04/03/2009: Universitário Sucre 0x1 Cruzeiro

quarta-feira, 4 de março de 2009



Links
Melhores Momentos
Primeiro Tempo
Segundo Tempo Completo

Ficha Técnica
Universitário Sucre 0x1 Cruzeiro
Motivo: terceira rodada do grupo 5 da Copa Santander Libertadores
Data: 04/03/2009 (quarta-feira)
Local: estádio Olímpico Pátria, em Sucre, Bolívia
Árbitro: Roberto Silvera (Uruguai)
Gol: Thiago Ribeiro, aos 38 min do primeiro tempo
Universitário Sucre: Carlos Lampe; Pedro Zabala, Ronald Rivero e Vanderlei dos Santos e Marvin Bejarano; Rolando Ribera, Sacha Lima (Mealla), Saucedo (Dimas da Silva) e Marcelo Gomes (Gallegos); Raimondi e Sillero
Técnico: Eduardo Villegas
Cruzeiro: FábioJonathanLéo FortunatoLeonardo Silva e FernandinhoHenriqueMarquinhos ParanáRamires (Elicarlos) e Wagner (Soares); Thiago Ribeiro (Jancarlos) e Kléber
Técnico: Adilson Batista
Cartões amarelos: Vanderlei dos Santos (Universitário); Fernandinho (Cruzeiro)
Cartão vermelho: Kléber (Cruzeiro)



Do Globoesporte.com
Cruzeiro vence Universitario de Sucre, e Kléber é expulso de novo
Na vitória por 1 a 0 sobre os bolivianos, atacante tem boa atuação, mas perde a cabeça
A altura de 2.800 metros em relação ao nível do mar de Sucre não trouxe qualquer problema ao time do Cruzeiro. Com um primeiro tempo praticamente perfeito, a equipe de Adilson Batista bateu o Universitario de Sucre por 1 a 0, pela terceira rodada, e manteve a liderança do Grupo 5 da Taça Libertadores (assista aos melhores momentos do jogo no vídeo ao lado). O time brasileiro soma sete pontos, enquanto os bolivianos têm apenas um, na lanterna. Estudiantes de La Plata e Deportivo Quito completam a rodada em 10 de março.
O destaque negativo fica por conta do atacante Kléber. Na segunda partida dele na Libertadores, o jogador foi expulso em um lance infantil e não vai estar em campo no próximo dia 18, no Mineirão, quando os times repetem o duelo. Será a vez de os brasileiros receberem os bolivianos.
Quando a fase é boa, até a missão de jogar fora de casa parece mais fácil. Invicto na temporada (nove vitórias e dois empates até então), o Cruzeiro começou a partida exibindo autoridade, mas quem assustou primeiro foi o time boliviano. Aos cinco minutos, o argentino Sillero avançou pela direita e cruzou na cabeça do paraguaio Raimondi. A bola passou à direita de Fábio.
No minuto seguinte, Kléber respondeu. O Gladiador entrou na área e bateu de perna esquerda. A bola tocou na rede pelo lado de fora. Seria a primeira de três chances claras de gol seguidas do jogador. Aos 7, depois de uma confusão na ‘casa’ boliviana, ele dividiu com o goleiro Carlos Lampe, mas acabou sendo travado na hora do chute. No terceiro lance, a melhor oportunidade. O camisa 25 se livrou da marcação com dois cortes rápidos e bateu forte no ângulo esquerdo. Lampe apareceu bem novamente.
O Universitario não estava morto. Aos 17, Sillero, atacante veloz, ganhou a disputa com a zaga e bateu forte de pé direito. Fábio saltou assustado para defender, mas a bola foi pela linha de fundo.
A partir dos 20 minutos, a Raposa começou a abrir espaços para o adversário, não sofreu grandes sustos, mas também não criou como antes. Depois de quase quinze minutos de poucas emoções, Ramires foi lançado por Kléber, tocou na saída de Lampe, só que o goleirão conseguiu evitar o gol com os pés. Bela defesa!
O relógio marcava 38 minutos quando o outro atacante do Cruzeiro finalmente apareceu. Jonathan cruzou na cabeça de Thiago Ribeiro e o camisa 11, livre, só colocou no canto direito do goleiro: 1 a 0 e é gol azul!
O Cruzeiro começou o segundo tempo com toda a pinta de que iria partir ao ataque para resolver logo a parada. Aos cinco minutos, Thiago Ribeiro bateu rasteiro e obrigou Lampe a se esticar todo para defender. Só que um minuto depois, Raimondi assustou, e muito, o time celeste. O atacante recebeu passe de cabeça na pequena área, conseguiu chutar, mas foi abafado por Fábio.
Pouco antes dos dez minutos, Adilson Batista tirou Thiago Ribeiro, aparentemente machucado, para a entrada de Jancarlos. Desta forma, Jonathan foi descolado para o meio-campo, e Wagner adiantado para o ataque ao lado de Kléber. A mudança deixou o time brasileiro ainda mais burocrático e abusando dos passes para o lado. Aos 11, Lima cobrou falta de muito longe, e Fábio fez a defesa em dois tempo. Recuados, os mineiros começaram a sofrer pressão dos bolivianos.
Até os 22 minutos do segundo tempo, nenhum cartão amarelo havia sido mostrado na partida. Mas bastou Kléber perder a cabeça para o primeiro cartão aparecer. E logo o vermelho. Em uma disputa de bola com Ribera no ataque, o jogador acertou um chute no rosto do boliviano e foi para o chuveiro mais cedo. Segundo jogo dele na Libertadores, segunda expulsão (a primeira foi contra o Estudiantes, no Mineirão). Na saída do campo, o jogador disse ao técnico Adilson Batista que não havia feito nada.       
Com um a menos, a pressão era inevitável. Aos 34, Raimondi quase empatou. Em uma cabeçada perigosa, o goleiro Fábio se esticou todo para defender e salvar. Frio na barriga da galera celeste!
Fábio fechou o gol novamente, aos 42. Em cabeçada de Sillero, o goleirão fez ótima defesa e garantiu a segunda vitória do time na Libertadores 2009. Agora, são doze jogos de invencibilidade no ano. Dez vitórias e dois empates.