14/09/2008: Cruzeiro 0x1 Palmeiras

domingo, 14 de setembro de 2008




Links
Primeiro Tempo
Segundo Tempo

Ficha Técnica
Cruzeiro 0x1 Palmeiras
Motivo: 25ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 14/09/2008 (domingo)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Heber Roberto Lopes-PR (Fifa)
Público: 46. 081 pagantes
Renda: R$ 742.455,00
Gol: Diego Souza, aos 42 min. do 1º tempo
Cruzeiro: FábioJonathan (Camilo), EspinozaThiago Martinelli e Fernandinho (Wanderley); FabrícioHenriqueRamires WagnerJajá (Gerson Magrão) e Thiago Ribeiro
Técnico:Adilson Batista
Palmeiras: Marcos; Gustavo, Maurício e Martinez; Elder Granja, Sandro Silva, Leo Lima (Jumar), Evandro (Gladstone), Diego Souza (Thiago Cunha) e Leandro; Lenny
Técnico:Vanderlei Luxemburgo
Cartões amarelos: Camilo e Fabrício (Cruzeiro); Gustavo, Martinez, Lenny e Maurício (Palmeiras)
Cartão vermelho: Lenny (Palmeiras)
Fonte: Site Oficial do Cruzeiro


Do Globoesporte.com
O líder Grêmio que se cuide! O Palmeiras está mais vivo do que nunca no Campeonato Brasileiro ao vencer o Cruzeiro, em pleno Mineirão, por 1 a 0, neste domingo. Com o resultado, o time de Vanderlei Luxemburgo assumiu a vice-liderança isolada, com 46 pontos, três a menos que o time gaúcho. O Verdão ainda atuou com um jogador a menos desde os 14 minutos do segundo tempo, quando Lenny foi expulso.

O meia Diego Souza, que atuou no ataque, foi o autor do único gol da partida. E foi um golaço. Em posição legal, ele recebeu um cruzamento milimétrico do volante Sandro Silva, matou a bola no peito duas vezes e bateu de primeira, mandando a bola para o fundo da rede. (Assista ao vídeo exclusivo com o gol alviverde).

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras enfrenta o Vasco, domingo, às 18h10m, no Palestra Itália. Antes disso, na quarta-feira, o Verdão também enfrenta o Vasco, quarta-feira, às 22h, novamente diante da sua torcida, pela Copa Sul-Americana. Já o Cruzeiro terá a semana de folga e volta a campo somente no domingo, às 16h, em Florianópolis, para encarar o Figueirense.

Duelo tático

Adilson Batista apostou na velocidade de Jajá e Thiago Ribeiro no ataque. Luxemburgo preferiu manter os três zagueiros, congestionou o meio-campo e liberou Diego Souza e Evandro para encostarem em Lenny no setor ofensivo.

A primeira jogada de perigo foi do Palmeiras. Aos cinco minutos, Diego Souza lançou Lenny, livre de marcação, mas o goleiro Fábio foi mais rápido ao deixar o gol e evitou a conclusão. As duas equipes priorizaram o toque de bola e as jogadas pelas laterais. Mas a marcação forte no meio-campo impediu a criatividade e minimizou os contra-ataques.

O Palmeiras ficou na dependência de Evandro e Diego Souza, enquanto no Cruzeiro apenas Ramires e Wagner tentaram criar jogadas. Melhor para os zagueiros, que ao longo do primeiro tempo levaram a melhor em cima dos atacantes. As duas equipes foram obrigadas a arriscar chutes de fora da área.

A melhor chance para abrir o placar no primeiro tempo foi do Palmeiras. Aos 30, Leo Lima lançou Elder Granja, que cruzou a bola alta. O baixinho Lenny, livre de marcação, cabeceou por cima do travessão e perdeu o gol. Mas o Cruzeiro respondeu aos 33, com chute forte de Jajá, que Marcos espalmou.

Com mais presença ofensiva, o Palmeiras abriu o placar aos 42 minutos. Após cruzamento de Sandro Silva, Diego Souza, em posição legal, matou no peito duas vezes e, de primeira, fez um golaço. Em seguida, após lançamento de Ramires, Wagner invadiu a área, mandou a bola para fora e perdeu grande chance para igualar o marcador.

Segundo tempo

As duas equipes voltaram para a etapa final sem modificações. E partiram para o ataque. Mas o Cruzeiro veio a campo melhor. Aos 10 minutos, após cobrança de falta de Wagner, Thiago Ribeiro quase marcou de cabeça. Aos 12, após troca de passes no ataque, a bola sobrou para o zagueiro Thiago Martinelli, que bateu cruzado. Leo Lima evitou o gol quase em cima da linha.

A pressão do Cruzeiro deixou os jogadores do Palmeiras nervosos. Tanto que aos 14 minutos, Lenny, que já havia recebido o cartão amarelo aos 46 minutos do primeiro tempo, foi expulso aos 14 da etapa final por dar um carrinho desnecessário. Em seguida, Adilson Batista colocou o meia Camilo no lugar do lateral-direito Jonathan.

Com um a mais em campo, o Cruzeiro partiu para o tudo a nada. E o Verdão se encolheu, tentando explorar apenas os contra-ataques. Preocupado, Luxemburgo sacou Leo Lima e colocou Jumar para fortalecer o poder de marcação. Também tirou Diego Souza, cansado, e mandou a campo o veloz atacante Thiago Cunha, aos 27 minutos.

O Cruzeiro passou a ter posse de bola, mas abusou dos cruzamentos na área e facilitou a defesa alviverde. Quando tentou as tabelas e criou boa chance, o goleiro Marcos evitou o gol de empate. O Palmeiras, nos contra-ataques, ainda teve grande chance para ampliar, com Leandro, mas Fábio defendeu. Aos 46, Thiago Ribeiro chutou e o goleiro palmeirense fez grande defesa.