05/08/2009: Cruzeiro 0x2 Atlético - PR

quarta-feira, 5 de agosto de 2009



Cruzeiro 0x2 Atlético - PR
Motivo: 17ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 05/08/2009
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (SP)
Público: 15.485 pagantes
Renda: R$ 286.728,70
Gols: Marcinho, aos 3 min, e Gabriel, aos 42 min do segundo tempo
Cruzeiro: FábioElicarlos (Soares), GilLeonardo Silva e Athirson (Diego Renan); FabrícioMarquinhos ParanáHenrique e BernardoKléber e Wellington Paulista (Rômulo)
Técnico:Adilson Batista
Atlético-PR: Galatto; Nei, Rhodolfo, Bruno Costa e Márcio Azevedo; Rafael Miranda, Valencia, Marcinho (Gabriel) e Paulo Baier; Wesley (Manoel) e Wallyson (Patrick)
Técnico:Antônio Lopes
Cartões amarelos: Patrick, Valencia e Galatto (Atlético-PR); Gil (Cruzeiro)
Cartões vermelhos: Bruno Costa (Atlético-PR); Bernardo e Kléber (Cruzeiro)
Fonte: Site Oficial do Cruzeiro


Do site Atarde

Na estreia do técnico Antônio Lopes, o Atlético Paranaense surpreendeu o Cruzeiro no Mineirão e venceu por 2 a 0, nesta quarta-feira. A segunda vitória consecutiva deixou o time paranaense provisoriamente fora da zona de rebaixamento.
O Atlético soma agora 18 pontos, ultrapassando o próprio time mineiro, que permanece com 17, agora mais ameaçado de entrar no grupo dos quatro que cairão para a Série B. Mais uma vez, os cartões vermelhos foram decisivos para a derrota do Cruzeiro.
Os donos da casa entraram em campo com Athirson na lateral-esquerda, no lugar de Gerson Magrão, cujos direitos foram negociados com o Dínamo de Kiev. Na zaga, Gil estreou com a camisa do Cruzeiro um dia depois de ser apresentado na Toca da Raposa II.
A etapa inicial foi marcada pelas expulsões do zagueiro da equipe paranaense Bruno Costa e do meia cruzeirense Bernardo. Aos 17 minutos, o zagueiro do Atlético foi mais cedo para o vestiário ao levar o segundo cartão amarelo. Com um jogador a mais, o Cruzeiro ganhou em volume ofensivo e levou perigo ao gol de Galatto.
A vantagem numérica do time mineiro, porém, foi desfeita no final, aos 43 minutos, quando Bernardo também recebeu o segundo cartão amarelo após falta boba em Rhodolfo. A expulsão causou a revolta dos torcedores no Mineirão e dos próprios companheiros, que foram para o intervalo reclamando da "infantilidade" do meia e da atitude de atleta "juvenil".
Logo no início do segundo tempo, a equipe visitante inaugurou o marcador. O armador Paulo Baier cruzou na segunda trave e o meia Marcinho, ex-cruzeirense, entrou de carrinho para fazer 1 a 0, aos três minutos.
O Cruzeiro foi em busca do empate. O técnico Adilson Batista procurou mexer com o ataque, mandando a campo Rômulo, no lugar de Wellington. Porém, a reação parou na expulsão da principal esperança de gol do time mineiro. O atacante Kléber - que voltava à equipe após ser poupado na última rodada - fez uma falta por trás e recebeu o segundo cartão amarelo, aos 25 minutos.
Foi a 11ª expulsão do Cruzeiro no atual Brasileiro e a segunda partida seguida na qual o time terminou com nove jogadores em campo - o mesmo aconteceu na derrota por 4 a 1 para o Grêmio, no último domingo. A equipe mineira, mesmo de forma desorganizada, tentava o empate. Mas aos 43 minutos, num contra-ataque, Gabriel marcou o segundo, consolidando a vitória do Atlético.
Na próxima rodada, o Cruzeiro vai tentar a reabilitação no Brasileiro diante do Coritiba, domingo, no Couto Pereira. Já o Atlético buscará confirmar a boa fase contra o Botafogo, no sábado, no Engenhão.