19/07/2009: Cruzeiro 1x2 Corinthians

domingo, 19 de julho de 2009



Links
Entrevista após a partida
Comentários de Caio Ribeiro

Ficha Técnica
Cruzeiro 1x2 Corinthians
Motivo: 12ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 19/07/2009 (domingo)
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Público: 32.595 pagantes
Renda: R$ 619.679,72
Gols: Jorge Henrique, aos 22 min do primeiro tempo; Ronaldo, aos 31 min, e Kléber, aos 39 min do segundo tempo
Cruzeiro: FábioJonathanHenriqueLeonardo Silva e Gerson Magrão (Athirson); FabrícioMarquinhos ParanáFabinho Dudu (Elicarlos); Kléber e Wellington Paulista (Thiago Ribeiro)
Técnico: Adilson Batista
Corinthians: Felipe; Diogo, Chicão, Diego e André Santos; Christian, Jucilei, Elias (Marcinho) e Morais (Jackson); Jorge Henrique (Marcelinho) e Ronaldo
Técnico: Mano Menezes
Cartões amarelos: Henrique e Fa/pício (Cruzeiro); Elias, Morais e Diego (Corinthians)
Cartão vermelho: Leonardo Silva (Cruzeiro)
Fonte: Site Oficial do Cruzeiro



Do Globoesporte.com
Ronaldo reencontrou o Cruzeiro depois de 15 anos, mas não quis saber de gratidão com o clube que o revelou para o futebol. O Fenômeno até perdeu um pênalti muito mal batido no primeiro tempo, mas deu um passe milimétrico para Jorge Henrique fazer o dele e anotou o outro na vitória do Corinthians por 2 a 1 sobre a Raposa, neste domingo, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro. Foi o primeiro gol do camisa 9 fora do estado de São Paulo na competição e o primeiro triunfo alvinegro como visitante.


Confira a tabela de classificação e os próximos jogos

O resultado mantém o Timão grudado no grupo dos quatro melhores. Agora, a equipe dirigida por Mano Menezes aparece na sexta colocação, com 20 pontos, cinco a menos que o líder Atlético-MG. Já a Raposa, ainda de ressaca pela derrota na final da Libertadores, está em 18°, com dez, na zona do rebaixamento. Na próxima quarta-feira, o Cruzeiro vai ao ABC paulista enfrentar o Santo André, às 19h30m, no estádio Bruno José Daniel. O Corinthians encara o Vitória, quinta-feira, às 21h, no Pacaembu.

Jorge Henrique marca, Ronaldo perde pênalti e Cruzeiro reclama

Cruzeiro e Corinthians fizeram um início de primeiro tempo de pouca produção. A Raposa foi a campo com três volantes e apenas o garoto Dudu, de 17 anos, na armação. Do outro lado, Mano Menezes também adotou certa cautela ao escalar os marcadores Cristian, Elias e Jucilei e somente Morais na distribuição das jogadas para Jorge Henrique e Ronaldo, vaiado toda vez que tocava na bola.

Com o meio-campo congestionado e se movimentando pouco, a Raposa só conseguiu assustar Felipe aos 18, com Dudu recebendo passe na área, mas chutando torto à esquerda. O Timão se arriscava nos contra-ataques, sempre com Jorge Henrique aberto pelos lados e o Fenômeno infiltrado na área.

Quando os mineiros começavam a tocar melhor a bola, Ronaldo foi impiedoso com seu primeiro clube como profissional. Aos 22, o camisa 9 acertou um lindo lançamento pelo alto para Jorge Henrique na área. O atacante recebeu nas costas da defesa, driblou o goleiro Fábio e tocou para o gol vazio.

O gol abalou o Cruzeiro. Aos 29, Morais recebeu passe na entrada da área e tocou para Ronaldo chutar. A bola passou por Fábio, mas o zagueiro Leonardo Silva salvou sobre a linha com o braço: pênalti e expulsão. Na batida, o Fenômeno fez a paradinha, chutou fraco, e o goleiro defendeu, levando o Mineirão ao delírio.

Mesmo com um jogador a menos, o Cruzeiro cresceu após a entrada do volante Elicarlos no lugar de Dudu. Aos 34, em corte errado da defesa, a bola sobrou na marca do pênalti para Marquinhos Paraná. O jogador tentou pegar de primeira, mas furou feio e perdeu grande chance. Três minutos mais tarde, Gérson Magrão recebeu de Kléber na área e, de frente para Felipe, chutou por cima.

Nos minutos finais, aos 44, os mineiros balançaram a rede, com Jonathan, mas o árbitro Elmo Alves Resende Cunha já havia parado o lance marcando falta de Wellington Paulista sobre Chicão. O Corinthians respondeu em seguida. Depois de uma bobeira na marcação, Morais desviou, a bola tocou na trave e saiu pela linha de fundo.

Ronaldo marca o primeiro gol fora de São Paulo

Na volta do intervalo, quando era esperada uma pressão do Cruzeiro, o Corinthians quase fez o segundo logo no primeiro minuto. Diogo disparou pela direita, invadiu a área e chutou cruzado. A bola passou por todo mundo, Jorge Henrique ainda tentou desviar, mas não alcançou. Aos dez, Ronaldo entrou livre, bateu cruzado e Fábio espalmou. No rebote, Elias tentou acertar o ângulo esquerdo e mandou por cima.

Com a entrada de Thiago Ribeiro no lugar de Wellington Paulista, o Cruzeiro ganhou mais velocidade. No entanto, abriu muitos espaços na defesa. Aos 13, Jorge Henrique ganhou da zaga mineira e chutou colocado para Fábio defender. Aos 19, o Cruzeiro respondeu com Thiago Ribeiro, que cruzou da direita, mas Kléber, livre, não conseguiu dominar.

No minuto seguinte, a Raposa voltou a levar perigo em chute de Marquinhos Paraná, que Felipe espalmou. No contra-ataque, Elias saiu de frente para Fábio, mas chutou grotescamente por cima. Aos 28, o goleiro corintiano deu rebote em batida de Kléber. Thiago Ribeiro, sem marcação, desviou de cabeça e jogou a bola nas mãos do camisa 1.

Com o contra-ataque à disposição, o Corinthians chegou ao segundo gol, aos 32 minutos. Jucilei fez boa jogada na entrada da área e rolou para Ronaldo chutar no canto direito de Fábio: 2 a 0. O Cruzeiro respondeu, aos 39. Chicão cometeu pênalti sobre Kléber. O atacante bateu e descontou. Nos minutos finais, a torcida celeste empurrou o time ao ataque, e o empate não saiu por milagre. Após cruzamento da esquerda, Thiago Ribeiro cabeceou, e Chicão salvou em cima da linha. Na sobra, Felipe se jogou nos pés de Kléber e garantiu a vitória paulista.