13/05/2004: Cruzeiro 2x1 Deportivo Cali (0 x 3 nos pênaltis)

quinta-feira, 13 de maio de 2004


Ficha Técnica
Cruzeiro 2x1 Deportivo Cali (0 x 3 nos pênaltis)
Motivo: Oitavas-de-final da Copa Libertadores da América
Data: 13/5/2004
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Héctor Baldassi
Público: 25.292 pagantes
Renda: R$206.604,30
Gols: Tressor Moreno, aos 41 minutos do primeiro tempo; Alex, aos 2, e Guilherme, aos 41 do segundo tempo.
Cruzeiro:  Gomes (Artur); MaiconEdu Dracena, Cris LeandroAugusto RecifeMaldonadoWendell (Guilherme) e AlexDudu Jussiê (Maurinho).
Técnico: Paulo César Gusmão.
Deportivo Cáli: Bréinner Castilho; Hurtado, Mosquera, Rivas e Conde; Patiño, Óscar Dias, Domíngues e Tressor Moreno; Aguilar (Guazá), Téllez (Castilho).
Técnico: Bernardo Redín.


Do Globo Esporte.com

BELO HORIZONTE - O sonho de conquistar o tricampeonato da Taça Libertadores acabou para o Cruzeiro. Nesta quinta-feira, a equipe brasileira derrotou o Deportivo Cali por 2 a 1 no Mineirão, mas perdeu por 3 a 0 na disputa de pênaltis. A partida de ida das oitavas-de-final havia sido vencida pelos colombianos por 1 a 0.

O time visitante saiu na frente em Belo Horizonte com um gol de Moreno, Alex igualou e Guilherme garantiu a virada da Raposa no tempo normal. Nas penalidades, Urtado, Patiño e Mosquera marcaram para o Cali e Domingues chutou nas mãos de Artur. Já os cruzeirenses não fizeram um gol sequer, com Castillo defendendo as cobranças de Alex e Edu Dracena e Dudu chutando para fora.

O adversário do Deportivo nas quartas-de-final será o River Plate. O clube argentino garantiu sua classificação ao superar o Santos Laguna por 1 a 0 no México, perder por 2 a 1 em casa e depois ganhar nos pênaltis.

No próximo domingo, o Cruzeiro volta suas atenções para a disputa do Campeonato Brasileiro. Enfrenta o Palmeiras às 16h, no Mineirão, pela sexta rodada da competição nacional.

Cruzeiro joga mal no primeiro tempo e sofre um gol

Mesmo jogando fora de casa, o Deportivo Cali partiu para o ataque e criou duas oportunidades nos dois primeiros minutos, com Moreno chutando para fora e Rivas tocando de cabeça também pela linha de fundo. O Cruzeiro respondeu aos quatro com Alex, que cobrou falta raspando o travessão.

O craque celeste chutou por cima de novo aos 15, após receber passe de Jussiê na entrada da área. A Raposa continuou chegando timidamente, e aos 28 reclamou de um pênalti. Maicon foi à linha de fundo pela direita, cruzou e a bola bateu na mão de Oscar Díaz dentro da área, mas o árbitro argentino Héctor Baldassi mandou seguir.

Aos 41, os colombianos abriram o placar com Moreno, que fez belíssima jogada. O meia pegou a bola no campo defensivo, levou à frente passando pelos seus marcadores, tabelou com Aguilar e bateu forte já dentro da área. No último bom momento da etapa, aos 45, Alex chutou forte e acertou a trave esquerda de Castillo.

Guilherme entra, vira no fim mas é expulso

Na volta para o segundo tempo, o treinador Paulo César Gusmão colocou Guilherme em lugar de Wendell no Cruzeiro. E em sua primeira jogada, o artilheiro foi derrubado na área: pênalti. Alex cobrou com categoria e igualou o placar. Com isso, os brasileiros precisavam de mais um gol levar a disputa às penalidades.

O desempate poderia ter saído aos 11, mas Dudu cabeceou nas mãos de Castillo após cruzamento de Leandro. Aos 23, o goleiro Gomes precisou ser substituído por Artur ao dividir com o atacante Carlos Castillo. O titular saiu de maca e depois ficou constatada uma fratura na mão direita.

Dudu teve outra oportunidade aos 33, quando chutou no canto e Castillo espalmou para escanteio. Porém, o Deportivo Cali respondeu no ataque seguinte, com Carlos Castillo concluindo para fora depois de receber passe de Moreno.

Empurrados pela torcida, os cruzeirenses continuaram pressionando e quase marcaram aos 38. Leandro cruzou na cabeça de Guilherme, que mandou à esquerda de Castillo. Mas aos 42, o artilheiro não perdoou e cabeceou no canto após cruzamento de Maurinho: 2 a 1 Cruzeiro.

Quando o jogo já se encaminhava para as penalidades, Guilherme passou rapidamente de herói a vilão. Ele deu um soco no rosto de Rivas e acabou recebendo cartão vermelho.

Nas penalidades, Urtado fez 1 a 0 para o Deportivo Cali, Alex perdeu, Patiño ampliou e Edu Dracena desperdiçou de novo. Quando Dominguez cobrou mal, a torcida da Raposa ainda manteve a esperança, mas Dudu isolou por cima e Mosquero sacramentou a classificação colombiana.