data: 02/06/2010 (quarta-feira)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Público: 15.708 pagantes
Renda: R$ 532.867,50
Cruzeiro: Fábio; JonathanGilThiago Heleno e Diego Renan (Sebá); FabrícioMarquinhos ParanáHenrique e Elicarlos (Pedro Ken); Thiago Ribeiro e Eliandro (Roger)
Técnico: Adilson Batista
Santos: Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Rodriguinho, Wesley, Marquinhos (Zezinho) e Paulo Henrique Ganso; Neymar (Madson) e André (Marcel)
Técnico: Dorival Júnior
Cartões amarelos: Elicarlos, Fabrício, Henrique e Jonathan (Cruzeiro); Paulo Henrique Ganso, Durval e Neymar (Santos)
Cartão vermelho: Marcel (Santos)
Fonte: Site Oficial do Cruzeiro



Do Globoesporte.com
Muito suor, pouca inspiração no Mineirão. Cruzeiro e Santos fizeram na noite desta quarta-feira, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, um duelo marcado pela vantagem que os sistemas defensivos levaram sobre os ataques, e o resultado de 0 a 0 acabou fazendo justiça ao futebol apresentado pelas duas equipes, que desperdiçaram a chance de entrar no G-4 (veja os melhores momentos ao lado). Apesar de a Raposa ter sido ligeiramente melhor na primeira etapa, o jogo, como um todo, foi morno.

O confronto foi o último de Adilson Batista no comando do time celeste em casa, uma vez que o treinador entregou o cargo e não permanecerá na Toca ao fim da Copa do Mundo. Ele, no entanto, estará à beira do campo no próximo domingo, quando o Cruzeiro enfrenta o lanterna Atlético-GO no Serra Dourada, às 18h30m (de Brasília). Com nove pontos conquistados, a equipe ocupa a sexta colocação na competição.

Já o Santos, que não foi nem de longe a equipe que vem encantando o Brasil desde a conquista do título paulista e a campanha que o levou à final da Copa do Brasil, recebe o Vasco na Vila Belmiro, também no domingo, às 16h (de Brasília). O Peixe chega com nove pontos e em quinto lugar à última rodada antes da paralisação de pouco mais de um mês por causa do Mundial da África do Sul.

Com boa marcação, Raposa domina o primeiro tempo

O Cruzeiro entrou em campo sem jogadores importantes. Leonardo Silva e Wellington Paulista cumpriam suspensão, e Kleber, que foi vetado por causa de um estiramento muscular na coxa esquerda, está de saída para o Palmeiras. Do outro lado, o Santos não tinha Léo e Arouca, vetados pelo departamento médico santista.

Por opção, Adilson Batista e Dorival Júnior também fizeram mudanças na Raposa e no Peixe, respectivamente. O primeiro escalou um meio de campo com quatro volantes, enquanto o segundo barrou o goleiro Felipe para a entrada de Rafael.

Com tantas mudanças de ambos os lados, foi o time mineiro que dominou a primeira etapa, marcando bem o leve ataque santista e criando as melhores chances. Mas a primeira boa oportunidade foi dos visitantes, aos sete minutos. André recebeu enfiada de bola de Wesley, ficou frente a frente com Fábio e chutou em cima do goleiro. O Peixe parou aí, e os anfitriões quase abriram o placar com o zagueiro Gil. Primeiro numa perigosa cabeçada por cima do camisa 1 alvinegro, e depois acertando o travessão.

Pouca inspiração também na etapa final

O Santos voltou mais ligado no começo do segundo tempo, e não fosse o goleiro Fábio, que saiu bem aos pés de Rodriguinho, aos cinco minutos, os visitantes teriam aberto o placar. A resposta cruzeirense veio aos nove. Eliandro dominou a bola no peito e cabeceou por cima de Rafael. Durval tirou quase em cima da linha.

Dorival sacou o meia Marquinhos para a entrada do atacante Zezinho, e pouco depois André deu lugar a Marcel. O jogo deu sinais de que ficaria mais aberto, mas a impressão parou na expulsão de Marcel, que ficou apenas cinco minutos em campo. Cartão vermelho após entrada mais dura em Jonathan (assista ao vídeo acima).

No Cruzeiro, Pedro Ken entrou na vaga de Elicarlos. A mudança surtiu pouco efeito. Eliandro teve boa chance, mas mandou longe do gol santista ao chutar cruzado. Adilson tentou aproveitar a vantagem numérica sobre o adversário. O jovem atacante Sebá entrou no lugar de Diego Renan, e Roger substituiu Eliandro. Novamente, de nada adiantou. O Cruzeiro tentou abafar o Santos na defesa, mas não conseguiu criar chances reais de gol. O Peixe, na defesa, segurou o resultado.