Ademir

quinta-feira, 19 de março de 2009




Cruzeiro campeão mineiro de 1994 com Ronaldo Fenômeno em início de carreira. O time estrelado levantou o caneco com 17 vitórias, cinco empates e nenhuma derrota. Ronaldo foi o artilheiro com 22 gols em 22 jogos. Em pé vemos Paulo Roberto, Dida, Célio Lúcio, Rogério Lage, Luizinho e Nonato; agachados estão Ademir, Ronaldo, Catê, Luiz Fernando e Roberto Gaúcho. Fonte: Cruzeiro

ADEMIR

Ademir, o Ademir Roque Kaefer, nasceu em Toledo (PR), no dia 6 de janeiro de 1960. Hoje, o loiro ex-volante mora em sua terra natal, Toledo, que revelou também Preto Casagrande e Ávalos, campeões brasileiros pelo Santos em 2004. Lá, Ademir, casado e pai de dois filhos, é agropecuarista.

O volante começou a carreira no Toledo, em 1980. Passou depois pelo Inter, seleção brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de 1984 (foi titular da equipe que ganhou a medalha de prata), Santo André e Cruzeiro, onde brilhou entre 1988 e 1995.

Na Toca da Raposa, conquistou títulos importantes como: Supercopa (1991 e 1992) e três campeonatos mineiros (1989, 1992 e 1994). Também esteve na Seleção Brasileira nas Olimpíadas de 88 e mais uma vez conseguiu a medalha de prata. Fora do país, Ademir jogou pelo Racing, da Argentina.

Duas vezes prata

Ademir é o único jogador de futebol brasileiro a ser duas vezes medalha de prata em jogos olímpicos. Em 1984, ele fez parte da equipe comandada por Jair Picerni e que perdeu para a França, 2 a 0. O time brasileiro, à época, tinha como base o Inter de Porto Alegre. Alguns dos colorados que faziam parte do time eram: Kita, Mauro Galvão, Silvinho, André Luiz, Gilmar Rinaldi e Pinga. Quatro anos depois, Ademir da Guia fazia parte da equipe comandada por Carlos Alberto Silva (veja foto), que ficou em segundo lugar em Seul.

por Rogério Micheletti




Cruzeiro de 1992. Em pé: Paulo César, Paulo Roberto, Célio Lúcio, Luizinho, Ademir e Edson. Agachados: Betinho, Renato Gaúcho, Cleison, Douglas e Roberto Gaúcho.

História de Ademir, no blog do MIlton Neves