23/04/2006: Cruzeiro 3x1 Grêmio

domingo, 23 de abril de 2006



Cruzeiro 3x1 Grêmio
Motivo: 2ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 23/4/2006
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Público: 12.235 pagantes
Renda: R$ 93.565,00
Árbitro: Paulo César Oliveira (SP)
Gols: Ricardinho, aos 13 min do primeiro tempo; Wagner, aos 20 min, Élber aos 24 min e Alecsandro aos 40 min do segundo tempo
Cruzeiro: FábioJonathanLuizãoEdu Dracena e Júlio César (Anderson); DiogoFábio SantosFrancismar (Kerlon) e WagnerGil Élber
Técnico: Paulo César Gusmão
Grêmio: Marcelo Grohe; Patrício, Evaldo, Pereira e Wellington; Jeovânio (Pedro Júnior), Lucas, Alessandro (Paulo Ramos), Marcelo Costa e Ramon (Nunes); Ricardinho
Técnico: Mano Menezes
Cartões amarelos: Anderson (Cruzeiro); Marcelo Costa, Evaldo, Paulo Ramos, Wellington e Nunes (Grêmio)
Fonte: Site do Cruzeiro

******

Do site RdGaúcha

O Grêmio deixou escapar a vitória no Mineirão. Depois de estar vencendo o jogo por 1 a 0 e apresentar um bom futebol no primeiro tempo diante do Cruzeiro, pelo Brasileirão, o time de Mano Menezes se desestabilizou na etapa final e acabou sendo derrotado por 3 a 1. O gol gremista foi marcado aos 14 minutos iniciais, com Ricardinho. A equipe mineira, comandada por PC Gusmão, virou o jogo com o veterano Élber, Wagner e Alecsandro. O Cruzeiro, inclusive, apostou na bola aérea para superar o Grêmio.

Mesmo fora de casa, o Grêmio se valeu da impaciente torcida celeste, que cobrava uma boa atuação do Cruzeiro. O Tricolor apresentou nos 45 minutos da primeira etapa um bom posicionamento defensivo, o que rendeu bons contra-ataques. Aos 14 minutos, o coringa gremista Alessandro acreditou em uma bola longa enfiada por Pereira e foi até a linha de fundo cruzar. O goleiro Fábio se atrapalhou ao tentar buscar a bola no chão. Ramon chutou, mas a defesa se postou embaixo das traves e impediu o gol. Ricardinho apanhou o rebote no meio da área e abriu o placar.

O Cruzeiro, cujo temor seria o seu setor esquerdo de ataque, resolveu apostar nos ataques pela esquerda. Embora não levasse perigo real à meta de Marcelo Grohe nas finalizações, a Raposa deu calor na zaga gremista com as jogadas de Wagner, Francismar e Gil.

Depois disso, o Grêmio exagerou nos gols desperdiçados. A melhor oportunidade da primeira etapa foi em uma cobrança de falta de Patrício, que obrigou Fábio a se esticar todo para evitar o segundo gol. No segundo tempo, o time não manteve o ritmo de jogo. Além de perder chances de gol, a equipe começou a falhar na marcação e individualmente.

Até os 20 minutos da etapa complementar, quando o Cruzeiro empatou, o domínio ainda estava nos pés do Grêmio. Depois de uma troca de passes na intermediária,  Fábio Santos rolou para Wagner, entre os zagueiros. O habilidoso cruzeirense bateu de primeira para igualar o marcador no Mineirão.

E quatro minutos depois o Grêmio viu sua vantagem e o bom futebol apresentado até então desmoronar. Wagner dominou a bola na ponta esquerda e alçou na área. Pereira e Evaldo não encontraram a bola. O veterano Élber se encarregou de subir mais alto e cabecear: 2 a 1.

Mano Menezes ainda tentou buscar a igualdade sacrificando o volante Jeovânio e lançando no jogo o atacante Pedro Júnior, deixando o time mais vulnerável. Alessandro, com mais uma atuação destacada, deu lugar a Paulo Ramos. Mas o poderio ofensivo não foi suficiente. O golpe final do Cruzeiro veio aos 40 minutos, em mais uma bola áerea. Alecsandro aproveitou a liberdade dada pela zaga e marcou mais um de cabeça para definir o 3 a 1.