02/02/2022: Cruzeiro 0x2 América

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

 

Links

Ficha Técnica
Cruzeiro 0x2 América
Motivo: 3ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 2 de fevereiro de 2022 (quarta-feira), às 21h30
Árbitro: Ricardo Marques RIbeiro
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Marcyano da Silva Vicente
Público: 18.835
Renda: R$ 484.652,50
Gols: Patric (aos 18'1°T) e Alê (aos 33'1°T)
Técnico: Paulo Pezzolano
América: Jori; Patric (Cáceres), Iago Maidana (Conti), Éder e Marlon (João Paulo); Lucas Kal, Juninho e Alê (Juninho Valoura); Everaldo (Carlos Alberto), Felipe Azevedo e Wellington Paulista
Técnico: Marquinhos Santos
Cartões amarelos: Iago Maidana, Patric, Conti, Carlos Alberto (América); João Paulo, Maicon (Cruzeiro)
Cartão vermelho: Waguininho (aos 18'1°T) (Cruzeiro)


O jogo
Mesmo com formação diferente, montado com três zagueiros, o Cruzeiro não sentiu falta de entrosamento na primeira parte do jogo no Mineirão. Trocando bons passes, o time celeste conseguiu ter um domínio inicial. Aos 15', em excelente trama, Edu recebeu de Machado, já dentro da área, e tirou de Jori para balançar a rede. O auxiliar Marcyano da Silva Vicente viu impedimento inexistente do camisa 9 e anulou o gol de forma equivocada.
Daí em diante, o jogo ganhou um novo enredo. Aos 18', Waguininho desferiu socos em Patric e recebeu o cartão vermelho direto. Neste momento, o América, com méritos, cresceu no jogo. Sem escape ofensivo, o time celeste se retraiu e viu o Coelho amassar no campo de ataque. Aos 23', em cobrança de falta perfeita, Patric abriu o placar do Mineirão. 1 a 0.
Os episódios foram sentidos pelo Cruzeiro. Os reflexos puderam ser vistos na quantidade de passes equivocados e nas falhas de posicionamento. Aos 33', o América aproveitou o volume de erros para ampliar o placar. Da direita, Patric - mais uma vez - cruzou para Alê, que surgiu nas costas de Gabriel Dias para balançar a rede. 2 a 0.
A arbitragem confusa e sem convicção de Ricardo Marques Ribeiro ainda foi posta à prova aos 43'. Em bola dividida no meio-campo, Wellington Paulista acertou um chute em Willian Oliveira. ,
A volta do intervalo mostrou que o técnico Paulo Pezzolano não mentiu quando disse, na chegada ao Cruzeiro, que exigia protagonismo independentemente da circunstância. Mesmo com um jogador a menos e atrás do marcador, o uruguaio conseguiu organizar seu time de modo a pressionar a saída de bola do América e pelo menos tentar criar oportunidades para correr atrás do gol. O Coelho, por sua vez, recuou para jogar no erro da Raposa.
Aos 18', com essa estratégia, o América quase ampliou. Após Bruno José errar passe na intermediária, Alê tabelou com Carlos Alberto e, na finalização, acertou a trave direita de Rafael. Sem poder físico para manter a proposta, o Cruzeiro acabou dando novos espaços ao Coelho, que novamente teve méritos para controlar a velocidade do jogo, administrar o placar e garantir mais 3 pontos no Estadual.