29/10/2008: Cruzeiro 3x0 Grêmio

quarta-feira, 29 de outubro de 2008



Links
Melhores Momentos

Ficha Técnica
Cruzeiro 3x0 Grêmio
Motivo: 32ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 29/10/2008 (quarta-feira)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Heber Roberto Lopes-PR (Fifa)
Público: 35.560 pagantes
Renda: R$ 549.450,00
Gols: Wagner, a 1 min. do 1º tempo; Jonathan, aos 8 min., e Guilherme, aos 21 min. do 2º tempo
Cruzeiro: FábioJonathanLéo FortunatoEspinoza Jadilson (Thiago Martinelli); Marquinhos ParanáFernandinhoRamires Wagner (Camilo); Thiago Ribeiro e Guilherme (Jajá)
Técnico:Adilson Batista
Grêmio: Victor, Léo, Pereira (Perea) e Réver; Felipe Mattioni, Willian Magrão (Makelele), Tcheco, Douglas Costa (Paulo Sérgio) e Rafael Carioca e Souza; Reinaldo
Técnico:Celso Roth
Cartões amarelos: Willian Magrão, Rafael Carioca, Souza e Tcheco (Grêmio); Fernandinho, Ramires e Guilherme (Cruzeiro)


O Cruzeiro não só pôs fogo no Campeonato Brasileiro. Ao derrotar o líder Grêmio por 3 a 0 no Mineirão, na noite desta quarta-feira, mostrou que é um forte candidato ao título, arrancando da torcida o grito de "seremos campeões". O time mineiro foi a 58 pontos, continuando em terceiro lugar, mas agora com apenas um a menos do que o adversário, que ainda lidera a competição, com 59. Os gols da bela vitória celeste foram marcados por Wagner, aos 14 segundos de jogo, Jonathan e Guilherme. 
A zona da Libertadores agora tem quatro times com apenas um ponto de diferença. O São Paulo está empatado em pontos com os gaúchos, mas perde no número de vitórias. E o Palmeiras, quarto colocado, está colado na Raposa, com 58, e um triunfo a menos. O Flamengo, com 56, vem em quinto, um pouco mais afastado. 

Na próxima rodada, o Cruzeiro enfrenta o Goiás no Serra Dourada, às 17h de domingo. No mesmo dia, mas às 19h10m, o Grêmio recebe o Figueirense no Olímpico. 


Wagner, The Flash 

No duelo pré-jogo, entre os treinadores, Adilson Batista alcançou seu objetivo ao surpreender na escalação. Tinha dado a impressão durante a semana de que colocaria em campo um time mais defensivo, mas armou um meio-campo com Marquinhos Paraná, Fernandinho, Ramires e Wagner, e Jadilson na lateral esquerda. 

Mas não há duelo de esquemas táticos que resista a um gol aos 14 segundos de partida. Logo na saída de bola do Grêmio, Guilherme desarmou Willian Magrão e deu belo passe para Wagner encher o pé e fazer 1 a 0 para o Cruzeiro. Com o gol relâmpago, a torcida transformou o Mineirão em um caldeirão e empurrou o time da casa para cima do adversário, dando ao jogo um ritmo frenético. 

O segundo gol esteve perto por duas vezes. A primeira delas, aos quatro minutos, surgiu em outra roubada de bola, desta vez de Fernandinho. Mas a jogada terminou com defesa de Victor em chute de Thiago Ribeiro. O goleiro gremista voltou a se destacar aos 12, espalmando para escanteio uma forte cabeçada de Ramires. 

O Cruzeiro atuou no primeiro tempo com Wagner pela esquerda, praticamente como um ponta. Thiago Ribeiro jogou aberto na direita, e Guilherme ficou mais pelo meio, por vezes recuando e distribuindo ótimos passes. Num deles, Fernandinho se precipitou na área ao tentar devolver a bola ao atacante e desperdiçou boa jogada. 

O Grêmio tentou jogadas pela direita, no espaço deixado por Jadilson, mas era pela esquerda que levava mais perigo, com Souza. Aos 17 minutos, ele cruzou para a área e encontrou Douglas Costa sozinho, em falha da zaga cruzeirense. O meia cabeceou de forma desajeitada, para fora. 

Aos 27 minutos, com a lesão de Pereira, Celso Roth abriu mão de um trio de zagueiros, colocando o atacante Perea em campo. Com o esquema 4-4-2 no lugar do 3-6-1, o Grêmio conseguiu equilibrar a partida até o intervalo, obrigando o lateral-direito Jonathan a ficar mais na defesa, ajudando a zaga, que andou se atrapalhando. 

- Fomos felizes em marcar o gol logo no começo. Conhecíamos a jogada que eles faziam no início do jogo - comentou Wagner ao final da primeira etapa. 

Sem ângulo 

Com Paulo Sérgio no lugar de Douglas Costa, o Grêmio por pouco não devolveu o gol relâmpago na segunda etapa. Aos dois minutos, Perea recebeu cruzamento na área e pegou de primeira, por cima da trave. O Tricolor pressionava e dava a impressão de que chegaria ao empate. 

Mas quem marcou foi o Cruzeiro, aproveitando um espaço na defesa do Grêmio pelo lado esquerdo. Aos oito minutos, Marquinhos Paraná deu belo passe para Jonathan, que avançou, ficou sem ângulo mas mesmo assim conseguiu tocar por cima na saída de Victor. 

O Tricolor gaúcho insistia, mas tinha dificuldade de entrar na área. Já o Cruzeiro atacava com menos freqüência, mas com mais perigo. E chegou ao terceiro gol numa bobeada da defesa adversária. Jadilson chutou rasteiro em direção à área e encontrou Guilherme livre. Ele teve tempo de dominar, girar o corpo e bater, cara a cara com Victor: 3 a 0. 

Sem alternativa, o Grêmio se manteve no campo de ataque e começou a levar perigo. Perea e Souza tiveram boas chances, na frente de Fábio, mas concluíram para fora.

Fernandinho por pouco não transformou o show em goleada. Ele avançou pela esquerda, aos 34 minutos, e chutou rente à trave de Victor. O lance incendiou a torcida, que a essa altura já gritava "olé". E antes do apito final ela reverenciou Guilherme - um dos nomes do jogo ao lado de Marquinhos Paraná - quando foi substituído por Jajá.