08/04/2009: Estudiantes 4x0 Cruzeiro

quinta-feira, 9 de abril de 2009



Ficha Técnica
Estudiantes 4x0 Cruzeiro
Motivo: 5ª rodada da fase classificatória da Copa Santander Libertadores
Data: 08/04/2009 (quarta-feira)
Local: estádio Ciudad de La Plata, em La Plata-ARG
Árbitro: Roberto Silvera (URU)
Gols: Verón, aos 5 min, e Gastón Fernández, aos 32 min do primeiro tempo; Prette, aos 28 min e aos 32 min do segundo tempo
Estudiantes: Andújar; Angeleri, Cellay, Desábato, Iberbia; Pérez, /paña, Verón (Sánchez) e Benítez; Boselli (Prette) e Gastón Fernández (Calderón)
Técnico: Alejandro Sabella
Cruzeiro: FábioJancarlos (Elicarlos), Leonardo Silva, Thiago Heleno  e Jonathan (Bernardo); FabrícioHenriqueMarquinhos ParanáRamires e Gerson MagrãoWellington Paulista (Soares)
Técnico: Adilson Batista
Cartões amarelos: Jonathan, Ramires e Bernardo (Cruzeiro); Verón e Desábato (Estudiantes)
Fonte: Site oficial do Cruzeiro


Do Globoesporte.com
O Cruzeiro adiou de forma melancólica e até perigosa a sua classificação às oitavas-de-final para a última rodada da fase de grupos da Taça Libertadores. Em um jogo que começou tumultuado por causa do atraso com que a delegação celeste chegou ao Estádio Ciudad La Plata, o Estudiantes aplicou uma goleada na Raposa por 4 a 0, na noite desta quarta-feira, pela quinta rodada do Grupo 5 da competição, com dois gols de Sánches Prette, um de Verón e outro de Fernández. O time argentino devolveu com um gol a mais a derrota que sofrera no Mineirão por 3 a 0, e os mineiros perdem a primeira na competição.
O resultado mantém o Cruzeiro em primeiro na chave, com dez pontos, mas agora com apenas um de vantagem sobre o Estudiantes, que passa a ter nove. A Raposa pode avançar mesmo sem entrar em campo: basta que o seu próximo adversário, o Deportivo Quito, não vença o lanterna Universitario de Sucre, no dia 14, em casa. Se isso acontecer, o time mineiro continua precisando só de um ponto para se classificar, que vai buscar em casa, contra a equipe equatoriana, no dia 23. Mas se perder, corre risco de não avançar. O time argentino joga a última fora, contra os bolivianos.
Nesta terça, dia 14, é a vez do o time azul voltar às atenções para o Campeonato Mineiro, no jogo de ida das semifinais, quando visita o Democrata de Governador Valadares ou o Ituiutaba, que decidem a vaga nesta quinta.
O jogo começou muito cedo para o time celeste. A delegação brasileira teve que pegar um caminho mais longo de Buenos Aires, onde estava hospedada, a La Plata, local do jogo, por causa de uma manifestação popular que havia fechado o caminho para o estádio. Com isso, o jogo começou 40 minutos mais tarde, e os jogadores tiveram que aquecer e até vestir as camisas azuis dentro do frio gramado do Estádio Ciudad La Plata.
A consequência disso se viu logo aos cinco minutos de jogo. Embora o time celeste tivesse chegado com perigo pouco antes, com Gérson Magrão, a zaga deu bobeira em seguida. Fernández recebeu livre, avançou pela ponta direita e rolou na área para o veterano Verón só completar e marcar: 1 a 0.
A desconcentração celeste era tão evidente, que Marquinhos Paraná chegou a chutar uma bola nas costas do colega Wellington Paulista em um lance de ataque. Se aproveitando dos erros celestes, o Estudiantes levou mais perigo e, aos 31, aumentou o placar. Marquinhos Paraná foi desarmado na saída de bola por Boselli, que entrou na área e tocou para Fernández marcar o segundo gol.
O técnico Adilson Batista fez apenas um alteração no intervalo, tirando o machucado Jonathan para a entrada do garoto Bernardo, revelação da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. E logo no primeiro minuto, Thiago Heleno escorou de cabeça uma cobrança de falta de Gérson Magrão e balançou as redes. O árbitro uruguaio Roberto Silvera apitou impedimento, mas o último toque foi dado pela zaga argentina, em um lance polêmico.
Em uma disputa de bola aos 14, o zagueiro Leonardo Silva acertou o argentino Verón, que levou a pior e, mesmo com o nariz sangrando, continuou em campo. E foi importante para o time argentino, já que aos 28, ele cobrou uma falta deixando Sánchez Prette, que acabara de entrar, na cara do gol para marcar o terceiro do Estudiantes. A zaga celeste ficou parada pedindo impedimento. O atacante ainda marcaria mais um aos 32, depois de tabelar com Verón e bater cruzado, para alegria da torcida, que a esta altura cantava alto no estádio.
Como havia perdido por 3 a 0 no Mineirão, no dia 19 de fevereiro, na estreia das duas equipes, o Estudiantes devolveu a derrota com juros e correção monetária. Com gritos de olé até o apito final.


2 Comentários

Hadson - Gov. Valadares (MG) disse...

Sou saudosista convicto e acho o futebol de hoje péssimo. O time atual do Cruzeiro é sofrível. Perder de 4 x 0 para o penúltimo colocado do Campeonato Argentino é demais. Em 2008, os comandados da "estrela" Adílson Batista levaram de 5x 1 do Real Potosí, um "timaço".
Estão manchando a história do Cruzeiro na Libertadores.

9 de abril de 2009 às 12:10
sergio disse...

É o resultado de ontem foi horroroso mesmo. Pra um time que começou bem a temporada esperava-se mais. Foi decepcionante. Um abraço Hadson.

9 de abril de 2009 às 19:02