24/07/2002: Cruzeiro 2x1 Flamengo

terça-feira, 18 de maio de 2021

Outro link

Ficha Técnica

Cruzeiro 2x1 Flamengo 
Data: 24 de julho de 2002 às 21:45
Local: Fortaleza, CE
Estádio: Castelão-CE
Árbitro: Edílson Pereira de Carvalho 
Assistente 1: Valter Reis
Assistente 1: Edmilson Corona 
Público pagante: 21.741
Gols: Fábio Junior 27 do 1º tempo, Joãozinho 33 e Juninho 44 do segundo tempo 
Técnico: Marco Aurélio
Flamengo: Júlio César, Alessandro, Valdson, Fernando, Athirson, Jorginho, André Gomes, Felipe Melo (Andrezinho), Hugo, Juninho, Liédson (Roma) 
Técnico: Lula Pereira
Cartão amarelo: Augusto Recife

 


Da Redação
Em São Paulo

O Cruzeiro é o primeiro finalista da Copa dos Campeões. Nesta quarta-feira à noite, o time mineiro venceu o Flamengo por 2 a 1 e garantiu sua vaga na decisão. A partida foi disputada no estádio Castelão, em Fortaleza.

O adversário do Cruzeiro na final sairá do confronto entre Palmeiras e Paysandu, que jogam apenas no próximo domingo, em Belém. Diferentemente do que aconteceu nas quartas-de-finais e nas semifinais, o título da Copa dos Campeões será decidido em dois jogos.

A vitória desta quarta foi a terceira seguida do Cruzeiro, que começou o torneio empatando seus dois primeiros jogos e só se classificou à segunda fase com ao vencer o Vitória na última rodada da fase de classificação com um gol de Fábio Júnior no final da partida.

Já o Flamengo, atual campeão da Copa, além da eliminação, perdeu também sua primeira partida. O time rubro-negro havia vencido seus quatro jogos na competição e tinha a melhor campanha entre os semifinalistas. A equipe carioca apresentou um time novo e cheio de jovens jogadores.

A partida deve ter sido a despedida do meia Juninho da equipe carioca. O jogador, pentacampeão mundial pela seleção brasileira, renovou seu contrato com o Flamengo até o dia 31 de julho, justamente para a disputa da Copa dos Campeões. O meia agora deve se apresentar ao Atlético de Madri.

O jogo
Mais calmo em campo, o Cruzeiro começou melhor a partida, tocando mais a bola. O domínio mineiro, porém, durou apenas 10 minutos. A partir daí o Flamengo passou a ter mais posse de bola e a estar mais presente no ataque, principalmente jogando pelo lado esquerdo, com Athirson.

No entanto, apesar de tentar chegar mais ao ataque, o Flamengo não conseguiu criar grandes lances de gol. Com o time mineiro fazendo uma boa marcação, o rubro-negro carioca cercou a área cruzeirense, mas o goleiro Jefferson teve pouco trabalho.

O Cruzeiro também pouco ameaçou o gol de Júlio César. Apenas aos 23min os mineiros chegaram perto da área flamenguista. Fábio Júnior tentou fazer jogada individual, mas Váldson, o último zagueiro do Flamengo, conseguiu cortar.

A melhor chance do primeiro tempo aconteceu aos 30min e foi do Flamengo. Alessandro teve espaço pela direita e tocou bem a bola para Juninho, livre dentro da área. A zaga do Cruzeiro parou pedindo impedimento, que não aconteceu. Juninho, porém, não aproveitou a oportunidade e bateu para fora.

O Flamengo começou o segundo tempo perdendo uma grande chance. Juninho puxou o contra-ataque e tocou para Liédson, livre. O atacante driblou o goleiro Jefferson e demorou para tocar para o gol. Quando o fez, bateu em cima do zagueiro Maicon, que salvou o Cruzeiro.

O time carioca ainda chegou a pressionar por alguns minutos, mas como não conseguiu marcar, o Cruzeiro voltou a equilibrar. O time mineiro, porém, só conseguiu ameaçar o gol flamenguista aos 20min, num chute de longa distância de Jorge Vágner, defendido por Júlio César.

Mais perto da área do Flamengo, o Cruzeiro abriu o placar aos 27min. Joãozinho, que havia entrado no lugar de Lucas, tabelou com Marcos Paulo pela esquerda e bateu forte, da entrada da área, no canto direito do goleiro Júlio César, que não pôde fazer a defesa.

O Flamengo, que não havia estado atrás do marcador em nenhuma partida, perdeu-se com o gol do Cruzeiro. Com isso, o time mineiro chegou ao segundo gol. Aos 32min, Jorge Vágner fez boa jogada pela esquerda e tocou para Fábio Júnior marcar.

Apenas aos 44min o Flamengo voltou a ter uma chance de buscar o empate. Juninho cobrou falta com perfeição e marcou para o time carioca. Mas foi tarde demais e o Cruzeiro conseguiu segurar sua vitória e garantir sua vaga na decisão.

FLAMENGO
Júlio César; Alessandro, Váldson, Fernando e Athirson; Jorginho, André Gomes, Hugo e Felipe Melo (Andrezinho); Juninho e Liédson (Roma)
Técnico: Lula Pereira

CRUZEIRO
Jefferson; Maicon, Cris, Luisão e Leandro; Augusto Recife, Jorge Wágner e Vander; Jussiê (Marcos Paulo), Lucas (Joãozinho) e Fábio Júnior
Técnico: Marco Aurélio

Local: estádio Castelão, em Fortaleza
Juiz: Edilson Pereira de Carvalho (Fifa-SP)
Gols: Joãozinho, aos 27min, Fábio Júnior, aos 33min, e Juninho, aos 44min do segundo tempo
Cartão amarelo: Augusto Recife (C)