26/05/2010: Cruzeiro 1x0 Botafogo

quinta-feira, 27 de maio de 2010



Links
Melhores Momentos

Ficha Técnica
26/05/2010: Cruzeiro 1x0 Botafogo
Motivo quarta rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 26/05/2010 (quarta-feira)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Público: 8.501 pagantes
Renda: R$ 170.264,88
Gol: Thiago Ribeiro, aos 18 min. do 1º tempo
Cruzeiro: FábioJonathanGilLeonardo Silva e FernandinhoFabinho (Elicarlos), Marquinhos ParanáHenrique e Roger (Pedro Ken); Thiago Ribeiro (Guerrón) e Kleber
Técnico: Adilson Batista
Botafogo: Jefferson; Antônio Carlos, Fahel e Fábio Ferreira; Alessandro, Sandro Silva (Alex), Leandro Guerreiro, Renato Cajá (Diguinho), Lúcio Flávio (Marcelo Cordeiro) e Somália; Edno
Técnico: Joel Santana
Cartões amarelos: Kleber, Fernandinho, Gil e Guerrón (Cruzeiro); Fábio Ferreira e Diguinho (Botafogo)
 Fonte: Site Oficial do Cruzeiro


O Cruzeiro não empolgou sua torcida, mas venceu o Botafogo por 1 a 0 nesta quarta-feira, no Mineirão, pela quarta rodada do Brasileirão. Tão importantes quanto o gol de Thiago Ribeiro foram as defesas do goleiro Fábio, que pegou até pênalti e evitou o empate dos cariocas. No fim da partida, apesar do triunfo, as vaias das arquibancadas eram a evidência de que a atuação do time celeste deixou a desejar. O magro resultado, porém, mantém a invencibilidade de 13 anos da Raposa sobre o rival carioca em Belo Horizonte.

A Raposa, que entrou em campo com seu uniforme amarelo para homenagear a seleção brasileira, pulou para a terceira posição, com oito pontos. Com a derrota, o Alvinegro cai para a quinta posição, com sete.

No próximo domingo, às 18h30m, no Engenhão, o Botafogo faz o clássico com o Vasco. Também no domingo, no mesmo horário, o Cruzeiro vai até o Castelão enfrentar o Ceará.

Thiago Ribeiro marca, e Fábio defende pênalti

A partida começou em alta velocidade, e, antes mesmo que o relógio marcasse o primeiro minuto, o Botafogo - desfalcado de Caio e Herrera (suspensos), além de Loco Abreu, a serviço da seleção uruguaia - conseguiu criar uma ótima oportunidade depois que Edno foi derrubado na meia-lua. O próprio atacante cobrou a falta, e a bola passou rente à trave direita de Fábio. Depois do grande susto inicial, o Cruzeiro colocou a bola no chão e passou a comandar as ações. Aos sete minutos, após cruzamento da direita, Gil desviou, e Jefferson defendeu firme no meio do gol.

A Raposa abriu o placar em uma jogada de velocidade pelo lado direito, aos 18 minutos. Quase na linha de fundo, Jonathan cruzou rasteiro, na medida para Thiago Ribeiro escorar e colocar a bola no fundo da rede: 1 a 0. Aos 21, a equipe celeste chegou novamente com perigo. Roger, dentro da área, chutou na rede pelo lado de fora.

Em desvantagem no placar, o Botafogo passou a ter uma postura mais ofensiva e equilibrou o jogo. Aos 23, livre de marcação, Edno recebeu dentro da área e deu um leve toque de cabeça. A bola, no entanto, saiu fraca e facilitou a defesa de Fábio. O Alvinegro voltou a ameaçar aos 34. Alessandro desceu pela direita e rolou para Renato Cajá, que, da entrada da área, pegou de primeira. Fábio defendeu no centro do gol. Aos 37, o próprio Cajá arriscou de média distância, e o goleiro da Raposa se esticou todo para fazer a defesa novamente.

Ainda havia emoções fortes reservadas para os minutos finais da primeira etapa. Aos 43, Somália gingou para cima de Gil e foi derrubado dentro da área. Quando os torcedores botafoguenses esperavam que Lucio Flavio pegaria a bola, Renato Cajá foi para cobrança e chutou forte no canto esquerdo. Fábio voou, fez grande defesa e garantiu a vantagem do Cruzeiro no placar.

Bota cresce no jogo, mas para novamente em Fábio

O Botafogo voltou do vestiário com uma formação mais ofensiva: Alex no lugar do volante Sandro Silva. A mudança fez o Alvinegro se fazer mais presente no campo de ataque. Aos três minutos, Edno, livre de marcação, foi lançado dentro da área, e o assistente, erradamente, marcou a posição de impedimento. Aos oito minutos, após cobrança de escanteio, Fábio Ferreira tocou de cabeça na direção de Fahel, mas Fábio foi mais esperto e ficou com a bola.

A primeira grande oportunidade do Cruzeiro no segundo tempo foi criada aos 16 minutos. Jonathan recebeu ótimo passe em profundidade na direita e cruzou rasteiro para Kleber, que, em boas condições de marcar, pegou de primeira e mandou por cima do gol. Mas os contra-ataques do Alvinegro eram perigosos. Dois minutos depois, Edno aproveitou um rebote e bateu colocado, mas Leonardo Silva salvou de cabeça antes que ela fosse para o gol. Aos 19, Alex chutou de dentro da área, e Fábio fez nova defesa importante.

Aos 33, foi a vez de Jefferson trabalhar depois que Guerrón, que havia entrado no lugar de Thiago Ribeiro, mandou uma bomba de fora da área. O Botafogo pressionou até o fim para conseguir o empate.  A última grande chance foi aos 44 minutos. Após cruzamento da esquerda, Alessandro entrou na área em velocidade e pegou de primeira, cruzado, mas errou por pouco o alvo. E, sob vaias da torcida, o Cruzeiro garantiu sua primeira vitória como mandante no Brasileirão.