16/08/2009: Cruzeiro 0x0 Santos

segunda-feira, 17 de agosto de 2009



Links
Reportagem

Ficha Técnica
Cruzeiro 0x0 Santos
Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 16/08/2009
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Público: 16.939 pagantes
Renda: R$ 315.294,14
Cruzeiro: FábioJonathan (Gil), Leonardo SilvaThiago Heleno e Diego RenanFabrícioFabinho (Dudu), Marquinhos Paraná e Gilberto (Soares); Kléber e Wellington Paulista
Técnico:Adilson Batista
Santos: Felipe; George Lucas (Triguinho), Fabão, Eli Sabiá e Pará; Rodrigo Mancha, Rodrigo Souto, Germano (Robson) e Paulo Henrique; Mádson (Neymar) e Kléber Pereira
Técnico:Vanderlei Luxemburgo
Cartões amarelos: George Lucas, Rodrigo Mancha, Pará, Fabão e Triguinho (Santos); Marquinhos Paraná e Leonardo Silva (Cruzeiro)
Fonte: Site Oficial do Cruzeiro



Do Globoesporte.com
Num jogo com muita marcação e poucos espaços no primeiro tempo e chances desperdiçadas com emoção no segundo, Cruzeiro e Santos não saíram do empate por 0 a 0 neste domingo, no Mineirão. O resultado acabou frustrante para a torcida que foi ao estádio e para as duas equipes, que mantêm suas posições na tabela do Campeonato Brasileiro. Agora com 21 pontos ganhos, a Raposa está em 14º lugar. O Peixe, com 25 pontos, é 12º. Nada animador para quem sonhava em ficar melhor para começar o returno com o objetivo de se aproximar do G-4 do Brasileirão.
Houve também empate no duelo de atacantes. O 'Gladiador' Kléber, apagadíssimo na primeira etapa, melhorou na segunda mas apareceu mais nos embates que teve com a zaga santista do que nas boas jogadas que costuma fazer. O 'Wolverine' Kléber Pereira foi mais percebido pelo torcedor, mas nas chances que desperdiçou ao longo da partida. Quem brilhou mais foram os goleiros Fábio, no primeiro tempo, e Felipe, no segundo.
Os dois times mostraram também que precisam melhorar muito se quiserem brigar por algo relevante. Na próxima partida, no início do returno, o Cruzeiro vai ao Maracanã para enfrentar o Flamengo, quinta-feira. Antes, o Santos, na quarta, receberá o Grêmio na Vila Belmiro.
Jogo amarrado
Um jogo estudado, de muita briga no meio-campo, marcação, poucos espaços para criar, passes errados. Assim começou e terminou o primeiro tempo de Cruzeiro x Santos. Com Gilberto de volta ao Mineirão, desta vez vestindo a camisa 10. o time mineiro buscava mais espaços para criar. Na nova função, o jogador aparecia ora pela direita, ora pela esquerda, na tentativa de furar o forte bloqueio defensivo armado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. Numa das jogadas, aos 16 minutos, levantou a torcida ao tentar jogada individual pela esquerda após tabela com Kléber, mas não conseguiu dar continuidade à jogada.
O lance foi um bom resumo da primeira etapa. Tanto Gilberto como a equipe celeste esbarravam no forte bloqueio santista, que marcava bem Kléber e Wellington Paulista e procurava neutralizar as jogadas aéreas do adversário. Além disso, o meio-campo começava a ganhar o duelo das bolas roubadas.
Rodrigo Mancha, Germano e Rodrigo Souto, que vestia a camisa 150 em homenagem ao número de jogos completados pelo clube, mostravam disposição incomum. E foi num contra-ataque aos 20 minutos que o Santos deu seu primeiro bote. Paulo Henrique centrou pela direita para Kléber Pereira, que de cabeça tentou encobrir Fábio, mas mandou para fora.
Fábio aparece
Mas o sufoco mesmo ocorreu dois minutos depois. Pará fez jogada típica de ponta pela esquerda. Driblou Jonathan com um elástico, foi à linha de fundo e centrou na cabeça de Kléber Pereira. Fábio fez defesa sensacional e espalmou. No rebote, Madson tocou para a chegada do camisa 9 santista, mas o goleiro ainda foi de carrinho tirar a bola dos pés do atacante, que estava pronto para marcar. A bola saiu da defesa, mas voltou no minuto seguinte pelo lado direito. E Madson cruzou para Rodrigo Souto cabecear para fora.
Passado o susto, time do Cruzeiro procurou se acalmar e botar a bola no chão. Mas tinha Marquinhos Paraná pouco inspirado e os laterais bem marcados, o que dificultou e muito a vida de Kléber e Wellington Paulista na frente. Só Gilberto aparecia bem individualmente. Numa das jogadas no fim da primeira etapa, caiu pela esquerda e deu um centro que mais pareceu um chute, obrigando Felipe a fazer a única boa defesa.
- Está muito difícil arrumar espaços, tá tudo muito fechado lá na frente. Mas eu acho que no segundo tempo o Vanderlei vai abrir mais o time dele, aí poderemos criar situações - resumiu bem Kléber, o Gladiador, que pouco apareceu na partida.
Cresce a emoção
Kléber acertou na previsão. O Santos, realmente, saiu mais para o jogo. O meio-campo se adiantou, para ficar mais próximo do ataque. Foi aí que o jogo ficou mais emocionante, com predomínio do Cruzeiro, que logo conseguiu criar a primeira grande jogada. Após bola roubada por Kléber e boa troca de passes, Jonathan, mais aberto pela direita, mandou uma bomba pelo alto que obrigou o goleiro Felipe a espalmar para escanteio.
O Peixe, mais adiantado, marcando a saída de bola do adversário, se aproveitou de uma falha da zaga celeste e quase abriu o placar aos 20. Kléber Pereira fez tabela com Paulo Henrique e bateu na saída de Fábio, que fez mais uma bela defesa. Já com Soares no lugar de Gilberto, que cansou, a Raposa respondeu à altura no minuto seguinte: Rodrigo Mancha rebateu mal uma bola na zaga santista, e ela sobrou limpa para Wellington Paulista, que bateu com violência. Felipe, mais uma vez, fez grande defesa.
Vanderlei Luxemburgo trocou Madson, veloz mas pouco eficiente, por Neymar. O Cruzeiro continuou no ataque. Wellington Paulista desperdiçou outra chance nas mãos de Felipe. Soares perdeu outras duas, aos 30 e 32, a segunda numa cabeçada que passou bem perto do gol.
O treinador santista tentou melhorar o Peixe, com Robson no lugar de Germano e Triguinho no de George Lucas (deslocando Pará para a lateral direita). Adilson Batista já tinha feito algo semelhante antes, ao trocar Jonathan por Gil, deslocando Diego Renan também para a direita. Com Kléber levando pancada de todos os lados e o Cruzeiro desperdiçando mais duas chances, o jogo não saiu do 0 a 0.