Reportagem sobre Guilherme

sexta-feira, 1 de maio de 2009



Reportagem publicada no site Globo Esporte

Sem jogar em Kiev, Guilherme se emociona com Cruzeiro: ‘Está definido’
Ex-atacante da Raposa acha que time já é o campeão mineiro após goleada e diz que até chora ao ler notícias sobre o clube



Guilherme chegou em fevereiro à Ucrânia beijando a camisa do Dínamo de Kiev A vontade de Guilherme era estar em campo. No Mineirão ou na Ucrânia. Sem lugar no time do Dínamo de Kiev, o atacante espera uma chance enquanto torce pelo Cruzeiro, de onde saiu em fevereiro. De longe, já chorou ao lembrar da torcida celeste e teve até vontade de chutar a bola vendo a Raposa decidir o Mineiro contra o Atlético-MG. Mas a equipe nem precisou de sua ajuda: sem ele, goleou o Galo por 5 a 0 e colocou a mão na taça. Para o artilheiro, mais que isso: as duas mãos.

Em entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM, de Kiev, Guilherme afirmou que já está recuperado de uma lesão na coxa direita e que aguarda uma oportunidade com o técnico Yuri Semin. Sem jogar, a saudade do Cruzeiro aumenta. E a alegria, aliada ao choro, está na tela da Globo Internacional, por onde acompanha os jogos do ex-clube.

- Para mim, o título já está definido. Não é só porque eu joguei no Cruzeiro, nem acho que eu esteja menosprezando o Atlético ao falar isso. Mas é muito difícil devolver o 5 a 0. Nunca imaginava que seria outra goleada dessa, como a do ano passado. O time está bem, manteve a base da temporada passada, mudou poucas peças. Quando vejo o jogo na TV ou leio notícias sobre o clube na internet, meus olhos até enchem d’água – contou o atacante.

Antes da final, Guilherme fez questão de ligar para os ex-companheiros Marquinhos Paraná e Henrique e para o técnico Adilson Batista. Desejou boa sorte. Era o máximo que podia fazer. Pela primeira vez em sua carreira, o atacante é obrigado a ser apenas torcedor da Raposa em uma final.

Guilherme ainda nos tempos de Cruzeiro: lágrimas ao ler notícias sobre o clube na internet - É difícil ver sem fazer parte do time. Mas fico feliz por saber que a equipe está bem, fazendo boas campanhas. Fico triste de não estar participando, mas minha felicidade e minha torcida estão acima de tudo – disse.

Com saudades, Guilherme sonha voltar ao clube que o revelou. Não agora. Aos 20 anos, mora sozinho com a noiva Bárbara em Kiev. Seu início na Ucrânia foi prejudicado pela contusão na coxa e precisou passar um mês em tratamento. Recuperado, só atuou uma vez pelo Dínamo no campeonato nacional. Inscrito na Copa da Uefa, não foi utilizado na primeira semifinal, contra o Shakhtar. Apesar de chateado, confia que ganhará um lugar na equipe na próxima temporada, já que a atual está na reta final.

- Não sei o motivo de não estar jogando. Acho que é porque a temporada já está no fim e o time já está montado, pode ser que não queiram mexer na equipe agora. Mas já estou recuperado, treinando de igual para igual com os outros. Vou esperar o recesso no meio do ano para ver o que eles esperam de mim na próxima temporada – afirmou.

O discurso pode parecer de quem está pronto para deixar o futebol europeu e voltar ao Brasil. Mas Guilherme garante que não. Seu objetivo é aproveitar a oportunidade que tiver na Ucrânia e se destacar, como aconteceu no Cruzeiro.

- Minha hora vai chegar, porque em todo lugar é assim. Também tive que esperar no Cruzeiro, treinei separado um tempo. É que o brasileiro, às vezes, não gosta de esperar. Mas não tenho arrependimento.

A inspiração para brilhar em Kiev está em seu substituto no Cruzeiro: Kléber. Campeão mundial sub-20 com o Brasil em 2003, o atacante trocou o São Paulo pelo Dínamo e só voltou ao Brasil em 2008, no Palmeiras. Hoje, é um dos melhores jogadores em atividade no futebol brasileiro e ganhou a aprovação de Guilherme na Raposa.

- Ele nunca precisou provar nada a ninguém, depois do que fez aqui na Ucrânia e no Palmeiras. Ele tem cadeira cativa no time do Cruzeiro e tem feito até mais gols que na época do Palmeiras. Tomara que ele não seja mais expulso, pois faz muita falta ao time - concluiu, rindo.