13/02/2008: Cruzeiro 3x0 Real Potosi

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008



Cruzeiro 3x0 Real Potosi
Motivo: primeira rodada da segunda fase da Copa Santander Libertadores
Data: 13/02/2008 (quarta-feira)
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Roberto Silvera-URU (Fifa)
Público: 33.874 pagantes
Renda: R$ 483.157,50
Gols: Marcelo Moreno, a 1 min., Ramires, aos 7 min., e Guilherme, aos 21 min. do 2º tempo
Cruzeiro: FábioMarquinhos Paraná (Apodi), Thiago HelenoEspinoza Jadilson (Fernandinho); FabrícioRamiresCharles Wagner (Marcinho); Guilherme Marcelo Moreno
Técnico: Adilson Batista
Real Potosi: Hugo Suárez; Luis Gatty Ribeiro, Edhemir Rodríguez, Nicolás Sartori e Gonzalo Galindo (Percy Colque); Miguel Loayza (Adrian Cuellar), Marco Paz, Nicolás Suárez, Eduardo Ortiz e Isidro Candia (Ronald Eguino); Álvaro Pintos
Técnico: Mauricio Soria
Cartões amarelos: Gonzalo Galindo (Real Potosi); Charles e Ramires (Cruzeiro)



Do Globoesporte.com
O Cruzeiro começou bem a fase de grupos da Taça Libertadores e derrotou o Real Potosí, da Bolívia, por 3 a 0 , diante de um Mineirão cheio na noite desta quarta-feira, em Belo Horizonte. O time celeste sai na frente no Grupo 1, com três pontos e saldo de três gols, melhor que o do Caracas, da Venezuela, que derrotou o San Lorenzo, da Argentina, por 2 a 0 na terça-feira.

A Raposa volta a jogar na Libertadores já na próxima semana, na quinta-feira, fora de casa, justamente contra o time argentino. Antes disso, o time celeste tem um compromisso pelo Campeonato Mineiro, em Divinópolis, contra o Guarani. O time boliviano só joga no dia 26, contra o vice-líder Caracas, na Venezuela.

 Pressão celeste
Se a primeira tentativa foi dos visitantes, com um bom chute de Candia por cima da meta de Fábio, a Raposa respondeu com pressão total sobre o Potosí. Com boas chegadas dos laterais Marquinhos Paraná e Jadilson nos primeiros 15 minutos, em cruzamentos para os atacantes Guilherme e Marcelo Moreno, o time celeste perdeu várias oportunidades. Wagner arriscou de fora da área, mas o goleiro Hugo Suárez apareceu bem e defendeu. O arqueiro boliviano também evitou um chute cruzado de Guilherme, defendendo com os pés.

Depois da correria inicial, o time mineiro começou a quebrar a cabeça para tentar furar a retranca do Potosí. Pelas pontas ou em lançamentos de Charles e Wagner, o Cruzeiro sempre esbarrava na marcação adversária. Aos 29, em raro contra-ataque, Marcelo Moreno chutou na saída do Suárez, que defendeu com um toquinho. O boliviano da Raposa perdeu outro gol feito aos 40, mandando a bola raspar na trave.

 Porteira aberta
A bronca que os jogadores celestes devem ter tomado no intervalo deu certo. Logo aos 38 segundos da etapa final, Wagner avancçou pela esquerda e cruzou para Marcelo Moreno, logo ele que perdeu as melhores chances do jogo, cabecear certeiro para abrir o placar. Sem chance de o Potosí respirar, aos sete minutos, Ramires aumentou o placar, se aproveitando de passe de Charles e da falha boliviana e soltando uma bomba, sem chance para Hugo Suárez. Foi o quarto gol do volante, que é o artilheiro da Libertadores.

Com total domínio do jogo, a Raposa quase aumentou com duas boas oportunidades de Marcelo Moreno, ambas defendidas pelo goleiro Suárez. Mas foi o jovem Guilherme, que a princípio não jogaria, quem marcou o terceiro gol. Em mais um passe de Wagner, o atacante mandou de biquinho no canto esquerdo e foi bastante saudado pelo torcida celeste. Aos 41, o garoto quase se consagrou com um golaço. Após cruzamento de Moreno, ele deu uma meia-bicicleta que quase entrou no ângulo direito do goleiro boliviano (assista ao vídeo acima com os principais lances do jogo no Mineirão).