29/07/2009: Cruzeiro 1x0 Sport

quinta-feira, 30 de julho de 2009



Links
Melhores Momentos
Coletiva Adilson

Ficha Técnica
Cruzeiro 1x0 Sport
Motivo: 15ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 29/07/2009 (quarta-feira)
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Público: 17.954 pagantes
Renda: R$ 292.302,80
Gol: Kléber, aos 44 min do segundo tempo
Cruzeiro: FábioJonathan (Bernardo), FabinhoThiago Heleno e Diego RenanFabrícioMarquinhos Paraná, Henrique e Gerson Magrão (Elicarlos); Thiago Ribeiro (Wellington Paulista) e Kléber
Técnico: Adilson Batista
Sport: Magrão; César, Igor (Juliano) e Durval; Élder Granja, Hamilton, Andrade (Sandro Goiano), Fabiano (Guto), Luciano Henrique e Dutra; Vandinho
Técnico:Levi Gomes
Cartões amarelos: Luciano Henrique, Andrade, Igor, César, Dutra e Durval (Sport); Fabinho (Cruzeiro)
Cartões vermelhos: Diego Renan (Cruzeiro); Dutra (Sport)
Fonte: Site Oficial do Cruzeiro



Do Globoesporte.com
O Cruzeiro se recuperou do mau retrospecto recente no Mineirão, mas foi sofrido. Venceu o Sport por 1 a 0 nesta quarta-feira com um gol de Kléber aos 44 minutos do segundo tempo. O time, que vinha de três derrotas no estádio (para Corinthians, Estudiantes e Atlético-MG), pulou para a 14ª colocação do Brasileiro, com 17 pontos.

Os donos da casa estiveram com um jogador a menos em boa parte do confronto, já que Diego Renan recebeu o cartão vermelho aos 32 minutos da etapa inicial. Foi a sétima expulsão do time em 14 partidas. O Sport, que teve o interino Levi Gomes no comando, após a demissão de Emerson Leão, completou cinco partidas sem vitória. Segue na zona de rebaixamento, com 13 pontos, em 17º lugar.

Na próxima rodada, Cruzeiro e Sport voltam a encontrar adversários da última Taça Libertadores. Os mineiros, que comemoraram no Olímpico a vaga para a decisão continental, voltam ao estádio para encarar o Grêmio, às 18h30m de domingo. No dia anterior, também às 18h30m, o Sport recebe o algoz Palmeiras na Ilha do Retiro, palco da eliminação nas oitavas de final.

Sport acerta marcação e segura o Cruzeiro

As duas equipes começaram o jogo no Mineirão com surpresas na escalação. Adilson Batista pôs o garoto Diego Renan (19 anos) na lateral esquerda, deixando Gerson Magrão no meio, com uma função que ele não fazia havia mais de três meses. E Levi Gomes adotou uma formação mais ofensiva, trocando Sandro Goiano por Luciano Henrique.

As duas apostas se mostraram arriscadas. O Cruzeiro pareceu capenga, forçando as jogadas apenas pela direita. E teve o próprio Diego Renan expulso, após levar dois cartões amarelos num intervalo de três minutos - aos 29, por fazer falta boba no meio-campo, e aos 32, ao derrubar Luciano Henrique.

Já o Sport demorou a acertar a sua marcação e passou por alguns apuros até os 20 minutos, tanto é que Levi Gomes chegou a mandar o volante Sandro Goiano para o aquecimento. Antes disso, Gerson Magrão acertou o travessão, e Thiago Ribeiro obrigou Magrão a espalmar um chute para escanteio.

Depois, o Sport conseguiu controlar as jogadas ofensivas dos donos da casa - à base, é verdade, de muitas faltas. Somente Kléber recebeu sete nos 45 minutos iniciais. E cinco jogadores rubro-negros receberam o cartão amarelo.

O preço da solidez defensiva, no entanto, foi a falta de ousadia no ataque. O Sport só exigiu alguma ação de Fábio em chutes de fora da área, e mesmo assim sem perigo. Abusava de passes longos, quase sempre encontrando os homens de frente em impedimento: foram seis no primeiro tempo. Mesmo com um jogador a mais, o time manteve sua postura, sem se expor a contra-ataques.

Segundo tempo tem mais chances de gol

O intervalo fez bem à partida, que ficou mais aberta no segundo tempo. Em 16 minutos, seis boas chances foram criadas (quatro com os donos da casa e duas com os visitantes). Thiago Ribeiro teve duas em seus pés, mas concluiu mal, levando parte da torcida a vaiá-lo. Kléber teve outras duas, mas parou em boas defesas de Magrão.

E o Sport enfim obrigou Fábio a trabalhar, como numa cabeçada de César após cobrança de escanteio. Preocupado com a falta de marcação no meio-campo, Levi Gomes trocou Andrade por Sandro Goiano. Adilson também reforçou a marcação, substituindo Gerson Magrão por Elicarlos. Além disso, tirou Thiago Ribeiro, que foi obrigado a escutar mais vaias, e pôs Wellington Paulista.

Aos poucos, o Cruzeiro foi sentindo o desgaste físico por atuar com um jogador a menos. Mas teve excelente chance para abrir o placar aos 26 minutos, quando Fabrício recebeu passe de Wellington Paulista e, da marca do pênalti, chutou para fora. O Sport também esteve próximo do gol: aos 29, Vandinho cabeceou no travessão.

Nos minutos finais, a torcida no Mineirão foi se mostrando mais impaciente, sobretudo porque via os pernambucanos com posse de bola no campo de ataque. Mas comemorou no finzinho, quando Kléber acertou a rede do goleiro Magrão, mesmo escorregando no momento do chute, marcando seu sexto gol no campeonato. Logo antes, Dutra recebera o cartão vermelho.