17/01/2009: Cruzeiro 4x2 Atlético - MG

sábado, 17 de janeiro de 2009



Links
Melhores Momentos
Gols com áudio da Itatiaia

Ficha Técnica
Cruzeiro 4x2 Atlético - MG
Motivo: primeiro jogo do Torneio de Verão
Data: 17/01/2009 (sábado)
Local: estádio Centenário, em Montevidéu-URU
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Público: 25 mil pagantes
Gols: Renan (contra), aos 17 min, Diego Tardelli, aos 36 min, Fernandinho, aos 39 min, e Ramires, aos 46 min do primeiro tempo; Diego Tardelli, aos 22 min, e Soares, aos 44 min do segundo tempo
Cruzeiro: Fábio; Jonathan (Jancarlos), Thiago Heleno (Leonardo Silva), Léo Fortunato e Fernandinho; Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner (Camilo); Thiago Ribeiro (Soares) e Wellington Paulista (Alessandro)
Técnico: Adilson Batista
Atlético-MG: Juninho, Welton Felipe, Leandro Almeida e Marcos (Tchô); Carlos Alberto, Renan (Sheslon), Rafael Miranda (Márcio Araújo), Júnior (Lopes) e Thiago Feltri (Raphael Aguiar); Éder Luís e Diego Tardelli
Técnico: Emerson Leão
Cartões amarelos: Sheslon (Atlético-MG); Fernandinho (Cruzeiro)
Fonte: Site Oficial do Cruzeiro



17/01/2009 - 18h22
Cruzeiro supera Atlético-MG no 1º clássico fora do Brasil
Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
No primeiro clássico disputado fora do Brasil, o Cruzeiro venceu o arqui-rival Atlético-MG, por 4 a 2, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, em duelo válido pelo torneio de verão. Com a vitória, o time celeste disputará a final, na quarta-feira, contra o Nacional, que derrotou o Peñarol também neste sábado. Atlético e Peñarol decidem o terceiro lugar da competição amistosa.
No primeiro clássico da temporada, o Cruzeiro manteve uma longa invencibilidade diante do Atlético, que não vence o rival há nove jogos. O jogo serviu de teste para os dois times, cuja preparação começou há 11 dias. A equipe da Toca da Raposa foi melhor no primeiro tempo. O time alvinegro melhorou na segunda etapa, mas não conseguiu reagir.

O técnico Adilson Batista destacou a primeira vitória na temporada. "É um clássico importante, tradicional, primeiro fora do País. Então, começar vencendo é sempre importante. O Cruzeiro, mesmo com dez dias, trabalhou bem a bola, rodou bem a bola, alguns jogadores se comportaram como nós conhecemos", observou o treinador.

O Cruzeiro apostou na base do ano passado e entrou em campo com um time bem conhecido do torcedor. Dos seis reforços contratos pelo clube, apenas Wellington Paulista começou como titular, uma vez que Guilherme, machucado, não viajou ao Uruguai. Jael, outro contratado, também ficou em Belo Horizonte.

Os outros quatro reforços do Cruzeiro - o lateral-direito Jancarlos, o zagueiro Leonardo Silva e os atacantes Soares e Alessandro - começaram no banco de reservas.

Dos seis reforços contratados pelo Atlético, quatro iniciaram o clássico - os volantes Renan e Carlos Alberto, que começou na lateral direita, o lateral-esquerdo Júnior, deslocado para o meio-campo, e o atacante Diego Tardelli. O meia Lopes e o volante Júnior, que também chegaram para 2009, ficaram como opções de banco. Outras novidades foram as voltas do atacante Éder Luís e do lateral-esquerdo Thiago Feltri.

Com o time mais entrosado, o Cruzeiro dominou o primeiro tempo e obteve a vitória parcial por 3 a 1. No primeiro gol, o estreante Renan tentou cortar a bola tocada por Jonathan, mas marcou contra. O Atlético empatou com Diego Tardelli, em cobrança de pênalti. Fernandinho, também em batida de pênalti, ampliou o Cruzeiro, e Ramires fez o terceiro.

No intervalo, Leão fez três mudanças no Atlético: saíram Renan, Rafael Miranda e Júnior para as entradas de Sheslon, Márcio Araújo e o estreante Lopes. No Cruzeiro, Adilson Batista promoveu a entrada de Leonardo Silva no lugar de Thiago Heleno.

Com as alterações, o Atlético conseguiu equilibrar a partida, que ficou melhor e mais bem disputada em relação ao primeiro tempo. Diego Tardelli voltou a marcar, aos 23min, e diminuiu para o time alvinegro. A partir daí, o jogo esquentou no Centenário. Porém, Soares esfriou os ânimos dos atleticanos, ao marcar o quarto gol cruzeirense aos 44min.