Links
Ficha Técnica
Cruzeiro 1x0 Universidade Católica de Quito
Motivo: sexta rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana
Data: 30 de maio de 2024
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Maximiliano Ramírez (ARG)
Assistentes: Juan Belatti (ARG) e Daiana Milone (ARG)
VAR: Antonio Garcia (URU)
Público: 55.254
Renda: R$ 2.770.277,50
Gol: Rafa Silva, aos 34 min do 2ºT (Cruzeiro)
Cruzeiro: Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero (Ramiro, aos 47 min do 2ºT), Lucas Silva e Matheus Pereira; Gabriel Veron (Vitinho, aos 26 min do 2ºT), Álvaro Barreal (Robert, no intervalo) e Rafa Silva
Técnico: Fernando Seabra
Universidad Católica: Romo; Anangonó (Aron Rodríguez, aos 40 min do 2ºT), Grillo, Vallecilla e Loor; Clavijo (Jhon Cifuente, aos 41 do 2ºT), Minda e Nieto; Mauro Díaz (Quevedo, aos 17 min do 2ºT), Ismael Díaz e Fajardo (Luis Castillo, aos 29 min do 2ºT)
Técnico: Jorge Célico
Cartão amarelo: Fajardo (Católica)
Fonte: No Ataque
Não existia outra possibilidade para o Cruzeiro a não ser vencer para se classificar diretamente às oitavas de final da Copa Sul-Americana. Se o que importa ao final de cada compromisso são os três pontos, a Raposa cumpriu bem o objetivo na noite desta quinta-feira (30/5), no Mineirão, em Belo Horizonte. Embora não tenha jogado bem, o time celeste bateu a Universidad Católica, do Equador, por 1 a 0, pela sexta e última rodada do torneio internacional.
O Cruzeiro tentou buscar a vitória dentro de casa desde os primeiros minutos para dar um alivio maior ao seu torcedor, mas esbarrou na falta de uma referência no ataque para concluir as jogadas no primeiro tempo. Com isso, sofreu em alguns lances de contra-ataque dos equatorianos. O gol só saiu na reta final da partida. Coube a Rafa Silva marcar o tento do alívio dos mais de 55 mil cruzeirenses presentes no Gigante da Pampulha. Aos 34′, o centroavante aproveitou o rebote de Romo e empurrou para a rede.
Situação do Grupo B da Sul-Americana
Com o resultado, o Cruzeiro chegou aos 12 pontos, ultrapassou o adversário direto e assumiu a liderança da chave. Assim, conseguiu se classificar diretamente às oitavas de final. Por sua vez, a Católica ficou na segunda posição, com 11, e terá que passar pelo playoff se quiser chegar às oitavas do torneio.
Próximos jogos de Cruzeiro e Católica
Com o fim da fase de grupos da Sul-Americana, o Cruzeiro concentra suas atenções para a retomada do Campeonato Brasileiro – paralisado há duas semanas. A equipe celeste enfrentará o São Paulo no domingo (2/6), às 18h30, no MorumBis, pela sétima rodada. O Cruzeiro só voltará a atuar pela Sul-Americana na semana de 14 de agosto, data prevista pela Conmebol para o jogo de ida das oitavas de final. O adversário ainda não foi definido.
Já a Católica terá pela frente o compromisso contra o Macará, no domingo (2/6), às 17h, pela 15ª rodada do Campeonato Equatoriano. O próximo duelo pelo torneio internacional está previsto para a semana de 17 de julho, data da partida de ida do playoff. Na segunda-feira (3/6), a partir de 13h, a Conmebol sorteará as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Os clubes saberão quais possíveis adversários do playoff terão pelo caminho. O playoff, por sua vez, será definido por ordem técnica. O melhor segundo colocado da Copa Sul-Americana enfrentará o pior terceiro da Copa Libertadores – e assim por diante.
O JOGO
Anderson salva o Cruzeiro no fim do primeiro tempo
O Cruzeiro até começou a partida com o ímpeto elevado no campo de ataque, mas sofreu com a falta de oportunismo para definir as boas jogadas criadas. O problema quase crônico – constantemente pontuado pelos jogadores nas entrevistas – seguiu. As estatísticas do primeiro tempo mostraram que o time de Fernando Seabra não deu nenhum chute em direção à meta adversária. Os lances de maior perigo foram criados em cruzamentos pelos lados que passaram por toda a área, sem um atleta para empurrar a bola para o fundo da rede. Sem ser efetivo na frente, a equipe celeste sofreu em alguns momentos na defesa, principalmente pelo lado direito. William fazia o corredor para tentar dar mais opções ao ataque, mas sofreu na recomposição de bola. Os contra-ataques da Católica deixaram a defesa da Raposa desarrumada. Nos acréscimos da etapa inicial, o goleiro Anderson saiu bem do gol, fez boa defesa em chute rasteiro e evitou que o placar fosse aberto no Mineirão.
Rafa Silva marca e garante classificação ao Cruzeiro
Incomodado com o comportamento ofensivo, Seabra tirou Barreal e colocou o garoto Robert em campo na volta do intervalo. A mexida deu um novo gás à equipe. Aos 3′ do segundo tempo, Matheus Pereira quase fez uma pintura no Gigante da Pampulha. O camisa 10 deu uma bicicleta e exigiu grande defesa de Romo. O goleiro se esticou todo para catar a bola. Os minutos seguintes foram bem mornos. O Cruzeiro trocou passes no meio-campo, empurrando a defesa equatoriana para trás e tentando achar espaço dentro da área. Os mais de 55 mil torcedores ficaram apreensivos até que Rafa Silva fez o Mineirão pulsar aos 34′. Em cobrança de escanteio pela direita, Zé Ivaldo cabeceou fraco e contou com uma ajudinha do goleiro Romo, que não conseguiu agarrar firme. A bola sobrou para Rafa Silva empurrar para o fundo da rede: 1 a 0. Com o Mineirão fervendo, o Cruzeiro aumentou sua pressão e quase ampliou. Romo fez duas grandes intervenções e impediu que o placar fosse mais elástico.
0 comments
Postar um comentário