29/11/2009: Cruzeiro 4x1 Coritiba

domingo, 29 de novembro de 2009



Links
Melhores Momentos
Reportagem

Ficha Técnica
Cruzeiro 4x1 Coritiba
Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 29/11/2009 (domingo)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Sálvio Espínola (SP)
Público: 27.291 pagantes
Renda: R$ 408.077,83
Gols: Jeci, aos 10 min, Henrique, aos 43 min, e Jonathan, aos 46 min do primeiro tempo; Wellington Paulista, aos 11 min, e Eliandro, aos 21 min do segundo tempo
Cruzeiro: FábioJonathanCláudio CaçapaLeonardo Silva e Diego Renan (Elicarlos); FabrícioHenriqueMarquinhos Paraná e Leandro Lima (Eliandro) (Athirson); Thiago Ribeiro e Wellington Paulista
Técnico:Adilson Batista
Coritiba: Vanderlei; Márcio Gabriel (Marcos Aurélio), Jeci (Cleiton), Dirceu e Luciano Amaral; Leandro Donizete, Jaílton, Renatinho e Pedro Ken; Marcelinho Paraíba e Thiago Gentil
Técnico:Ney Franco
Cartões amarelos: Márcio Gabriel e Luciano Amaral (Coritiba); Wellington Paulista (Cruzeiro)
Fonte: Site Oficial do Cruzeiro


Do Globoesporte.com
Com uma goleada empolgante, de virada, por 4 a 1, o Cruzeiro deixou o Coritiba em situação delicada no Brasileirão e manteve o sonho de voltar a disputar a Libertadores no ano que vem. O time de Adilson Batista chegou aos 59 pontos, dois a menos que os três colocados logo acima, São Paulo, Palmeiras e Internacional. O Coritiba está em 16º, com 44, a mesma pontuação do Botafogo, o primeiro integrante do Z-4.

A equipe mineira encerra a sua participação na competição contra o Santos, na Vila Belmiro, no próximo domingo. Para ir à Libertadores, resta vencer o Peixe e torcer para que São Paulo ou Palmeiras perca para Sport (Morumbi) ou Botafogo (Engenhão), respectivamente. Já os paranaenses encaram o Fluminense, rival direto na luta contra o rebaixamento, no Couto Pereira. Uma vitória garante a equipe na Série A em 2010. Em caso de empate, é preciso ficar na torcida para que o Botafogo não vença o Palmeiras.

Coritiba começa bem, Cruzeiro reage rapidamente

Observados pelos cruzeirenses, os jogadores do Coritiba fizeram uma roda no gramado antes do início do jogo, mostrando mobilização e firmando um pacto pela vitória.

Em campo, o desenho tático da equipe paranaense era simples: dez atrás e Marcelinho Paraíba na frente. Este sempre vigiado de perto, ora por Marquinhos Paraná, ora por Fabrício ou Henrique.

Aos oito minutos, com uma infiltração de Jonathan na área, o Cruzeiro furou o ferrolho e teve boa chance para abrir o placar, mas o lateral-direito não acertou a conclusão, chutando cruzado, para fora.

Sempre pronto para o contragolpe, o Coritiba descolou uma falta no ataque, pela esquerda, aos 11 minutos. Marcelinho Paraíba cobrou com força, cruzado. Jéci se antecipou aos zagueiros e completou para fazer 1 a 0. O autor do gol seria substituído minutos depois, machucado.

O Cruzeiro sentiu o gol. Desatento na marcação, passou a errar muitos passes e era inoperante no setor ofensivo. Por volta dos 20 minutos, a torcida, já impaciente, pediu raça ao time.

O técnico Adilson Batista decidiu apostar no 4-3-3 e sacou Lendro Lima aos 25 minutos, colocando o jovem atacante Eliandro para compor o sistema ofensivo com Thiago Ribeiro e Wellington Paulista.

A alteração melhorou a equipe celeste. Pelo menos quatro oportunidades já haviam sido criadas pela Raposa quando Henrique empatou o jogo, aos 43. Ele chutou de fora da área e acertou o canto direito de Vanderlei.

A torcida cruzeirense explodiu de vez no Mineirão quando Jonathan virou o jogo, aos 46, em chute rasteiro da grande área. Com a virada relâmpago para 2 a 1, o Cruzeiro saiu de campo festejado pelos torcedores.

Goleada cruzeirense e provocação ao Galo no segundo tempo

O Coritiba chegou até a esboçar uma pressão no início do segundo tempo, mas a situação do time piorou quando Cleitou derrubou Thiago Ribeiro na área. Na cobrança do pênalti, aos 11, Wellington Paulista ampliou para o Cruzeiro: 3 a 1.

Com a boa vantagem no placar, o Cruzeiro passou a cadenciar o jogo, posicionando-se na defesa para atrair o Coritiba e explorar os contra-ataques. E foi o que aconteceu aos 21, quando Marquinhos Paraná arrancou em grande jogada e acionou Thiago Ribeiro na direita. Este centrou para Eliandro fazer 4 a 1.

A festa celeste no Mineirão ganhou requintes de “sadismo”. A torcida entoou “Ei, flanelinha, eu já sabia que essa vaga era minha!” para provocar o rival Atlético-MG, que perdeu para o Palmeiras em São Paulo e foi superado pela Raposa na classificação.

O Coritiba não tinha forças para reagir. Pelo contrário, levava seguidos contra-ataques. No fim, o Cruzeiro apenas segurou o resultado e esperou o apito final.