24/01/2024: Villa Nova 1x2 Cruzeiro

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

 


Links

Villa Nova 1x2 Cruzeiro
Motivo: primeira rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro
Data: 24 de janeiro de 2024
Local: Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte
Gols: Wendson (Villa Nova); Dinenno e João Pedro (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Wendson (Villa Nova); Wesley Gasolina, Matheus Pereira e Marlon (Cruzeiro)
Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Felipe Alan Costa de Oliveira
Árbitro de vídeo: Wagner Reway
Villa Nova: Gabriel Parra; Maurício Mucuri, Renan, Alex Paulino e Charles (Anthony Kauê, aos 24′ do 2ºT); Neto, Lucas Vital (Ruan Pablo, aos 42′ do 2ºT) e Guilherme Santos; Wesley Hiago, Wendson (Carlos Miguel, aos 43′ do 2ºT) e Caio Mancha (Renatinho, aos 25′ do 2ºT). 
Técnico: Vinícius Munhoz. 
Cruzeiro: Rafael Cabral, Helibelton Palacios, Neris e Marlon; William, Lucas Silva, Japa (Ian Luccas, aos 12′ do 2ºT), Matheus Pereira e Robert (João Pedro, aos 29′ do 2ºT); Arthur Gomes (Wesley Gasolina, aos 12′ do 2ºT) e Juan Dinenno (Rafa Silva, aos 44′ do 2ºT). 
Técnico: Nicolás Larcamón.




Em uma noite chuvosa de verão, Nicolás Larcamón deu seu primeiro passo como técnico do Cruzeiro. A Raposa estreou em 2024 com vitória por 2 a 1 sobre o Villa Nova, nesta quarta-feira (24/1). A partida de abertura do Campeonato Mineiro foi disputada no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Quem compareceu ao local viu um jogo pesado, devido ao aguaceiro, e um Cruzeiro bastante reformulado, em fase inicial de adaptação às características de Larcamón. O treinador usou uma formação com diferentes posicionamentos para as jogadas de ataque e defesa. Os gols da Raposa foram marcados pelos atacantes Juan Dinenno, recém-contratado, e João Pedro, que é cria da base celeste. Já o Villa Nova balançou a rede com o ponta Wendson.

Com os três pontos somados, o Cruzeiro começou o Mineiro na liderança do Grupo A. Tombense, Itabirito e Ipatinga também ocupam a chave. O Villa Nova, por sua vez, está no Grupo B junto de Uberlândia, Pouso Alegre e Atlético.
Cruzeiro sai à frente, mas toma empate no fim do primeiro tempo
Não houve predomínio do Cruzeiro na etapa inicial. O time teve algumas oportunidades de marcar, mas não se impôs diante do adversário e finalizou pela primeira vez aos 15 minutos. Ficou perceptível a necessidade de ajustes com a nova formação tática e retomada do ritmo de jogo. A Raposa atacava em um esquema com três zagueiros, cinco meio-campistas e dois atacantes. Na defesa, a equipe se postava no sistema 4-4-2. O gol do Cruzeiro saiu dos pés do centroavante Juan Dinenno, aos 28′. A jogada, que havia sido testada em treinamentos, contou com assistência de Matheus Pereira. O camisa 9 estava completamente livre quando recebeu cruzamento rasteiro do meia-atacante, que chegou pelo lado esquerdo. Aos 32′, uma falta de ataque impediu que o Villa Nova empatasse o placar no Alçapão do Bonfim. Wesley Hiago se aproveitou de sobra do goleiro Rafael Cabral e mandou a bola para o fundo da rede, mas não pôde comemorar por muito tempo. O árbitro André Luiz Policarpo Bento foi acionado no VAR e rapidamente anulou o gol do atacante. A infração foi cometida pelo centroavante Caio Mancha, que derrubou o lateral-direito William dentro da área instantes durante a execução do lance. Insistente, o Villa Nova voltou a aparecer no ataque, se aproveitou da exposição da defesa celeste em contra-ataques, e conseguiu igualar o marcador antes do fim do primeiro tempo. Wendson fez o gol de empate aos 46′, em forte cabeceio. O atacante se aproveitou de desatenção da defesa do Cruzeiro para receber o cruzamento feito pelo lateral-direito Maurício Mucuri e finalizar de primeira.
Cruzeiro supera dificuldades e vence com gol de prata da casa
Um dos destaques do segundo tempo foi o goleiro Gabriel Parra, que impediu várias chegadas da equipe estrelada. Bem postado, o camisa 1 evitou a construção de jogadas ofensivas em cobranças de bola parada de Matheus Pereira e um chute do defensor Helibelton Palacios. Outro ponto que chamou a atenção foi a utilização do lateral-direito Wesley Gasolina. De volta ao time após 11 meses, o jogador foi acionado como ponta-esquerda pelo técnico Nicolás Larcamón. Ele entrou aos 12 minutos, no lugar do atacante Arthur Gomes. O VAR voltou a ser acionado na etapa final. Dessa vez, foi o Cruzeiro que teve um gol anulado. Sete minutos foram necessários para que houvesse uma definição. Depois de cobrança de falta de Matheus Pereira, Ian Luccas marcou o tento que selava o triunfo do Cruzeiro. O árbitro inicialmente anulou a jogada por causa de impedimento, mas o volante estava em condição legal. A jogada só não foi validada porque a bola bateu na mão do atleta. Gasolina, surpreendeu ao ser acionado no ataque, foi herói no fim. Aos 48′, o lateral recebeu passe de Matheus Pereira e deu casquinha de cabeça para João Pedro marcar o gol da vitória do Cruzeiro. O jovem atacante de 20 anos bateu rasteiro no fundo da rede do Villa Nova: 2 a 1. Esse foi o primeiro gol de João Pedro como jogador profissional. O garoto ganhou suas primeiras oportunidades com a camisa da Raposa no fim de 2023.