15/02/2024: Cruzeiro 0x2 América

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

 

Links
Melhores Momentos
Primeiro Tempo
Segundo Tempo
Itatiaia
OTempo
Canal SV
Rede 98
Terabox


Ficha técnica
15/02/2024: Cruzeiro 0x2 América
Motivo: 5ª Rodada da primeira fase do campeonato Mineiro
Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento
Assistentes: Magno Arantes Lira e Pablo Almeida Costa
VAR: Rodolpho Toski Marques
Público: 39.086 torcedores
Renda: R$ 1.557.370,00
Gols: Renato Marques, aos 14’/2ºT, e Rodrigo Varanda, aos 41’/2ºT (América)
Cruzeiro: Rafael Cabral; William (Wesley Gasolina, aos 22’/2ºT), Neris (Ian Luccas, aos 36’/2ºT), João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira; Robert (João Pedro, aos 30’/1ºT [Rafael Elias, aos 36’/2ºT]), Arthur Gomes (Fernando, aos 22’/2ºT) e Juan Dinenno
Técnico: Nicolás Larcamón
América: Dalberson; Mateus Henrique, Éder, Ricardo Silva e Marlon (Nicolas, aos 36’/2ºT); Alê, Moisés (Rodriguinho, aos 35’/2ºT) e Juninho; Fabinho (Felipe Amaral, aos 26’/2ºT), Vitor Jacaré (Felipe Azevedo, aos 17’/2ºT) e Renato Marques (Rodrigo Varanda, aos 35’/2ºT)
Técnico: Cauan de Almeida
Cartões amarelos: Marlon, Neris, Lucas Silva, Matheus Pereira e Rafael Elias (Cruzeiro); Renato Marques, Marlon, Vitor Jacaré, Mateus Henrique e Rodrigo Varanda (América)
Cartão vermelho: Lucas Romero, aos 49’/2ºT (Cruzeiro)
Fonte: No Ataque



Arquibancadas cheias, jogo aberto e dois times lançados ao ataque. Esse foi o panorama da vitória do América por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, na noite desta quinta-feira (15/2), pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. Os gols do clássico foram marcados pelos atacantes Renato Marques e Rodrigo Varanda, já no segundo tempo.

Palco da partida, o Mineirão recebeu público de 39.086 mil pessoas no clássico. Nem mesmo uma chuva fina de verão afastou os torcedores do estádio, usado pela terceira vez na temporada.
Antes, o Gigante da Pampulha sediou a final da Supercopa Rei, entre São Paulo e Palmeiras; e o triunfo do Cruzeiro por 3 a 0 sobre o Patrocinense, na última sexta-feira (9/2), pela quarta rodada do Estadual.
Tabela do Campeonato Mineiro

Com a vitória, o América chegou aos 13 pontos e ficou isolado na liderança geral do Campeonato Mineiro. O Coelho está no Grupo C, ao lado de Athletic (2º, com 7), Patrocinense (3º, com 7) e Democrata (4º, com 4).

O Cruzeiro, por sua vez, manteve os dez pontos e a liderança do Grupo A. Tombense (2º, com 9), Itabirito (3º, com 7) e Ipatinga (4º, com 4) fecham a chave
Primeiro tempo aberto, mas sem gols no Mineirão

Em menos de dois minutos de jogo, o América já havia chegado duas vezes ao ataque. Saídas de bola erradas do goleiro Rafael Cabral e do volante Lucas Silva fizeram o Cruzeiro sofrer pressão do Coelho, que desperdiçou até chance com o ‘gol aberto’.

A Raposa deu uma resposta logo em seguida, com cobrança de falta na entrada da área alviverde. Apesar de não ter dado resultado, o lance ajudou o time a respirar após um início de bastante instabilidade.

Dos dois lados, a desatenção dos defensores gerava chances de gol. O Cruzeiro teve boa oportunidade de abrir o placar quando Arthur Gomes pressionou o América na ponta esquerda, roubou a bola e deixou Juan Dinenno ‘livre’. Mesmo em boa posição, o centroavante chutou fraco, em cima da marcação.

Aos 30′, Robert deixou o gramado de maca. O garoto da base celeste bateu a cabeça em um lance pelo alto e precisou ser substituído. No lugar do camisa 55, entrou outro jovem atacante: João Pedro, que já havia marcado duas vezes nas primeiras rodadas do Mineiro.

Um dos recursos mais usados pelo Cruzeiro foi a criação de jogadas pelos flancos, que quase sempre terminavam em tentativas de lançamentos para Dinenno. A equipe, porém, pecou bastante no último passe, e a maior parte das bolas nem chegou aos pés do camisa 9.

Algumas marcações de faltas incomodaram as duas torcidas. Enquanto parte dos cruzeirenses vaiava, os americanos presentes na arquibancada visitante proferiram xingamentos em direção ao árbitro André Luiz Skettino Policarpo Bento.

Depois de uma presença mais forte do América no começo do jogo, o primeiro tempo se encerrou com domínio do Cruzeiro. A última grande chance da Raposa antes do intevalo foi um chute de fora da área do meia-atacante Matheus Pereira, que inflamou os torcedores no Mineirão. O saldo da etapa inicial foi de 45 minutos de jogo aberto, com jogadas relevantes dos dois times.
América marca duas vezes e vence o Cruzeiro

A incerteza abateu a todos os presentes nos primeiros minutos do segundo tempo. Aos 8′, Fabinho recebeu cruzamento do volante Juninho e empurrou a bola para o fundo da rede. O América comemorava o primeiro gol da noite, mas a alegria alviverde não durou muito. Rapidamente, o árbitro sinalizou impedimento do centroavante e anulou o lance.

Seis minutos depois, o destino enfim sorriria para o América. Renato marques deu belo chute da extremidade da área, encobriu Rafael Cabral e abriu o placar: 1 a 0. O atacante finalizou com firmeza, sem chances para a defesa celeste.

Em corrida contra o tempo, o Cruzeiro precisava se lançar ainda mais ao ataque para poder reverter o marcador. Dinenno e Matheus Pereira levaram perigo ao gol do América, mas sem sucesso nos arremates.

Foi o Coelho quem aproveitou melhor as oportunidades. Aos 41′, Rodrigo Varanda, que havia saído do banco de reservas, matou a partida. O atacante aproveitou o rebote de chute travado de Felipe Azevedo, dominou dentro da área e chutou no ângulo direito, sem chances de defesa para Rafael Cabral: 2 a 0.

Com o resultado a seu favor, o América apenas controlou a posse de bola até o apito final e confirmou o bom início de Campeonato Mineiro. Para piorar a situação, o Cruzeiro ainda perdeu Lucas Romero, expulso aos 49′ por acertar cotovelada em Varanda.