01/05/2019: Cruzeiro 1x0 Ceará

quinta-feira, 2 de maio de 2019



Links
Coletiva de Mano Menezes
Todas as narrações
Coletiva de Mano Menezes
Bastidores da Vitória celeste
Defesas de Fábio
Transmissão da Itatiaia
Coletiva de Enderson Moreita 
Páginas Heróicas Digitais

Ficha Técnica
Cruzeiro 1x0 Ceará
Motivo: 2ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 1º de maio de 2019 (quarta-feira), às 19h15
Árbitro: Wagner Reway (FIFA/MT)
Gol: Thiago Neves (aos 5’2ºT)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA/PR) e Neuza Ines Back (FIFA/SP)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)
Cruzeiro:Fábio; Edilson, Dedé, Leo e Dodô; Lucas Romero e Ariel Cabral (Lucas Silva); Robinho, Thiago Neves (Jadson) e Marquinhos Gabriel (David); Fred.
Técnico: Mano Menezes
Ceará: Diogo Silva; Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio e Thiago Carleto; Auremir, Fabinho, Ricardinho (Fernando Sobral) e Leandro Carvalho; Chico (Bergson) e Ricardo Bueno (Roger).
Técnico: Enderson Moreira
Cartão amarelo: Lucas Romero (Cruzeiro)



Do Superesportes
Não foi nem de perto a melhor exibição da temporada, mas o Cruzeiro garantiu a primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Ceará por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, no Mineirão. O time celeste contou com defesas milagrosas de Fábio, que pegou um pênalti de Ricardo Bueno no primeiro tempo, e com o gol de Thiago Neves para vencer o duelo válido pela segunda rodada do torneio nacional.

O próximo compromisso do Cruzeiro pela Série A é no domingo, dia 5 de maio, às 16h, no Mineirão. Antes do terceiro jogo pelo torneio nacional, contra o Internacional, em 12 de maio, o clube celeste terá duelo válido pela Copa Libertadores. Na quarta-feira, dia 8, a Raposa medirá forças com o Emelec, às 19h15, no Gigante da Pampulha, pela última rodada do Grupo B.

O jogo

Com quatro mudanças em relação ao time que deixou o Maracanã derrotado pelo Flamengo por 3 a 1, no último sábado, o Cruzeiro encontrou dificuldades para impor seu ritmo no Mineirão. Além do retorno de Leo como substituto de Murilo, Mano Menezes optou por escalar Ariel Cabral, Robinho e Thiago Neves nas vagas de Henrique, Pedro Rocha e Rodriguinho.

Bem organizado, especialmente no setor defensivo, o Ceará foi responsável pelas primeiras finalizações da partida e teve um pênalti desperdiçado logo aos 18’. Lucas Romero tocou com o cotovelo na bola e o árbitro Wagner Reway, com ajuda do VAR Heber Roberto Lopes, marcou a infração. Fábio salvou o Cruzeiro ao defender cobrança de Ricardo Bueno.

Depois de passar pelo sufoco, o Cruzeiro cresceu na partida. A primeira grande chance aconteceu aos 33’. Após boa trama com Ariel Cabral, Dodô chegou até a linha de fundo e cruzou para a área. Fred disputou com o zagueiro adversário e, na sobra, David - que substituiu o lesionado Marquinhos Gabriel - finalizou com força, mas para fora.

Dois minutos depois, foi Edilson o responsável por assustar Diogo Silva. O lateral-direito finalizou de fora da área e bola raspou na trave direita do gol do Ceará. Os visitantes diminuíram o ímpeto ofensivo inicial e passaram a dedicar mais concentração para a marcação. Apesar disso, assustaram mais uma vez no fim do primeiro tempo. Aos 46’, Chico chegou a marcar, mas o assistente Bruno Boschilia viu o jogador em posição de impedimento.

Precisando do resultado em casa, o Cruzeiro voltou do intervalo buscando com mais intensidade as jogadas ofensivas. A estratégia funcionou. Aos 5’, Robinho tocou para David na linha de fundo, o atacante devolveu para o meia-campista, que finalizou da entrada da pequena área. Diogo Silva fez importante defesa, mas, no rebote, Thiago Neves não desperdiçou. 1 a 0. Foi o primeiro tento do camisa 10 na temporada.

Apesar do gol nos minutos iniciais, o Cruzeiro não aproveitou o momento para buscar espaços na defesa do Ceará. Chegou a assustar o goleiro adversário em mais dois lances isolados, mas nada que o fizesse aproximar do segundo gol na partida. Nos minutos finais, Mano Menezes promoveu substituições para reforçar o setor defensivo, o time celeste aguardou o Ceará no campo defensivo e viu Fábio salvar em duas oportunidades até ver Wagner Reway apitar o fim da partida.