16/09/2004: Goiás 2x2 Cruzeiro

quinta-feira, 16 de setembro de 2004

 


Goiás 2x2 Cruzeiro

Motivo: jogo de ida da 2ª rodada da Copa Sul-Americana
Data: 16/09/2004
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO).
Árbitro: Héber Roberto Lopes (FIFA-PR)
Gols: Gustavo, aos 24; e Sandro, aos 44 minutos do primeiro tempo; Fred, aos 16, e Rodrigo Tabata, aos 43 minutos do segundo tempo.
Goiás: Harlei; André Dias, Renato, Cléber; Paulo Baier, Josué, Tiago, Jorge Mutt (Rodrigo Tabata) e Gustavo (Douglas); Alex Dias e Leandro (Aldrovani).
Cartões amarelos: Alessandro, Marcelo Batatais e Sandro (Cruzeiro).


O resultado não foi o ideal. Mas o Goiás conseguiu manter sua invencibilidade contra equipes mineiras em 2004. Com um gol no final do jogo, o time alviverde empatou com o Cruzeiro por 2 a 2, nesta quinta à noite, em Goiânia, pela Copa Sul-Americana.


Esta foi a estréia do time mineiro na competição, já que entrou apenas na segunda fase por sua colocação no ranking da Conmebol. Já o Goiás havia eliminado o Atlético-MG na primeira fase.

Este, inclusive, foi o sexto jogo sem derrotas do Goiás para equipes mineiras em 2004. Contra o Atlético-MG foram duas vitórias, uma pelo Brasileirão e outra pela Sul-Americana, e um empate, também pelo torneio continental.

Já contra o Cruzeiro foram dois jogos no Serra Dourada e dois empates por 2 a 2, sendo um pelo Brasileirão e o desta quinta pela Sul-Americana. Também pela competição nacional, o Goiás venceu o time mineiro por 3 a 1, em Belo Horizonte.

Na próxima quarta-feira, o time alviverde terá novamente o Cruzeiro pela frente, no jogo de volta da Sul-Americana. Novo empate leva a decisão para os pênaltis.

Antes, porém, as duas equipes voltam a campo pelo Brasileirão. No próximo domingo, o Cruzeiro volta a jogar em casa recebendo o Atlético-PR. O time mineiro fez suas três últimas partidas longe de Belo Horizonte -vitória sobre o Palmeiras e empate com o São Paulo na capital paulista.

Já o Goiás, que soma agora seis jogos invictos em Goiânia, cinco vitórias e um empate, vai a Volta Redonda para enfrentar o Flamengo.

O jogo
O Cruzeiro conseguiu manter o jogo equilibrado até os 10min. Mas a partir daí o Goiás passou a dominar. E, aos 11min, quase abriu o marcador. Em cobrança de falta, Paulo Baier rolou para Jorge Mutt. O meia bateu forte e acertou o travessão cruzeirense.

A pressão continuou e três minutos depois a equipe alviverde teve nova oportunidade para marcar. Paulo Baier fez bom lançamento para Alex Dias. O atacante, já dentro da área, bateu cruzado, mas para fora do gol mineiro.

Jogando sempre no campo de ataque, o Goiás chegou ao gol aos 25min. Jorge Mutt fez boa jogada individual dentro da área, ficou livre na frente de Artur e bateu para o gol. O goleiro conseguiu defender, mas Gustavo, no rebote, tocou parja o gol.

Sem conseguir chegar ao ataque, o Cruzeiro continuou sofrendo a pressão do Goiás. E os donos da casa quase ampliaram sua vantagem aos 28min. Jorge Mutt cobrou falta de longe e a bola voltou a tocar no travessão cruzeirense.

A partir daí o jogo ficou equilibrado, sem que nenhuma equipe conseguisse pressionar. Numa das poucas chegadas ao ataque, o Cruzeiro empatou. Aos 45min, Leandro fez o cruzamento pela esquerda. A zaga do Goiás marcou mal e Sandro fez belo gol.

O Goiás voltou do intervalo assustando novamente o goleiro cruzeirense Artur. Logo a 1min, Paulo Baier cruzou da direita, o zagueiro Alessandro cortou de cabeça, mas a bola bateu em Jorge Mutt.e saiu perto do gol mineiro.

Depois disso, com uma marcação mais forte, o Cruzeiro conseguiu crescer em campo e quase virou aos 6min. Sandro recebeu lançamento no ataque, deixou um zagueiro para trás e tentou bater colocado. Harlei salvou o Goiás com o pé esquerdo.

Apesar da melhora da equipe mineira, o Goiás continuou chegando bem ao ataque no toque de bola. Aos 10min, Josué começou a jogada e tocou para Jorge Mutt na entrada da área. O meia bateu rasteiro, mandando a bola perto do gol de Artur.

Acreditando na vitória, o técnico Marco Aurélio resolveu colocar sua equipe mais à frente. Leandro, que vinha atuando como meia, foi substituído pelo atacante Jussiê. E Guilherme, que jogava sozinho na frente, deu lugar a Fred.

E, no seu primeiro toque na bola, o ex-atacante do América-MG abriu o placar. Aos 16min, Sorín foi lançado pela esquerda. O lateral argentino cruzou rasteiro. André Dias faria o corte, mas escorregou no gramado molhado e deixou a bola limpa para Fred marcar.

Depois do gol, o Cruzeiro voltou a recuar, dando espaço para o Goiás ter o domínio do jogo novamente. Mesmo assim, apenas aos 34min o time alviverde voltou a ameaçar. Rodrigo Tabata chutou de fora da área e Artur espalmou para escanteio.

Mesmo sem ser brilhante, o Goiás continuou no ataque. E chegou ao empate aos 44min. Após troca de passes, Paulo Baier só preparou a bola na entrada da área. Rodrigo Tabata chegou batendo de primeira e empatou. Um minuto depois, o Cruzeiro ainda acertou o travessão mineiro, mas não conseguiu a vitória.

GOIÁS
Harlei; André Dias, Renato e Cléber; Paulo Baier, Josué, Tiago, Jorge Mutt (Rodrigo Tabata) e Gustavo (Douglas); Leandro (Aldrovani) e Alex Dias
Técnico: Celso Roth

CRUZEIRO
Artur; Alessandro, Marcelo Batatais, Gladstone e Sorín; Recife, Maldonado, Wendell, Sandro (Bruno Quadros) e Leandro (Jussiê); Guilherme (Fred)
Técnico: Marco Aurélio

Local: estádio Serra Dourada, em Goiânia
Árbitro: Héber Roberto Lopes (FIFA-PR)
Cartões amarelos: Marcelo Batatais (C), Alessandro (C), Sandro (C)
Gols: Gustavo, aos 25min, e Sandro, aos 45min do primeiro tempo; Fred, aos 16min, e Rodrigo Tabata, aos 44min do segundo tempo